Como limitar a utilização dados móveis – Datally

Descubra neste artigo como limitar a utilização dados móveis e economizar dados e poupar dinheiro. Irá conseguir reduzir a sua utilização de dados no Android ou iOS.

como reduzir seu uso de dados

Lembra-se de quando os tarifários dos telemóveis eram contabilizados de acordo com o número de minutos de chamadas e a quantidade de mensagens de texto que recebia mas os dados eram ilimitados? Hoje em dia é exatamente o oposto. Quando as operadoras perceberam que, o que realmente queríamos eram os dados, houve uma mudança para minutos e mensagens de texto ilimitadas e limites de dados – com as operadoras alegando que era sobre o gerenciamento da rede.

Embora a situação seja melhor do que há alguns anos, e as operadoras oferecem planos ilimitados agora (confira nosso guia sobre os melhores planos ilimitados ), muitas vezes somos sobrecarregados com cobranças inesperadas, limitação de velocidade ou limites ocultos. Cada megabyte deve ser contabilizado, ou pode se ver pagando um braço e uma perna em excesso ou tendo sua velocidade de conexão acelerada no pior momento. Estamos aqui para ajudar a configurar limites e alertas para ficar de olho na utilização de dados e fornecer algumas dicas para ajudar a maximizar seus planos de dados. Aqui está como reduzir sua utilização de dados.

Que volume de dados precisa?

É provável que superestime os dados de que precisa, portanto, use fatos concretos para decidir qual distribuição de dados é melhor para você. Faça login no website da sua operadora e analise a utilização de seus dados nos últimos meses. Selecione um plano que seja maior que a quantidade de dados usada durante esse período, mas o mais próximo possível desse número. Uma ferramenta como a Calculadora de Dados da Verizon é excelente para obter uma estimativa aproximada da utilização de dados, mas recomendamos que ela seja baseada na utilização real. Ainda não tem certeza, ou apenas quer ter certeza? Sua operadora oferece algum tipo de opção de dados de rollover? Se assim for, pode até ter dados extras para voltar em uma emergência se usar mais dados do que o normal em um mês específico.

Definir alertas e limites de dados

pode verificar sua utilização de dados em dispositivos iOS acessando Configurações> Dados do telemóvel ou telemóvel . Essas estatísticas de dados não redefinem automaticamente cada período de faturamento, por isso precisa se lembrar de fazer isso sozinho. Se está procurando uma maneira mais personalizada de rastrear a utilização de dados no seu iPhone ou iPad, recomendamos que analise alguns aplicativos de terceiros. O My Data Manager controla o sua utilização e ainda permite que defina alarmes personalizados quando exceder uma certa quantidade de dados em um mês.

como reduzir seu uso de dados

No Android 4.0 ou posterior, pode verificar sua utilização de dados como o iOS, mas também definir alertas e limites. Vá para Configurações e, em Redes sem fio e outras, clique em utilização de dados ou Dados móveis ( talvez seja necessário pesquisar em diferentes telefones Android, mas ainda deve estar nas configurações de Rede ). Em um Samsung Galaxy, vai querer ir para Configurações> Ligações para encontrar a utilização de dados .

verá uma tabela mostrando sua utilização de dados por um período de tempo específico. pode alternar Definir limite de dados móveis e, em seguida, mover as linhas pretas e vermelhas para definir alertas. A linha preta acionará uma notificação de que está se aproximando do seu limite, enquanto a linha vermelha representa o limite em que o dispositivo Android desliga os dados da rede telemóvel. Novamente, o Android tem alguns aplicativos feitos sob medida para rastrear sua utilização, mas, diferentemente do iOS, os controles integrados do Android são bons o suficiente para que não precise usar nada além das configurações internas.

Outra opção é usar os aplicativos para dispositivos móveis da sua operadora. A maneira como sua operadora contabiliza a utilização de seus dados pode ser diferente daquela que o iOS e o Android informam, por isso, recomendamos que acompanhe seus dados aqui para obter as informações mais precisas.

também deve considerar desativar os dados móveis sempre que não precisar.

Use o Wi-Fi sempre que possível

ios-app-store como reduzir seu uso de dados

Existe uma regra fundamental para salvar dados de telemóvel: se houver Wi-Fi, use-o. As chances são tanto em casa quanto no trabalho, terá algum tipo de acesso Wi-Fi para se conectar, e até mesmo em muitos lugares públicos – incluindo parques, supermercados e até mesmo lojas de departamentos – o Wi-Fi público está disponível para sua utilização.

Enquanto alguns podem exigir que aceite os termos e condições para se conectar, muitos não, e uma vez que se conectar na primeira vez, ele se conectará automaticamente quando estiver no alcance. Adquira o hábito de verificar quando está em algum lugar novo, e isso levará a uma queda substancial na utilização de dados da rede telemóvel.

