Malware pode infectar 90% dos dispositivos Android

virus androidUm novo conjunto de softwares maliciosos, que pode infectar quase 90% dos dispositivos Android, foi descoberto nesta semana pela TrendMicro, empresa especializada em segurança virtual. De acordo com a empresa de segurança, o vírus tem a capacidade de afectar todos os aparelhos que corram até a versão 5.1 Lollipop do sistema operativo do Google.

Denominado de Godness, o vírus é uma sobra de um kit de exploração que já se aproveitou das vulnerabilidades de mais de 850 mil aparelhos ao redor do mundo. O malware utiliza-se de uma estrutura de código aberto conhecida como “android-rooting-tools” para dar acesso remoto a cibercriminosos ou pessoas mal-intencionadas. Com isso, ele é capaz de receber instruções remotas para descarregar programas ou outros softwares para se aproveitar dos aparelhos dos incautos com o objetivo de correr publicidade indevidamente ou até mesmo instalar programas que roubam informações pessoais.

O malware consegue espalhar-se de maneira rápida devido a vários programas maliciosos que estão disponíveis até mesmo na Google Play, desde programas de lanterna aos que prometem gerir redes Wi-Fi, além de vários outros. Os principais países afectados pelo vírus são Índia, Indonésia, Tailândia, Filipinas e Malásia. Portugal não consta entre os dez países com maior número de aparelhos infectados, mas é bom ficar alerta.

“Encontramos vários programas na Google Play que contêm esse código malicioso”, afirmou a TrendMicro. “Por exemplo, um app malicioso de lanterna na Google Play chamado ‘Summer Flashlight’ continha o código malicioso Godness”.

A empresa também lembrou que outros programas inofensivos que estão presentes na loja de apps do Google possuem clones maliciosos que não estão na Google Play, alertando aos utilizadors que tenham cuidado ao fazer downloads de APKs ou de versões que não sejam oficiais.

Fonte: TrendMicro

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Categorias:

Seja
Bem Vindo

CLIQUE E DESCOMPLIQUE!

Nós tratamos da tecnologia por si...

Entrar na minha conta:

Seja
Bem Vindo

CLIQUE E DESCOMPLIQUE!

Nós tratamos da tecnologia por si...

Registar a minha conta:

cookies

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.

Estamos a recrutar

Acreditas que podes fazer a diferença na equipa de profissionais do Informatico.pt?
Então escolhe o cargo que pretendes ocupar envia-nos o teu curriculum vitae atualizado em formato PDF.
Acompanhado do teu portefólio e/ou carta de motivação para o email [email protected].
Lembra-te de especificar, no assunto do email, o cargo para o qual te candidatas.
Ou então preenche apenas o formulário a seguir…
recrutar

Formulário DE CANDIDATURA

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato