Site com lista dos 50 melhores restaurantes

Site com lista dos 50 melhores Restaurantes diz que depois do também catalão elBulli de Ferran Adriá ter sido cinco vezes o melhor do mundo (entre 2002 e 2009), a Catalunha e Espanha voltam a liderar, graças aos Roca, as preferências dos mais de 900 especialistas que votam para a lista World Best Restaurantes da revista britânica Restaurant.

rp-per-se-1

A medalha de ouro desta edição do prêmio considerado o “Oscar” da gastronomia foi para um dos restaurantes da catalunha El Celler de Can Roca, em Espanha, que, no ano passado, ficou em segundo. O dinamarquês Noma, que antes era o primeiro, caiu uma posição, mas ainda se manteve à frente de um dos restaurantes mais famosos de Itália o Osteria Francescana, que ficou em terceiro.

preus_a

Apesar da ligeira queda de Atala, o saldo brasileiro na lista foi positivo, já que outra representante do país entrou na seleção dos 50 melhores restaurantes do mundo. Os chefs do Maní Helena Rizzo e Daniel Redondo subiram do 51º lugar para o 46º. Durante o anúncio oficial do ranking anual dos melhores restaurantes, os organizadores informaram que, em setembro deste ano, será feito o “50 melhores restaurantes” para a América Latina.
El Celler de Can Roca, dos irmãos Roca, em Girona, destronou o Noma e é o novo melhor de todos os restaurantes do mundo segundo a votação dos especialistas revelada na segunda-feira. O algarvio Vila Joya deu um salto até ao 37.º lugar e o Viajante, chefiado por Nuno Mendes em Londres, subiu 21 postos até quase à lista de ouro: é 59.º.

A partir de agora, quem quiser ir ao melhor de todos os restaurantes do mundo poderá voltar a encaminhar-se para Espanha, mais precisamente até Girona, na Catalunha: El Celler de Can Roca, o restaurante dos três irmãos Roca, subiu do segundo para o primeiro lugar na lista anunciada na segunda-feira na cerimónia do The World’s 50 Best Restaurants em Londres. Destrona assim um dos restaurantes dinamarquêses,o Noma que mantinha a liderança há três anos e passa agora a n.º 2. O terceiro lugar pertence à Itália, com a Osteria Francescana, de Massimo Bottura, em Modena.

O Celler dos Roca é mais um dos restaurantes familiares, conduzido pelos irmãos Joan, o mais velho, o mestre; Jordi, responsável pelas sobremesas; e Josep, o guardião da adega. Cresceram inspirados pelo restaurante dos pais e transformam o trabalho tanto numa homenagem permanente a esses sabores da infância como aos do mundo que, entretanto, foram conhecendo.

El-Celler-de-Can-Roca-in-Girona

 

Portugal a subir

Duas boas notícias para os restaurantes em Portugal: o Vila Joya, do chef Dieter Koschina, no Algarve, subiu oito lugares (estreou-se no top 50 em 2012), ocupando agora o 37.º. E o Viajante, do português Nuno Mendes, com morada em Londres, subiu para o 59.º lugar (um salto de 21 lugares – no ano passado tinha entrado para a “lista B”, 80.º lugar).

Não se confirmou assim aquela que parecia ser a aposta até do próprio René Redzepi, o chef do Noma, que admitiu numa entrevista à Folha de São Paulo que o Brasil poderia subir ao primeiro lugar, com o D.O.M., de Alex Atala. Na verdade, o D.O.M. caiu da quarta para a sexta posição, sendo agora o quarto posto ocupado por mais uma casa espanhola, o Mugaritz, de Andoni Luis Aduriz, no País Basco. Há ainda mais restaurantes Espanhóis nos dez primeiros: Arzak, dos bascos Juan Maria e Helena Arzak, pai e filha, a dupla mais querida da gastronomia espanhola.

Entre os lugares de topo dos melhores restaurantes mantêm-se o Eleven Madison Park, de Nova Iorque, que passa de 10.º para 5.º, e o Dinner by Heston Blumenthal, de Londres, que sobe de 9.º para 7.º. A salientar ainda duas entradas novas para o top 10: o austríaco Steirereck, que ocupa o 9.º, e o alemão Vendôme. Grande queda sofreu o Alinea, de Chicago (do 7.º para o 15.º), ao passo que o norte-americano Per Se passou do 6.º para o 11.º.

Significativa foi a ascensão dosrestaurantes  peruanos, com Astrid Y Gastón, de Lima, a conquistar o 14.º lugar, naquela que foi a maior subida de toda a lista: 21 posições. Outro restaurante de Lima, o Central, de Virgílio Martinez, entrou para o top 50, ocupando precisamente a 50.º posição.

Os restaurantes brasileiros poderão ter ficado desiludidos por não se ter confirmado a subida de Atala ao primeiro lugar, mas tiveram a consolação de ver aquela que é considerada uma das estrelas em ascensão na gastronomia do país, Helena Rizzo, do Mani, a entrar directamente para o 46.º lugar. Há ainda outra brasileira, Roberta Sudbrack, na 80.ª posição do top 100. Não restam dúvidas, portanto, de que as gastronomias espanholas e sul-americanas estão em grande em 2013.

