Mandar automaticamente chamadas de spam para o atendedor

Neste artigo vamos mostrar como pode facilmente mandar as chamadas que recebe de spam automaticamente para o correio de voz no seu telemóvel Android.

chamada spam

Sim, existe uma aplicação para telefone do Google que agora impede que algumas chamadas de spam o interrompam no seu dia a dia. Apesar de já ter posto o numero na lista do “Não Atender”, de alguma forma consegui entrar nalgum tipo de lista automática de contactos “a chatear”.

Por isso faço parte de uma lista para a qual uma senhora chamada “Ana” está constantemente a tentar vender um seguro de saúde. A Ana liga-se pelo menos uma dúzia de vezes por mês de números de todo o país. Liga-me simplesmente para me informar sobre todos os negócios que ela tem disponíveis. Por vezes tenho mais alguma paciência para aturar a descrição detalhada dos serviços e no final peço para falar com um responsável pela empresa. Mas, quando peço para pararem de me ligar constantemente eles desligam imediatamente. É espectacular…

bloquear chamadas spam

Como sei quais são as chamadas SPAM

De facto, os nossos telefones mostram-nos muitas vezes os números dos potenciais spamer que nos “chateiam” constantemente com anúncios. Anúncios esses que além de não nos interessarem para nada, não pedimos nem se quer autorizamos.

Infelizmente já deve ter tido que lidar com vários telefonemas indesejados de telemarketing… Neste momento, eu já bloqueei um punhado de números “conhecidos da Ana”, o que significa que o meu telefone não toca quando ela liga desses números. Mas ainda assim, ela consegue esperar que eu atenda e até chega a deixar uma mensagem de voz. De qualquer maneira lhe está a acontecer o mesmo recomendo fortemente que bloqueie logo na primeira chamada esses números indesejados.

Este processo permite-lhe livrar-se eficazmente de algumas chamadas e também pode simplesmente apagar o correio de voz assim que ouça “Oi!” Mas mesmo assim, a Ana ainda é capaz de me ligar outros números.

 

Como encaminhar as chamadas SPAM para o correio de voz

Felizmente o Google publicou recentemente um novo recurso para a aplicação do Telefone que tornará este processo muito mais fácil. Agora você já pode configurar o seu telefone para se livrar desta tormenta. Sempre que o Google detecta uma chamada, que seja potencialmente spam, encaminha-a automaticamente para o correio de voz. Assim o seu telefone passa a deixar de tocar e de o incomodar com coisas inúteis. Porém, você precisará da versão mais recente da aplicação para conseguir por o sistema a funcionar.

 

Como configurar a aplicação

Para configurar o sistema, abra a aplicação “Telefone” atualizada no seu telefone Android e, em seguida, clique no menu “Hamburguer”. Se não sabe o que é 0 menu hamburger, são aqueles três tracinhos no canto superior direito da aplicação. Depois disso clique me Configurações e em seguida em ID do chamador e Spam. A partir daí, clique em “Ativar identificação de chamadas e spam” e depois em “Filtrar chamadas suspeitas de spam”.

Pronto, a partir de agora as chamadas de Spam vão ser enviadas diretamente para o correio de voz. Ou seja, o seu telefone deixará de tocar e nem se quer receberá uma notificação de chamada perdida quando o Google a eliminar.

 

Mas se o Google não conhecer a chamada SPAM?

Mas se assim o entender, você também pode denunciar uma chamada como spam acedendo à aplicação do Telefone e consultando as chamadas recentes. Clique na chamada que pretende denunciar como spam e, em seguida, escolha “Bloquear/denunciar spam” no menu. Por alguma razão desconhecida, nem todas as pessoas têm esta opção de denuncia de spam disponível. No entanto, você pode simplesmente selecionar a opção de “Bloquear”, que é o que eu tenho feito.

De qualquer maneira pode ainda ver as chamadas filtradas no seu histórico de chamadas e verificar qualquer mensagem de voz recebida. Agora a minha velha “amiga” Ana quando me liga o telefone manda-a diretamente para o correio de voz. Sim, de facto você ainda tem que lidar com o correio de voz que a sua “Ana” lhe deixa e uma chamada ou duas que ainda pode receber por engano.

 

Conclusão

Mas você recebe uma tonelada de chamadas de spam por dia? Entao, pode valer a pena simplesmente deixar de ter o seu telefone a tocar o dia todo com chamadas que não quer atender. Mas se você ainda não o fez, marcar o contacto de Spam na lista como “Não atender” pode ser uma boa ideia. Dada a minha situação atual, não me parece que me irei livrar de todas as chamadas chatas…

Mas pelo menos, está funcionalidade pode reduzi-las. Este recursos funciona apenas com as chamadas que o Google já pode detectar com êxito. Na minha experiência, muitas vezes ele ainda não consegue entender exatamente quais são os numeros dos spamers. Mas você e as outras pessoas podem ajudar o sistema do Google. Ajudando a denunciar os numeros que conseguem passar o filtro da Google.

 

Portanto, se está com problemas em livrar-se daquelas pragas de chamadas se SPAM e está com dificuldades em configurar o seu telemóvel, não hesite em nos contactar.

Ou deixe um comentário com a sua experiência.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.