Mão mecânica consegue ver objectos

Uma equipa de investigadores da universidade de Newcastle desenvolveu uma prótese capaz de visualizar objectos através do uso de uma simples webcam Logitech e interagir com eles quando aliada ao software desenvolvido para esta tecnologia.

Segundo a equipa a mão mecânica pode resolver problema da lentidão na resposta que existe nas próteses robóticas actuais que funcionam via sinais eletrónicos enviados pelos músculos do membro amputado para o cérebro.

A mão além de ser mais intuitiva para o utilizador, é capaz de reconhecer uma variedade de objectos para poder definir que tipo de aperto é necessário para interagir com eles. Quando deparada com um objecto não reconhecido, a webcam é capaz de medir para, automaticamente, escolher a forma mais apropriada de os agarrar.

Segundo os investigadores a invenção «é barata e pode ser implementada rapidamente porque não necessita de ser criada do zero, as próteses actuais podem ser adaptadas» para funcionar com a câmara e software.

No futuro, a equipa quer oferecer a mão a pacientes do hospital Freeman, em Newcastle, para a continuar a desenvolver e avança que o próximo objectivo é fazer com que a prótese consiga sentir pressão e temperatura.

Fonte: Exame Informatica

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.