Algumas operadoras também oferecem redes de hot spot próprias. A AT & T oferece conectividade por meio de uma rede de hotspots (consulte este mapa localizador de pontos de acesso Wi-Fi ), a Verizon também oferece um serviço semelhante e a T-Mobile oferece a utilização de hotspot por uma taxa mensal.

Mesmo que não tenha acesso ao ponto de acesso de nenhuma das opções acima, ainda poderá aproveitar as centenas de milhares de pontos de acesso Wi-Fi gratuitos em todo o mundo. Embora seja aconselhável usar uma VPN, corre o risco de se conectar a muitas redes Wi-Fi públicas .

Limitar dados de segundo plano

Os dados de segundo plano são um dos maiores problemas na distribuição de dados e pode nem perceber que isso está acontecendo. Mail trabalhando para sincronizar novas mensagens à medida que as recebe, ou o seu telefone baixando automaticamente novas atualizações de aplicativos. realmente precisa disso? Alguma coisa pode esperar até estar conectado ao Wi-Fi?

Revise o que está usando dados de telemóvel e faça as alterações necessárias. No iOS, isso está localizado em Configurações> Dados Móveis ou telemóvel e , no Android, em Configurações> Redes sem fio e outras> Utilização de dados ou Configurações> Ligações> Utilização de dados na Samsung.

Uso de dados do iPhone 8

Em um iPhone, pode apenas desativar aplicativos individuais que estão usando muitos dados e pode ir para Configurações> Geral e desativar a Atualização de aplicativos em segundo plano . Recomendamos acessar Configurações> iTunes e App Store para desativar Usar dados de telemóvel (ou dados móveis ). Se não está preocupado com o backup instantâneo de tudo, também pode ir para Configurações> iCloud> iCloud Drive e rolar para baixo para desativar Usar dados de telemóvel .

Se vir aplicativos individuais que estão mastigando dados demais no Android, clique no aplicativo e considere alternar dados em segundo plano ou Permitir a utilização de dados em segundo plano desativado. Saiba que isso limitará a capacidade do aplicativo de atualizar em segundo plano. Considere abrir a Play Store, tocar nas três linhas horizontais no canto superior esquerdo para abrir o menu e, em seguida, tocar em Configurações> Atualizar automaticamente aplicativos e escolher Atualizar aplicativos automaticamente somente por Wi-Fi . também pode procurar em Configurações> Contas> Google e desativar tudo o que não deseja sincronizar.

Use o Wi-Fi onde puder. Isso também pode ter o benefício adicional de aumentar a duração da bateria, já que menos aplicativos estão obtendo recursos.

Tire seus mapas off-line

Aplicativos de navegação podem ser um sucesso surpreendentemente grande em seus dados. Se estiver usando-os o tempo todo – para encontrar lojas ou restaurantes específicos – ou se estiver em uma nova cidade, talvez deva verificar o download do mapa da área com antecedência. Se é um usuário do Android, isso é simples. Inicie o Google Maps, pesquise a área que deseja baixar e clique em Mais informações , seguido por Download .

Pode fazer o mesmo no iOS clicando em para abrir o menu no Google Maps e, em seguida, clicando em Áreas off-line seguidas pelo ícone de adição no canto inferior direito. Defina sua área, clique em Download , nomeie-a e clique em Salvar . Como alternativa, pode carregar uma rota antecipadamente, e o cache da Apple Maps lembrará o caminho sem a necessidade de uma conexão de dados. Basta introduzir o seu percurso como normal enquanto estiver no Wi-Fi, permitir que este seja totalmente carregado e, em seguida, sair da sua aplicação e desligar a sua ligação de dados. Se confiar no cache do aplicativo é um pouco assustador para você, o Apple Maps também permite exportar mapas de área como PDFs , que podem ser impressos.

Mude seus hábitos de navegação

YouTube-Red como reduzir seu uso de dados

É sempre melhor navegar na versão móvel do site em um dispositivo móvel, portanto, evite usar as versões de área de trabalho de um site, se possível. Além disso, apesar de ocupar uma quantidade razoável de armazenamento em seu telefone, o cache do navegador é realmente uma coisa boa aqui. Ao preservar seu cache, não precisará baixar imagens de sites visitados frequentemente sempre que as visitar.

Se estiver usando o Google Chrome, poderá tocar no menu de três pontos no canto superior direito, escolher Configurações e ativar a Economia de dados e compactar as páginas automaticamente antes de fazer o download delas. também pode considerar a utilização de um navegador como o Opera Mini ( Android , iOS ), pois ele é projetado para compactar dados e reduzir drasticamente o sua utilização durante a navegação.

