Malware Guse – Impossível de combater

Um grupo de investigadores acredita que o código encriptado no malware Guse se destina a atacar os sistemas responsáveis pela gestão de barragens, refinarias e outras infraestruturas críticas.

malware

A notícia quase poderia passar por um enredo dos filmes de James Bond. Segundo o Ars Technica, os investigadores da Kaspersky voltaram a pedir ajuda para crackar aquilo a que chamam de “ogiva encriptada”, presente no malware Guse.

O termo malware é proveniente do inglês malicious software; é um software destinado a se infiltrar em um sistema de computador alheio de forma ilícita, com o intuito de causar algum dano ou roubo de informações (confidenciais ou não).

Os investigadores acreditam que o objetivo desta “ogiva” possa ser a destruição de um alvo importante e mediático, como é o caso dos sistemas SCADA (Supervisory Control and Data Acquisition) usados para controlar barragens, refinarias e outros tipos de infraestrutura crítica.

O misterioso código está presente no Gauss, o malware com laços ao Stuxnet e ao Flame, encontrado recentemente pela Kaspersky no Líbano e noutros países do Médio Oriente.

Os investigadores já tentaram milhões de possíveis chaves para desbloquear o código. Agora, voltaram os seus esforços para a criptografia usada, e estão a tentar contorná-la.

Numa nota publicada no blogue da empresa, pode ler-se: “Claro, é óbvio que não é possível quebrar a encriptação com um simples ataque de força bruta. Pedimos a quem quer que esteja interessado em quebrar o código e a descobrir o que lá se encontra que se junte a nós”.

Os interessados podem visitar o site dos Kaspersky Labs para ficar ao corrente de todos os detalhes sobre o tipo de ajuda que podem prestar.

 

E você? vai ajudar a combater este ataque de malware ?

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Categorias:

Seja
Bem Vindo

CLIQUE E DESCOMPLIQUE!

Nós tratamos da tecnologia por si...

Entrar na minha conta:

Seja
Bem Vindo

CLIQUE E DESCOMPLIQUE!

Nós tratamos da tecnologia por si...

Registar a minha conta:

cookies

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.

Estamos a recrutar

Acreditas que podes fazer a diferença na equipa de profissionais do Informatico.pt?
Então escolhe o cargo que pretendes ocupar envia-nos o teu curriculum vitae atualizado em formato PDF.
Acompanhado do teu portefólio e/ou carta de motivação para o email geral@informatico.pt.
Lembra-te de especificar, no assunto do email, o cargo para o qual te candidatas.
Ou então preenche apenas o formulário a seguir…
recrutar

Formulário DE CANDIDATURA

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato