Modo incógnito não é tão seguro como pensa

Todos os principais browsers dispõe dum modo de navegação incógnito que possibilita limitar o volume de dados guardados.

Mas será a a sua navegação totalmente privada? Vamos descobrir!

modo incognito navegador

Seja por questões de privacidade ou por investigação de conteúdo sensível, muitos utilizadores utilizam o modo anónimo para esconder o o seu historial de navegação.

Ao contrário do que muitos utilizadores pensam, este modo não possibilita eliminar por completo o rasto de navegação, mas sim reduzir o número de dados armazenados. Assim, com este modo ativo, simplesmente os cookies e o historial não são registados permanentemente, continuando a haver a circulação dum grande número de dados, como é o caso da localização.

Para entender a perceção das pessoas sobre este modo de navegação, investigadores americanos e alemães realizaram um estudo onde 460 pessoas se voluntariaram para preencher um inquérito relativo ao modo incógnito. A cada pessoa foi cedido 1 documento com os termos de privacidade dum dos browsers browsers, verdadeiro ou adulterado, e pedido para responder a algumas perguntas no final.

modo incógnito navegador 2

Depois de analisar os dados, os investigadores concluíram alguns pontos preocupantes.No total, 56.3% das pessoas achavam que os dados de investigação não eram guardados quando o login Google é criado, 40,2% acreditava que os websites não conseguiam saber a a sua localização e de 22 a 37% acreditava que os empregadores, estado ou terceiros não conseguiam aceder aos seus dados. Por fim, uma pequena percentagem diz que este modo aumenta a proteção contra virus.

De entre os termos de privacidade analisados, os do Chrome foram os que permitiram melhor percepção do pretendido, sendo eficazes a esclarecer dos direitos e deveres.

Se é daqueles utilizadores que pensam que o modo incógnito é a solução para privacidade, comece a pensar já numa alternativa. Estes modos têm por objetivo reduzir os dados registados, não sendo sinónimos de proteção.

Caso queira conhecer mais sobre este assunto, pode ler estas e outras conclusões no estudo referido neste artigo.

Fonte: Pplware

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Whatsapp Viber Telegram Ligar Agora Skype Enviar SMS

Bem Vindo!

Ao clicar em ENTRAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.

ajudar-informatico-pt

Mantenha-se Informado!

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo, brindes, ofertas e promoções…

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato

Registar

Ao clicar em REGISTAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.