Ipad 4 não suporta o 4G de Portugal

À semelhança do que aconteceu com o iPad 3, o iPad 4 não foge à regra: o novo tablet da Apple também não suporta o 4G. É incompatível com as frequências preferenciais das redes de quarta geração de telemóveis que operam em Portugal.

É o próprio site da Apple que confirma que o iPad 4 não é compatível com as frequências de 800 MHz e 2,6 GHz – que aquelas em que os três operadores móveis mais apostam para a expansão das redes 4G.

Tem agora o um processador mais poderoso, o A6X, que a Apple diz ter o dobro do desempenho gráfico.~

A autonomia mantém-se nas 10 horas e a câmara para Facetime faz vídeo em 720p.

Há 4G, mas não sabemos se funciona na Europa – como sempre. A resolução do ecrã mantém-se a mesma do anterior (ao que tudo indica) e o conector é o de nova geração – o mesmo que está no iPhone 5.

O preço do iPad 4 começa nos 509 euros, para a versão 16 GB.
No leilão levado a cabo pela Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom) no início de 2012, os três operadores adquiriram licenças de exploração para as frequências de 1800 MHz, mas estas frequências ainda não estão disseminadas pelo País.

E por isso, a Apple terá ativado uma “tranca” por via de software que impede os dispositivos anunciados como compatíveis com 4G de operar nestas redes de quarta geração, caso não haja suficiente cobertura no País.

Com esta “tranca digital”, a Apple procura evitar que os iPads e os iPhones 4G frustrem as expectativas dos clientes.

Aquando do lançamento do iPhone 5 os operadores já terão sondado a Apple no sentido de desbloquear os seus dispositivos ( iPad 4 ) para operarem nas frequências 1800 MHz em Portugal.

A Apple revela ainda que o iPad 4 opera com outras frequências como as dos 2,1 GHz, mas as redes 4G portuguesas não usam essas bandas de frequências.

Este não é um problema exclusivo das redes 4G portuguesas: os iPhones e iPads anunciados como sendo compatíveis com o 4G, na realidade não funcionam com as redes de telemóveis de quarta geração de vários países da Europa.

O que foi encarado pelos analistas do mercado como um falha estratégica e comercial da Apple, que acabou por dar prioridade às frequências usadas nos EUA em detrimento das que são usadas noutras paragens impedindo assim o funcionamento do 4G no iPad 4 .

 

Apenas a versão Wi-Fi do iPad 4 sai hoje

De acordo com a Apple, o iPad 4 estreia hoje, mas apenas a versão que acede à Net por Wi-Fi está disponível. Neste primeiro dia, apenas as lojas da especialidade terão à venda o novo tablet da Apple.

Nos operadores, ainda não há iPads 4 à venda – e isto porque Optimus, TMN, Vodafone estarão apenas interessadas em vender os dispositivos que são compatíveis com redes 3G e 4G. De acordo com o que os operadores

O iPad 4 que funciona com as redes 3G e 4G só deve ser lançado «dentro de algumas semanas», têm referido os operadores móveis quando inquiridos pela imprensa nacional.

Nas lojas especializadas em tecnologias, o iPad 4 que opera em Wi-Fi está à venda com os seguintes preços recomendados: modelo de 16GB a 509 euros; o de 32 GB a 609 euros; e o de 64 GB a 709 euros.

 

O que pensa deste problema do iPad 4 ?

 

O 4G será um factor decisivo para si quando pensar em comparar um iPad 4 ?

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.