like ou gosto do Facebook revela personalidade dos utilizadores

Like ou Gosto do Facebook revela personalidade dos utilizadores. Um estudo recente refere que, através do historial de ‘Likes’ no Facebook, é possível obter informações do foro pessoal dos utilizadores.

like ou gosto no facebook revela personalidade


 

Quem nunca fez um Like ou Gosto no Facebook, que atire a primeira pedra.

À partida trata-se de uma banal funcionalidade ( Like ou Gosto ) daquela que é a rede social mais popular do mundo, o Facebook.

Porém, poderá ter uma utilização que vai além da simples manifestação do interesse dos utilizadores.

A preferência que um utilizador tem por algum produto ou tema, poderá servir por exemplo para os anunciantes exibirem a sua publicidade a esse utilizador.
 

Que tipo informações pode revelar um Like ou Gosto do Facebook?

De acordo com um estudo da Universidade de Cambridge e da Microsoft Research, muitas: informações do foro pessoal que possam incluir a orientação sexual dos utilizadores ou até mesmo a sua experiência no consumo de drogas, além de crenças políticas.

Os investigadores desenvolveram um algoritmo que, através das opções Like ou Gosto , consegue criar perfis da personalidade dos utilizadores, conseguindo revelar detalhes íntimos sobre a sua vida.

Por exemplo, este algoritmo conseguiu diferenciar homens e mulheres com uma precisão de 88%, tendo-se excedido na diferenciação entre afro-americanos e brancos com uma percentagem de 95% de precisão.

Estes dados, baseados num universo de oito mil utilizadores norte-americanos, podem ser utilizados em campanhas de marketing online.

É muito fácil clicar no botão Like ou Gosto , é sedutor, referiu David Stillwell, co-autor do estudo.

Mas não se percebe que, anos depois, todos aqueles Likes e Gostos são armazenados e podem ser utilizados contra nós.

Por outro lado, se acha que este estudo revela um pormenor assustador sobre o Facebook então veja este artigo sobre uma tecnologia parecida com o filme Minority Report.
 

Quantos vezes faz Like ou Gosto em media por dia?

Nunca parou para pensar que essa informação sobre as suas preferências pode e irá ser usada por alguém?

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

1 thought on “like ou gosto do Facebook revela personalidade dos utilizadores”

  1. Qusiera saber si alguien quiere ponerme como admin en alguna pagina de facebook :) que se trate de cualquier cosa, no importa cual. Me gusta mucho interactuar con la gente y compartir fotos graciosas xD estoy muy activa por eso queria saber si podria serlo :) se como conseguir muchos seguidores.
    Por favor denme la oportunidad :( se los pido. (soy mujer)

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.