Malware esteve três anos escondido na Play Store

malware no android

Um grupo de investigadores da empresa de segurança Zscaler revelaram ter encontrado um malware que se escondeu na Google Play Store durante mais de três anos.

A aplicação maliciosa esteve disponível na Play Store durante cerca de três anos, tendo sido descarregada um milhão de vezes. A mesma encontrava-se mascarada como sendo uma atualização do sistema, sendo que os comentários de muitos utilizadores apontavam para correta atualização, apesar de nada ser realizado nesse sentido.

A aplicação, apelidada de “System Update”, uma vez instalada e aberta, apresentava uma mensagem de erro a informar que não tinha sido possível instalar a mesma no sistema. Depois era automaticamente removida da lista de aplicações, deixando de estar visível para o utilizador mas ainda permanecendo instalada no sistema. Depois deste processo, o malware conhecido como “SMSVova” estava instalado, o qual permitia o controlo remoto do equipamento com apenas alguns comandos SMS.

exemplo de comando

Remotamente, os utilizadores maliciosos poderiam ter acesso total ao equipamento, incluindo aos dados guardados no mesmo. Era ainda possível alterar o código de bloqueio do equipamento, impedindo assim que a maioria dos utilizadores acedesse novamente ao mesmo sem um restauro completo.

A aplicação já não se encontra na Play Store, mas este caso não deixa de ser uma lembrança para nunca se descarregarem supostas atualizações do sistema a partir da Play Store. Todas as atualizações são disponibilizadas no sistema OTA do próprio Android.

Via Digital Trends

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

Inscreva-se e Receba Grátis:

Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.

Estamos a recrutar

Acreditas que podes fazer a diferença na equipa de profissionais do Informatico.pt?
Então escolhe o cargo que pretendes ocupar envia-nos o teu curriculum vitae atualizado em formato PDF.
Acompanhado do teu portefólio e/ou carta de motivação para o email geral@informatico.pt.
Lembra-te de especificar, no assunto do email, o cargo para o qual te candidatas.
Ou então preenche apenas o formulário a seguir…
recrutar

Formulário DE CANDIDATURA

Formulário Agendamento

Formulário Contato

formulario de contato