Microsoft simplifica interface do Office com menos ícones

É provável que já esteja habituado à interface do Office, que agrupa diversos comandos no “ribbon”, mas mesmo assim ela pode ser intimidatória para quem está a começar. Para quebrar essa barreira inicial, a Microsoft vai simplificar a interface do Word, Excel, PowerPoint e Outlook.

“Os clientes adoram o poder do Office, mas de facto não precisam de todos os recursos ao mesmo tempo”, explica Jared Spataro, da Microsoft. Por isso, a empresa prepara uma nova opção de ribbon simplificado.

Microsoft Office terá interface simplificada com menos ícones - Tecnoblog - Google Chrome

A nova barra superior condensa as opções semelhantes (como desfazer/refazer, recortar/copiar/colar) num único botão, reduz o tamanho dos ícones e guarda as opções menos usadas num menu secundário.

A Microsoft sabe que muitos utilizadores memorizam os comandos do Office, e que mudar os ícones de sitio pode ser inconveniente. Por isso, a Microsoft deixa bem claro que “os utilizadores podem sempre reverter para o ribbon clássico com apenas um clique”.

Esta nova experiência será lançada inicialmente no Word Online. Nas imagens abaixo, pode comparar como irá ficar o ribbon tradicional e o simplificado:

Microsoft Office terá interface simplificada com menos ícones - Tecnoblog - Google Chrome_2

A partir de julho alguns utilizadores do programa Office Insider irão receber o novo design no seu Outlook para Windows. A interface ficará assim:

Microsoft Office terá interface simplificada com menos ícones - Tecnoblog - Google Chrome_3

O Office também está a adotar o Fluent Design que consiste em transições mais suaves e efeitos translúcidos em alguns botões. Além disso, os ícones foram atualizados com novas cores, para aumentar o contraste e neste momento são renderizados como gráficos escaláveis para ficarem nítidos em qualquer tamanho de monitor.

 

Como evoluíram os ícones do Office:

Microsoft Office terá interface simplificada com menos ícones - Tecnoblog - Google Chrome_4

Por fim, teremos uma nova experiência de investigação no Office. Ao clicar na caixa de investigação, terá recomendações oferecidas através de inteligência artificial, incluindo contatos e eventos futuros. Isso está disponível para clientes comerciais do Office.com, SharePoint Online e app do Outlook para smartphones.

A Microsoft promete controlar a utilização do novo interface e o feedback dos utilizadores à medida que distribui estas alterações, para não irritar quem já está habituado às versões antigas do interface do Office.

Fonte: Microsoft, TechCrunch

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.