iPhone partilha localização com serviços emergência

A Apple publicou um novo recurso no iOS 12 que partilha automaticamente a sua localização com os socorristas quando os utilizadores dos EUA marcam o numero de emergência 911 através do iPhone.

A medida procura solucionar os problemas com a ligação aos serviços de emergência atraves dum telefone telemóvel, já que a infraestrutura desatualizada dificulta a obtenção rápida e precisa da localização dum utilizador móvel, diz a Apple.

Aproximadamente 80% das chamadas feitas para o 911 são feitas de telemóveis, e é por isso que é importante melhorar esse sistema.

Em 2015, a Apple lançou o HELO (local de emergência hibridido), que previa a localização da pessoa que faz a chamada através do GPS e dos pontos de acesso Wi-Fi.

Agora, a Apple afirmou que também utilizará o RapidSOS que é um canal de dados baseado em Internet para partilhar com segurança esses dados de localização HELO com os centros de emergência dos Estados Unidos 911, de forma a melhorar ainda mais os tempos de resposta.

A tecnologia do RapidSOS integra-se com o programa informático que existe atualmente em muitos centros 911, através do qual irão receber os dados.

A Apple comentou que a FCC está a exigir aos operadores de telecomunicações móveis a localização das pessoas que ligam para os serviços de emergencia num raio de 50 metros em pelo menos 80% das chamadas até 2021.

Os serviços da Apple de localização já excedem essa exigência e neste momento os centros 911 centros terão acesso uma uma precisão bastante grande no que diz respeito à localização das possíveis vitimas.

 

Mas será este sistema seguro?

Mas no seguimento da ultima moda da Apple, a empresa salvaguarda a privacidade dos dados do novo recurso. Os dados de localização do utilizador não podem ser partilhados para outros fins que não seja os de emergencia médica, e apenas o centro do 911 terá acesso ao local durante a chamada.

O suporte ao 911 não foi publicado durante o keynote WWDC da Apple que se realizou no início do mês, onde outros recursos de privacidade, proteção e tecnologia de inteligência artificial foram lançados.

Normalmente, a nova versão do sistema operativo da Apple é publicada ao público em setembro, e isso também vai acontecer com o novo iOS 12.

“As pessoas confiam nos centros de emergência 911 e acreditamos que elas devem ter a melhor tecnologia disponível quando se deparam com uma emergência”, afirmou Tim Cook, CEO da Apple, numa declaração sobre o novo recurso.

Quando cada minuto conta, estas ferramentas ajudarão os socorristas a chegar às vitimas quando elas mais precisarem de assistência.

O que pensa desta solução da Apple e se acha que devia ser aplicada em Portugal.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.