Menos de um mês para ter grátis o Windows 10

windows-10-freezingHá exactamente onze meses, a Microsoft lançava o Windows 10. E junto com a chegada do novo sistema operativo, a empresa fez um aviso: daquela data em diante, os utilizadores de Windows 7, 8 e 8.1 só teriam um ano para descarregar gratuitamente a plataforma actual. Portanto, se possui uma máquina com uma dessas versões do Windows e ainda não decarregou o novo software, restam apenas trinta dias para efectuar o upgrade sem ter que pagar por ele.

O update gratuito para o Windows 10 aconteceu em fases. Primeiro foram os cinco milhões de participantes do Windows Insider, programa voltado para utilizadores testarem em primeira mão recursos ainda em desenvolvimento e enviar seu feedback à empresa.

Em seguida, receberam o sistema aqueles utilizadores que efectuaram a reserva do software em 1º de junho, logo quando a Microsoft anunciou a data de lançamento da plataforma.

Por fim, a terceira fase incluiu os utilizadores que não participam do Insider, nem fizeram a reserva. Havia também o grupo de pessoas que possuíam versões mais antigas, como o Vista e XP — neste caso, elas tiveram de adquirir uma versão mais recente do sistema antes de prosseguir com a actualização.

Em 29 de julho de 2015, a companhia começou a disponibilizar o download do Windows 10 para utilizadores comuns, mas semanas antes a entidade já alertava sobre a actualização — um ícone era exibido no canto direito da barra de tarefas, ao lado das horas.

Depois, mesmo com a quantidade elevada de downloads, a Microsoft passou a emitir notificações com mais frequência, justamente para garantir que o maior número de pessoas pudesse ter a plataforma em seus PCs o quanto antes.

Após o final de Julho, é provável que a empresa continue a mostrar esses alertas sobre o update. A diferença é que, se não efectuar o download dos ficheiros até o próximo dia 29, será preciso pagar para descarregar o sistema para o seu computador.

Até aos últimos dias mais de 350 milhões de dispositivos, incluindo PCs, tablets e smartphones, já correm o Windows 10, segundo anúncio da própria Microsoft.
 

Como actualizar seu PC

Caso a sua máquina já esteja apta para o download, verifique no canto direito da barra de tarefas se aparece uma notificação do logotipo do Windows. Se sim, basta seguir as instruções para concluir a tarefa. Também pode descarregar o update directamente pelo site da Microsoft.

Assim como qualquer sistema operativo, o Windows 10, por ser mais recente, precisa de algumas configurações mínimas para ser instalado e funcionar correctamente. São elas:

CPU: 1 GHz ou superior;
Gráficos: suporte a DirectX 9 ou superior com driver WDDM 1.0 ou superior;
Resolução mínima de display: 800 x 600;
Memória RAM: 1 GB ou superior (32-bits), e 2 GB ou superior (64-bits);
Espaço mínimo livre: 16 GB ou mais (32-bits), 20 GB ou mais (64-bits).

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.