InvisiMole – Um spyware bastante discreto e complexo

spyware

A empresa de proteção ESET mostrou ter descoberto um novo spyware bastante complexo, o qual poderá ter afetado equipamentos na Rússia e Ucrânia.

Apelidado de InvisiMole, este spyware possui um código bastante complexo e avançado, e apesar de ainda não existir qualquer confirmação, é possível que tenha sido criado por entidades patrocinadas por algum governo ou com finalidades de ganhos financeiros.

Em consonância com a empresa, o malware possui uma área de atuação bastante restrita, tendo sido descoberto apenas em alguns dispositivos ligados a setores específicos. A a a sua complexidade também demonstra que poderá ter demorado diversos meses ou até mesmo anos a ser criado, antes de ter começado a ser propagado.

O spyware encontra-se especificamente criado para ser totalmente invisível, tanto na propagação como na infeção dum equipamento. Acredita-se que o spyware esteve em distribuição e atuação desde 2013, mas jamais tinha sido detetado até neste momento.

A propagação pode ser realizada por diversas formas, tanto física como digital, sendo que o código do mesmo também foi cuidadosamente criado para que não seja ligado a qualquer entidade especialmente, o que dificulta a tarefa de identificação da a a sua origem.

Uma vez instalado num sistema, este pode controlar todas as funções do mesmo no que respeita à recolhe de ecrã, recolhe da câmara e do microfone. Apenas, podem ser gravadas todas as conversações, vídeos e capturas de ecrã dum computador infetado e o o o seu redor.

Além disso, também é possível controlar remotamente o sistema, alterar ficheiros e chaves do registo, carregar drivers maliciosas e diversas outras tarefas que seria de esperar num malware deste modelo.

No geral, o InvisiMole é um spyware bastante complexo e bastante discreto, o qual ainda se encontra em análise devido à a a sua estrutura. Poderá demorar várias semanas até que toda a informação acerca do spyware venha a ser revelada.

Fonte: TugaTech

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Whatsapp Viber Telegram Ligar Agora Skype Enviar SMS

Bem Vindo!

Ao clicar em ENTRAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.

ajudar-informatico-pt

Mantenha-se Informado!

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo, brindes, ofertas e promoções…

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato

Registar

Ao clicar em REGISTAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.