Mais de metade dos lares portugueses com acesso à Internet

A quase todos os lares com acesso à Internet fá-lo em banda larga, revela o Inquérito à Utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação pelas Famílias, divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).Mais de metade dos lares portugueses com acesso à Internet 1

Mais de metade dos lares portugueses com acesso à Internet 3

Em 2011, 36% dos indivíduos entre os 16 e os 74 anos nunca utilizaram computador e 41% nunca usou a Internet, revela o INE.
64% dos agregados domésticos tem computador, sendo este usado por 58% dos indivíduos entre os 16 e os 74 anos, com 55% deles a acederem à Internet e 10% a declarar ter efectuado encomendas na Internet nos três meses anteriores ao inquérito.

Este decorreu entre Abril e Maio de 2011, numa amostra de 10.541 alojamentos familiares de residência principal com pelo menos um indivíduo entre os 16 e os 74 anos, e foi realizado pelo INE com a UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Segundo o INE, “desde 2002 o acesso a computador e o acesso à Internet apresentam um crescimento médio anual de 11% e 17%, respectivamente”, sendo o acesso em banda larga “o indicador em que se verifica uma maior evolução”, “tendo passado de 8% para 57% a proporção de agregados que acedem à Internet através de banda larga”.

A região de Lisboa e os Açores “apresentam proporções de agregados com acesso às TIC superiores à média do país”, refere o Instituto, com Lisboa a apresentar a “maior distância face à referência nacional: 71% dos agregados residentes nesta região têm acesso a computador, 68% dispõem de acesso à Internet e 67% têm ligação em banda larga”.

Nos Açores, “65% dos agregados dispõem de computador em casa, 60% têm acesso à Internet e 59% dispõem de ligação por banda larga”. Neste último caso, nota para a região do Algarve, com 57% a acederem por banda larga.

Mais de metade dos lares portugueses com acesso à Internet 5

A banda larga é principalmente acedida em ligações por cabo e móveis através de modem USB ou placas de acesso à Internet (43% dos agregados), com as ligações por DSL presentes em 35% dos lares.

Em 2011, refere ainda o INE, “58% dos indivíduos entre os 16 e os 74 anos utilizam o computador e 55% a Internet. Comparativamente a 2002, estes níveis de utilização representam um crescimento médio anual de 9% na utilização de computador e 13% na utilização de Internet”.

Se são os homens quem mais usa as tecnologias – “61% dos homens utilizam computador e 58% utilizam Internet; 56% e 53% das mulheres utilizam computador e Internet, respectivamente” – o que mais se distingue na utilização das tecnologias é a idade, o nível de ensino e a condição laboral:

o seu uso “varia na razão inversa da idade, sendo sobretudo entre os indivíduos dos 16 aos 24 anos que se verifica um maior nível de utilização de computador (95%) e de Internet (93%)”;
nos indivíduos com ensino superior, 95% utilizam, em igual proporção, computador e Internet, acompanhados pelos que detêm qualificações ao nível do ensino secundário, com 95% e 93% a utilizar, respectivamente, computador e Internet.
por fim, a utilização de ambas as tecnologias “é mais acentuada entre os estudantes e os empregados”. A “quase totalidade” dos primeiros usa-as, enquanto nos empregados 69% utiliza computador e 65% a Internet.

No total, três quartos afirma usar o PC ou a Internet diariamente, principalmente no lar. Mas só 10% dos indivíduos usou a Internet, “nos três meses precedentes ao inquérito para efetuar encomendas de produtos ou serviços”, sendo que “entre 2002 e 2011, a proporção de indivíduos que efectuam encomendas pela Internet teve um crescimento médio anual de 23%”.

Se neste caso não há diferenças por sexo, as compras online são superiores “à média nacional nos indivíduos dos grupos etários mais baixos, sendo os indivíduos com idade entre os 25 e os 34 anos os que mais realizam encomendas pela Internet (19%)”, bem como nos que têm ensino superior e secundário.

36% de indivíduos entre os 16 e os 74 anos nunca utilizou computador e 41% nunca usou a Internet, revela o INE, sendo as regiões do Alentejo e dos Açores as que têm maiores proporções (42% em ambas as regiões no caso do uso de PC e 46% nos Açores e 47% no Alentejo para o acesso à Internet). São principalmente mulheres (perto dos 40%), com qualificações mais baixas e idosos: acima de 80% nos que têm entre 65 e 74 anos.

 

Em sua casa também tem acesso à Internet ?

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Whatsapp Viber Telegram Ligar Agora Skype Enviar SMS

Bem Vindo!

Ao clicar em ENTRAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.

ajudar-informatico-pt

Mantenha-se Informado!

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo, brindes, ofertas e promoções…

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato

Registar

Ao clicar em REGISTAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.