MIT cria rede anónima mais segura que o Tor

mit-anonymous-systemGarantir o anonimato na internet é uma tarefa cada vez mais complicada, mas o MIT está a desenvolve um novo sistema que promete ser muito mais eficaz e eficiente que o Tor, e que garantirá a segurança dos dados numa rede cheia de servidores infectados – desde que haja pelo menos um servidor legítimo.

A rede Tor promete o anonimato das comunicações na internet fazendo passar as comunicações encriptadas por diversos computadores intermédios. A ideia é boa (e funciona) mas em resposta foram criadas várias técnicas que, em determinadas circunstâncias, continuam a permitir identificar a origem e destino dos dados – para não falar que, se se conseguir infectar um dos nós de saída, todo o sistema fica em risco.
MIT cria rede anónima mais segura que o Tor 1
O MIT sugere um novo sistema que será imune contra os tipos de ataque que são usados contra a rede Tor, e que ainda por cima é mais eficiente e pode garantir a segurança dos dados mesmo em casos extremos em que só um único servidor seja válido em toda uma rede repleta de servidores “infectados”.

Neste sistema, cada nó da rede “baralha” a ordem das comunicações recebidas, evitando que um atacante possa associar os dados de saída aos dados de entrada; para além disso aplica o mesmo conceito de encriptação “por camadas” da rede Tor, em que cada ponto de passagem vai removendo uma camada de protecção, mas aqui protegendo conta a eventualidade do próprio nó poder estar potencialmente infectado e alterado – combinando diferentes métodos de autenticação e o envio da mesma mensagem para todos os servidores da rede; e onde bastará que um deles seja legítimo para permitir que a comunicação se processe de forma segura.

Este rede utiliza conceitos já conhecidos da encriptação, mas combina-nos de uma forma inovadora, possibilitando comunicações seguras e de forma eficiente que não se torna demasiado “pesada” para correr nos computadores dos utilizadores.MIT cria rede anónima mais segura que o Tor 3
 

O quer pensa deste projecto do MIT?

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Whatsapp Viber Telegram Ligar Agora Skype Enviar SMS

Bem Vindo!

Ao clicar em ENTRAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.

ajudar-informatico-pt

Mantenha-se Informado!

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo, brindes, ofertas e promoções…

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato

Registar

Ao clicar em REGISTAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.