A gala The World’s 50 Best Restaurants (sendo que é também revelada a lista “secundária” do 51.º ao 100.º) decorreu na Guildhall de Londres. Os votos foram dados por um painel internacional de mais de 900 figuras ligadas ao mundo da restauração e gastronomia (cada votante escolhe sete restaurantes, dos quais três fora da sua região, e onde tenha comido nos últimos 18 meses).

Durante a cerimónia, foram ainda atribuídas distinções a vários chefs e restaurantes . Nadia Santini, do italiano Dal Pescatore, foi nomeada a melhor chef, enquanto o venerado francês Alain Ducasse recebeu o prémio de carreira. O Chef’s Choice Award (votado apenas por chefs) foi este ano para Grant Achatz, do Alinea (Chicago, EUA, o n.º 15 da lista). Já o restaurante que se deve ter debaixo de olho em 2013 (o prémio chama-se mesmo One To Watch) é o The Test Kitchen, na Cidade do Cabo, África do Sul, chefiado pelo britânico Luke Dale-Roberts. Já para o Narisawa de Tóquio foi o (novo) galardão dos restaurantes sustentáveis, que distingue as boas práticas em termos de responsabilidade ambiental e social.

 

Os melhores restaurantes do mundo – 2013

1 – El Celler de Can Roca – Girona, Espanha (+1) [o melhor da Europa]
2 – Noma – Copenhaga, Dinamarca (-1)
3 – Osteria Francescana – Modena, Itália (+2)
4 – Mugaritz – San Sebastián, Espanha (-1)
5 – Eleven Madison Park – Nova Iorque, EUA [o melhor da América do Norte]
6 – D.O.M. – São Paulo, Brasil (-2) [o melhor da América do Sul]
7 – Dinner by Heston Blumenthal – Londres, Reino Unido (+2)
8 – Arzak – San Sebastián, Espanha (=)
9 – Steirereck – Viena, Áustria (+2)
10 – Vendôme Bergisch – Gladbach, Alemanha
11 – Per Se – Nova Iorque, EUA (-5)
12 – Frantzén/Lindeberg – Estocolmo, Suécia (+8)
13 – The Ledbury – Londres, Reino Unido (+1)
14 – Astrid y Gastón – Lima, Peru (+21) [maior subida]
15 – Alinea – Chicago, EUA
16 – L’Arpège – Paris, França (=)
17 – Pujol – México City, México (+19)
18 – Le Chateaubriand – Paris, França (-1)
19 – Le Bernardin – Nova Iorque, EUA (=)
20 – Narisawa – Tóqui, Japão (+7) [o melhor da Ásia]
21 – Attica – Melbourne, Austrália (NOVO) [o melhor da Australásia]
22 – Nihonryori RyuGin – Tóquio, Japão (+6)
23 – L’Astrance – Paris, França (-5)
24 – L’Atelier Saint-Germain de Joël Robuchon – Paris, França (-12)
25 – Hof Van Cleve – Kruishoutem, Bélgica (+17)
26 – Quique Dacosta Dénia, Espanha (+14)
27 – Le Calandre Rubano, Itália (+5)
28 – Mirazur – Menton, França )-4)
29 – Daniel – Nova Iorque, EUA (-4)
30 – Aqua – Wolfsburg, Alemanha (-8)
31 – Biko – Mexico City, México (+7)
32 – Nahm – Banguecoque, Tailândia (+18)
33 – The Fat Duck – Bray, Reino Unido (-20)
34 – Fäviken – Järpen, Suécia (=)
35 – Oud Sluis – Sluis, Holanda (-14)
36 – Amber – Hong Kong, China (+8)
37 – Vila Joya Albufeira, Portugal (+8)
38 – Restaurant Andre – Singapura (NOVO)
39 – 8 1/2 Otto E Mezzo Bombana – Hong Kong, China (NOVO)
40 – Combal.Zero – Rivoli, Itália (Reentrada)
41 – Piazza Duomo – Alba, Itália (NOVO)
42 – Schloss Schauenstein – Fürstenau, Suíça (-12)
43 – Mr & Mrs Bund Shanghai, China (NOVO)
44 – Asador Etxebarri – Atxondo, Espanha (-13)
45 – Geranium – Copenhaga, DInamarca (+4)
46 – Mani – São Paulo, Brasil (NOVO)
47 – The French Laundry – Yountville, EUA (-4)
48 – Quay – Sydney, Australia (-19)
49 – Septime – Paris, França (NOVO)
50 – Central Lima, Peru (NOVO)

Site: Melhores restaurantes do mundo

SiteMelhor restaurante do mundo

 

Fotografias do melhor dos restaurantes do mundo:

mini_12 mini_11 mini_10 mini_9 mini_8 mini_7 mini_6 mini_5

 

Conhece algum dos restaurantes da lista ?

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.