Malware Guse – Impossível de combater

Um grupo de investigadores acredita que o código encriptado no malware Guse se destina a atacar os sistemas responsáveis pela gestão de barragens, refinarias e outras infraestruturas críticas.

malware

A notícia quase poderia passar por um enredo dos filmes de James Bond. Segundo o Ars Technica, os investigadores da Kaspersky voltaram a pedir ajuda para crackar aquilo a que chamam de “ogiva encriptada”, presente no malware Guse.

O termo malware é proveniente do inglês malicious software; é um software destinado a se infiltrar em um sistema de computador alheio de forma ilícita, com o intuito de causar algum dano ou roubo de informações (confidenciais ou não).

Os investigadores acreditam que o objetivo desta “ogiva” possa ser a destruição de um alvo importante e mediático, como é o caso dos sistemas SCADA (Supervisory Control and Data Acquisition) usados para controlar barragens, refinarias e outros tipos de infraestrutura crítica.

O misterioso código está presente no Gauss, o malware com laços ao Stuxnet e ao Flame, encontrado recentemente pela Kaspersky no Líbano e noutros países do Médio Oriente.

Os investigadores já tentaram milhões de possíveis chaves para desbloquear o código. Agora, voltaram os seus esforços para a criptografia usada, e estão a tentar contorná-la.

Numa nota publicada no blogue da empresa, pode ler-se: “Claro, é óbvio que não é possível quebrar a encriptação com um simples ataque de força bruta. Pedimos a quem quer que esteja interessado em quebrar o código e a descobrir o que lá se encontra que se junte a nós”.

Os interessados podem visitar o site dos Kaspersky Labs para ficar ao corrente de todos os detalhes sobre o tipo de ajuda que podem prestar.

 

E você? vai ajudar a combater este ataque de malware ?

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

Uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Whatsapp Viber Telegram Ligar Agora Skype Enviar SMS

Bem Vindo!

Ao clicar em ENTRAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.

ajudar-informatico-pt

Mantenha-se Informado!

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo, brindes, ofertas e promoções…

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato

Registar

Ao clicar em REGISTAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.