LitMaker – Aprender a programar sem computador

Já pensou como seria bom poder aprender a programar sem ter de utilizar um computador? LitMaker  é um projeto desenvolvido por investigadores do centro de investigação da  Fundação Calouste Gulbenkian em Portugal. O objectivo da aplicação é promover e facilitar o acesso ao mundo da programação. Principalmente para os mais novos, mesmo que não tenham um computador tradicional.

 

Qual a importância de saber programar

Muito se fala sobre a “programação” e como devia ser uma das competências das novas gerações. Devia ser ensinada desde a tenra idade, mas na realidade muitas escolas não têm as condições para tal. Ainda à pouco tempo falamos com uma professora. O computador que tinha na sala de aulas era um que ela própria tinha levado para lá.

 

Como os mais novos vêm a programação

De facto, entre os mais novos, o primeiro contacto com os programas é através dos smartphones e dos tablets. Normalmente utilizam estes equipamentos para efeitos recreativos… Daí que nos pareça muito boa esta ideia aproveitar o acesso a estes equipamentos para se conseguir alguma coisa mais produtiva. E portanto foi precisamente isso que fizeram seis investigadores da Fraunhofer Portugal AICOS.

Como o novo LitMaker pode ajudar na programação

O LitMaker é um kit “faça você mesmo” composto por uma aplicação para smartphone ou tablet. Além disso também tem um kit com um conjunto de sensores sem fios muito baratos. Portanto, tem como objectivo principal aliar a criatividade dos mais novos ao seu pensamento lógico. Promovendo o sentido de causa/efeito e a curiosidade pelas ciências da computação desde tenra idade.

O que dizem os investigadores sobre o novo projeto LitMaker

A simplicidade da solução permite que seja usada em meios com poucos recursos tecnológicos. Portanto luta contra a exclusão e o fosso digital que existe entre países desenvolvidos e em desenvolvimento. também pode ser usado em escolas em meios urbanos e meios rurais, e até escolas privadas e escolas públicas. A equipa é composta por seis investigadores: António Sousa, Eduardo Pereira, Paulo Torres da Silva, Ricardo Graça, Ricardo Peixoto, e Tiago Borba. Com experiência técnicos qualificados e competências variadas: Desde o design, à interação, engenharia, programação, materiais e tecnologias de fabrico, entre outras. Foi um dos principais factores que contribuiu para o êxito do LitMaker. A solução arrecadou o terceiro prémio do Hack for Good. A aplicação será desenvolvida durante os próximos meses num programa de mentoria, ainda dentro do âmbito do concurso. Há ainda a possibilidade de mostrar o produto na Web Summit, em Novembro.

 

Como surgiu a ideia de criar o projecto

A ideia surgiu após o contacto com parceiros africanos no âmbito do trabalho realizado no FhP-AICOS. A equipa constatou uma desproporcionalidade entre o número de crianças e os recursos tecnológicos (in)disponíveis nas escolas. Por outro lado, os smartphones são cada vez mais o primeiro contacto com tecnologia que estas crianças têm. Tendo em conta este problema, a equipa decidiu criar uma solução para melhorar o acesso às tecnologias de informação. Pretende sobretudo combater a baixa literacia tecnológica desde muito cedo.

 

O que se espera para o futuro

Esperemos num futuro próximo ter mais noticias para publicar sobre a consequência deste projecto. Principalmente se conseguiu ou não gerar efeitos reais sobre o tema da programação nas escolas e em outros locais.

 

Está a aprender a programar?

O que pensa desta nova ferramenta? Deixe o seu comentário…

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[4 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.