Assine os serviços de streaming com opções off-line

Os vídeos são, de longe, o maior desperdício de dados, por isso, se transmitir muitos conteúdos do YouTube, considere o YouTube Red . Esse é o serviço premium da empresa, que custa cerca de 10€ por mês. Embora possa parecer muito, além da opção de salvar vídeos no seu dispositivo, também tem o serviço de música integrado. Com outras assinaturas de streaming, desejará verificar onde eles oferecem conteúdo off-line também. Aplicativos como o Apple Music (Android , iOS), o Google Play Música ( Android , iOS ) e o Spotify ( Android , iOS) permite que crie listas de reprodução para ouvir off-line, mas precisará de algum espaço para armazená-las. Spotify ainda permite a opção de baixar todas as suas músicas salvas – então, há um bom pedaço de streaming salvo.

Se é fã de ouvir podcasts em movimento, considere adquirir uma aplicação de podcast como o Pocket Casts ( Android , iOS ). Pode custar alguns dólares, mas tem uma enorme biblioteca de podcasts disponíveis (incluindo alguns dos nossos favoritos), e oferece a opção de esperar até se conectar a uma rede Wi-Fi antes de baixar novos episódios.

Fonte: https://www.digitaltrends.com/mobile/how-to-reduce-your-data-usage/

Aplicação da Google para limitar os dados móveis

Em novembro da ano passado o Google publicou uma aplicação móvel Datally que tem como objectivo a economia de dados móveis. É destinada sobretudo a mercados emergentes em que os utilizadores normalmente têm cartões SIM pré-pagos e não têm acesso a planos ilimitados de dados.

A aplicação permite aos utilizadores controlarem basicamente quais as aplicações que podem utilizar o serviço de dados do seu equipamento. O resultado médio foi uma poupança de cerca de 30% na utilização de dados durante o teste piloto que fizeram na altura. Neste momento a poupança é em média 21% dos dados móveis consumidos.

O Google acaba de publicar para a aplicação Datally uma nova atualização com diversos novos recursos que ajudarão os utilizadores a reduzir ainda mais o consumo de dados.

Como funciona a aplicação para limitar dados móveis

Um dos principais recursos é a introdução de limites diários, que permitem controlar o utilização de dados por dia. Serve sobretudo para se criarem melhores hábitos em relação ao consumo de dados, para que não gaste dados acidentalmente num dia e depois fique sem mais dados disponíveis para o fim do mês.

De facto, o Google quer cada vez mais disponibilizar aos seus utilizadores dados e ferramentas sobre o seu próprio comportamento, na utilização dispositivos móveis, de forma a combater a natureza viciante dos smartphones.

A empresa tem publicado novos recursos de gestão de tempo aos seus utilizadores do sistema Android, bem como novos recursos para os ajudar a silenciar os seus telefones na altura de irem dormir.

Pais podem limitar o tempo que os seus filhos utilizam os ecrãs

Embora o objectivo principal da aplicação Datally seja sobretudo a poupança de dados, qualquer um de nós  reconhece que muitas vezes é fácil sermos absorvidos pelo smartphone e perdermos mais tempo do que aquele que queremos gastar e, consequentemente, mais quantidade de dados móveis.

Outro novo recurso da aplicação Datally e a sua capacidade de ativar um modo que permite controlar a quantidade de dados que alguém gasta quando emprestas o seu telefone. É sobretudo útil em situações em que os telefones são partilhados entre os membros da família.

O recurso “Aplicações não utilizadas”, mostra-lhe as aplicações que deixou de utilizar, mas que ainda podem estar a consumir dados. O Google afirma que para muitas pessoas, 20% do consumo de dados móveis é com aplicações que utilizam dados mas que não são abertas há mais de um mês. Esta nova funcionalidade de “Aplicações não utilizadas” encontrará os culpados do consumo indevido de dados e permite-lhe desinstalá-las.

limitar reduzir utilização dados móveis poupar trafego

Finalmente, um novo mapa Wi-Fi mostra-lhe todas as redes Wi-Fi próximas para que encontre pessoas com um bom sinal e pare de utilizar os seus dados móveis.

Embora a aplicação Datally seja utilizada para ajudar os “próximos biliões de utilizadores” a aceder ao mundo on-line, não se limita apenas aos mercados emergentes. Qualquer pessoa apreensiva com a utilização excessiva de dados pode utilizar esta ferramenta para ajustar as suas aplicações aquilo que considera aceitável.

Mais funcionalidades estão a ser planeadas para a aplicação Datally, diz o Google.

A aplicação para Android, que foi descarregada por mais 10 milhões de utilizadores, é grátis e pode ser descarregada no Google Play.

post_title
Como limitar a utilização dados móveis - Datally 1

post_excerpt

Editor's Rating:
5
António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Whatsapp Viber Telegram Ligar Agora Skype Enviar SMS

Bem Vindo!

Ao clicar em ENTRAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.

ajudar-informatico-pt

Mantenha-se Informado!

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo, brindes, ofertas e promoções…

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato

Registo

Ao clicar em REGISTAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.