MIT cria rede anónima mais segura que o Tor

mit-anonymous-systemGarantir o anonimato na internet é uma tarefa cada vez mais complicada, mas o MIT está a desenvolve um novo sistema que promete ser muito mais eficaz e eficiente que o Tor, e que garantirá a segurança dos dados numa rede cheia de servidores infectados – desde que haja pelo menos um servidor legítimo.

A rede Tor promete o anonimato das comunicações na internet fazendo passar as comunicações encriptadas por diversos computadores intermédios. A ideia é boa (e funciona) mas em resposta foram criadas várias técnicas que, em determinadas circunstâncias, continuam a permitir identificar a origem e destino dos dados – para não falar que, se se conseguir infectar um dos nós de saída, todo o sistema fica em risco.

O MIT sugere um novo sistema que será imune contra os tipos de ataque que são usados contra a rede Tor, e que ainda por cima é mais eficiente e pode garantir a segurança dos dados mesmo em casos extremos em que só um único servidor seja válido em toda uma rede repleta de servidores “infectados”.

Neste sistema, cada nó da rede “baralha” a ordem das comunicações recebidas, evitando que um atacante possa associar os dados de saída aos dados de entrada; para além disso aplica o mesmo conceito de encriptação “por camadas” da rede Tor, em que cada ponto de passagem vai removendo uma camada de protecção, mas aqui protegendo conta a eventualidade do próprio nó poder estar potencialmente infectado e alterado – combinando diferentes métodos de autenticação e o envio da mesma mensagem para todos os servidores da rede; e onde bastará que um deles seja legítimo para permitir que a comunicação se processe de forma segura.

Este rede utiliza conceitos já conhecidos da encriptação, mas combina-nos de uma forma inovadora, possibilitando comunicações seguras e de forma eficiente que não se torna demasiado “pesada” para correr nos computadores dos utilizadores.
 

O quer pensa deste projecto do MIT?

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.