Site com lista dos 50 melhores restaurantes

Site com lista dos 50 melhores Restaurantes diz que depois do também catalão elBulli de Ferran Adriá ter sido cinco vezes o melhor do mundo (entre 2002 e 2009), a Catalunha e Espanha voltam a liderar, graças aos Roca, as preferências dos mais de 900 especialistas que votam para a lista World Best Restaurantes da revista britânica Restaurant.

rp-per-se-1

A medalha de ouro desta edição do prêmio considerado o “Oscar” da gastronomia foi para um dos restaurantes da catalunha El Celler de Can Roca, em Espanha, que, no ano passado, ficou em segundo. O dinamarquês Noma, que antes era o primeiro, caiu uma posição, mas ainda se manteve à frente de um dos restaurantes mais famosos de Itália o Osteria Francescana, que ficou em terceiro.

preus_a

Apesar da ligeira queda de Atala, o saldo brasileiro na lista foi positivo, já que outra representante do país entrou na seleção dos 50 melhores restaurantes do mundo. Os chefs do Maní Helena Rizzo e Daniel Redondo subiram do 51º lugar para o 46º. Durante o anúncio oficial do ranking anual dos melhores restaurantes, os organizadores informaram que, em setembro deste ano, será feito o “50 melhores restaurantes” para a América Latina.
El Celler de Can Roca, dos irmãos Roca, em Girona, destronou o Noma e é o novo melhor de todos os restaurantes do mundo segundo a votação dos especialistas revelada na segunda-feira. O algarvio Vila Joya deu um salto até ao 37.º lugar e o Viajante, chefiado por Nuno Mendes em Londres, subiu 21 postos até quase à lista de ouro: é 59.º.

A partir de agora, quem quiser ir ao melhor de todos os restaurantes do mundo poderá voltar a encaminhar-se para Espanha, mais precisamente até Girona, na Catalunha: El Celler de Can Roca, o restaurante dos três irmãos Roca, subiu do segundo para o primeiro lugar na lista anunciada na segunda-feira na cerimónia do The World’s 50 Best Restaurants em Londres. Destrona assim um dos restaurantes dinamarquêses,o Noma que mantinha a liderança há três anos e passa agora a n.º 2. O terceiro lugar pertence à Itália, com a Osteria Francescana, de Massimo Bottura, em Modena.

O Celler dos Roca é mais um dos restaurantes familiares, conduzido pelos irmãos Joan, o mais velho, o mestre; Jordi, responsável pelas sobremesas; e Josep, o guardião da adega. Cresceram inspirados pelo restaurante dos pais e transformam o trabalho tanto numa homenagem permanente a esses sabores da infância como aos do mundo que, entretanto, foram conhecendo.

El-Celler-de-Can-Roca-in-Girona

 

Portugal a subir

Duas boas notícias para os restaurantes em Portugal: o Vila Joya, do chef Dieter Koschina, no Algarve, subiu oito lugares (estreou-se no top 50 em 2012), ocupando agora o 37.º. E o Viajante, do português Nuno Mendes, com morada em Londres, subiu para o 59.º lugar (um salto de 21 lugares – no ano passado tinha entrado para a “lista B”, 80.º lugar).

161112_it_dieter_koschina-[68364].res

Não se confirmou assim aquela que parecia ser a aposta até do próprio René Redzepi, o chef do Noma, que admitiu numa entrevista à Folha de São Paulo que o Brasil poderia subir ao primeiro lugar, com o D.O.M., de Alex Atala. Na verdade, o D.O.M. caiu da quarta para a sexta posição, sendo agora o quarto posto ocupado por mais uma casa espanhola, o Mugaritz, de Andoni Luis Aduriz, no País Basco. Há ainda mais restaurantes Espanhóis nos dez primeiros: Arzak, dos bascos Juan Maria e Helena Arzak, pai e filha, a dupla mais querida da gastronomia espanhola.

Entre os lugares de topo dos melhores restaurantes mantêm-se o Eleven Madison Park, de Nova Iorque, que passa de 10.º para 5.º, e o Dinner by Heston Blumenthal, de Londres, que sobe de 9.º para 7.º. A salientar ainda duas entradas novas para o top 10: o austríaco Steirereck, que ocupa o 9.º, e o alemão Vendôme. Grande queda sofreu o Alinea, de Chicago (do 7.º para o 15.º), ao passo que o norte-americano Per Se passou do 6.º para o 11.º.

Significativa foi a ascensão dosrestaurantes  peruanos, com Astrid Y Gastón, de Lima, a conquistar o 14.º lugar, naquela que foi a maior subida de toda a lista: 21 posições. Outro restaurante de Lima, o Central, de Virgílio Martinez, entrou para o top 50, ocupando precisamente a 50.º posição.

Os restaurantes brasileiros poderão ter ficado desiludidos por não se ter confirmado a subida de Atala ao primeiro lugar, mas tiveram a consolação de ver aquela que é considerada uma das estrelas em ascensão na gastronomia do país, Helena Rizzo, do Mani, a entrar directamente para o 46.º lugar. Há ainda outra brasileira, Roberta Sudbrack, na 80.ª posição do top 100. Não restam dúvidas, portanto, de que as gastronomias espanholas e sul-americanas estão em grande em 2013.

