Microsoft vai substituir Skype for Business pela Teams

A rival do Slack vai tornar-se “ao longo do tempo” no principal software cliente de comunicações do Office 365.

OSkype for Business da Microsoft será substituído pela Teams, plataforma de mensagens instantâneas integrada na suite de produtividade Office 365, lançada há apenas seis meses. Segundo o fabricante existem actualmente 125 mil organizações que usam o software à escala mundial.

ATeams já funciona assente na mesma infra-estrutura de cloud computing do Skype para o serviço de chamadas de vídeo e áudio, que a Microsoft está a fazer “evoluir rapidamente”. “Estamos entusiasmados com esta nova infra-estrutura, porque proporcionará tanto a velocidade da inovação quanto as experiências de comunicação de maior qualidade”, afirmou a empresa num anúncio vinculado à conferência Microsoft Ignite, em Orlando (EUA).

OSkype for Business tem sido a principal ferramenta para video-conferência e conversação por mensagens empresarial desde a substituição da aplicação Lync. Alan Lepofsky, vice-presidente e analista principal da Constellation Research, considera que a decisão de eliminar o Skype for Business em favor da Teams equipes deve ser vista como uma mudança positiva, ao simplificar ainda mais o portefólio de produtos da Microsoft.

“Reduzir o número de aplicações entre as quais os utilizadores finais precisam de escolher deve levar a uma experiência de colaboração mais transparente”, explica. Mas o director de pesquisa do Gartner, Larry Cannell, já considera a decisão como ousada, quando o fabricante enfrenta uma forte concorrência no mercado de colaboração empresarial.

Ao substituir o software cliente Skype for Business, a Microsoft expõe a experiência usufruída na Teams a uma audiência significativamente mais ampla”, nota Larry Cannell (Gartner)

“Com a Teams, a Microsoft não está apenas a desafiar a Slack e a Cisco, ou a quem quer que seja, está a tentar mudar as regras do jogo no segmento da colaboração em equipa, segundo os seus próprios termos”, sustenta. “Ao substituir o software cliente Skype for Business, a Microsoft expõe a experiência usufruída na Teams a uma audiência significativamente mais ampla”, nota Cannell.

A substituição será realizada “ao longo do tempo”, revelou a Microsoft num texto de blog, garantindo que tenciona continuar a suportar as implantações de Skype for Business tanto nas instalações dos clientes como em cloud. Aliás a empresa pretende lançar uma nova versão do Skype for Business Server no segundo semestre de 2018.

Embora a Microsoft não tenha dado uma data específica para substituir o Skype for Business, Patrick Moorhead, analista da Moor Insights & Strategy, considera que os clientes vão ter muito tempo para fazerem a migração para a outra plataforma.



António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.