A gala The World’s 50 Best Restaurants (sendo que é também revelada a lista “secundária” do 51.º ao 100.º) decorreu na Guildhall de Londres. Os votos foram dados por um painel internacional de mais de 900 figuras ligadas ao mundo da restauração e gastronomia (cada votante escolhe sete restaurantes, dos quais três fora da sua região, e onde tenha comido nos últimos 18 meses).

Durante a cerimónia, foram ainda atribuídas distinções a vários chefs e restaurantes . Nadia Santini, do italiano Dal Pescatore, foi nomeada a melhor chef, enquanto o venerado francês Alain Ducasse recebeu o prémio de carreira. O Chef’s Choice Award (votado apenas por chefs) foi este ano para Grant Achatz, do Alinea (Chicago, EUA, o n.º 15 da lista). Já o restaurante que se deve ter debaixo de olho em 2013 (o prémio chama-se mesmo One To Watch) é o The Test Kitchen, na Cidade do Cabo, África do Sul, chefiado pelo britânico Luke Dale-Roberts. Já para o Narisawa de Tóquio foi o (novo) galardão dos restaurantes sustentáveis, que distingue as boas práticas em termos de responsabilidade ambiental e social.

 

Os melhores restaurantes do mundo – 2013

1 – El Celler de Can Roca – Girona, Espanha (+1) [o melhor da Europa]
2 – Noma – Copenhaga, Dinamarca (-1)
3 – Osteria Francescana – Modena, Itália (+2)
4 – Mugaritz – San Sebastián, Espanha (-1)
5 – Eleven Madison Park – Nova Iorque, EUA [o melhor da América do Norte]
6 – D.O.M. – São Paulo, Brasil (-2) [o melhor da América do Sul]
7 – Dinner by Heston Blumenthal – Londres, Reino Unido (+2)
8 – Arzak – San Sebastián, Espanha (=)
9 – Steirereck – Viena, Áustria (+2)
10 – Vendôme Bergisch – Gladbach, Alemanha
11 – Per Se – Nova Iorque, EUA (-5)
12 – Frantzén/Lindeberg – Estocolmo, Suécia (+8)
13 – The Ledbury – Londres, Reino Unido (+1)
14 – Astrid y Gastón – Lima, Peru (+21) [maior subida]
15 – Alinea – Chicago, EUA
16 – L’Arpège – Paris, França (=)
17 – Pujol – México City, México (+19)
18 – Le Chateaubriand – Paris, França (-1)
19 – Le Bernardin – Nova Iorque, EUA (=)
20 – Narisawa – Tóqui, Japão (+7) [o melhor da Ásia]
21 – Attica – Melbourne, Austrália (NOVO) [o melhor da Australásia]
22 – Nihonryori RyuGin – Tóquio, Japão (+6)
23 – L’Astrance – Paris, França (-5)
24 – L’Atelier Saint-Germain de Joël Robuchon – Paris, França (-12)
25 – Hof Van Cleve – Kruishoutem, Bélgica (+17)
26 – Quique Dacosta Dénia, Espanha (+14)
27 – Le Calandre Rubano, Itália (+5)
28 – Mirazur – Menton, França )-4)
29 – Daniel – Nova Iorque, EUA (-4)
30 – Aqua – Wolfsburg, Alemanha (-8)
31 – Biko – Mexico City, México (+7)
32 – Nahm – Banguecoque, Tailândia (+18)
33 – The Fat Duck – Bray, Reino Unido (-20)
34 – Fäviken – Järpen, Suécia (=)
35 – Oud Sluis – Sluis, Holanda (-14)
36 – Amber – Hong Kong, China (+8)
37 – Vila Joya Albufeira, Portugal (+8)
38 – Restaurant Andre – Singapura (NOVO)
39 – 8 1/2 Otto E Mezzo Bombana – Hong Kong, China (NOVO)
40 – Combal.Zero – Rivoli, Itália (Reentrada)
41 – Piazza Duomo – Alba, Itália (NOVO)
42 – Schloss Schauenstein – Fürstenau, Suíça (-12)
43 – Mr & Mrs Bund Shanghai, China (NOVO)
44 – Asador Etxebarri – Atxondo, Espanha (-13)
45 – Geranium – Copenhaga, DInamarca (+4)
46 – Mani – São Paulo, Brasil (NOVO)
47 – The French Laundry – Yountville, EUA (-4)
48 – Quay – Sydney, Australia (-19)
49 – Septime – Paris, França (NOVO)
50 – Central Lima, Peru (NOVO)

Site: Melhores restaurantes do mundo

SiteMelhor restaurante do mundo

 

Fotografias do melhor dos restaurantes do mundo:

mini_12 mini_11 mini_10 mini_9 mini_8 mini_7 mini_6 mini_5

 

Conhece algum dos restaurantes da lista ?

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Whatsapp Viber Telegram Ligar Agora Skype Enviar SMS

Bem Vindo!

Ao clicar em ENTRAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.

ajudar-informatico-pt

Mantenha-se Informado!

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo, brindes, ofertas e promoções…

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato

Registo

Ao clicar em REGISTAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.