InvisiMole – Um spyware bastante discreto e complexo

spyware

A empresa de proteção ESET mostrou ter descoberto um novo spyware bastante complexo, o qual poderá ter afetado equipamentos na Rússia e Ucrânia.

Apelidado de InvisiMole, este spyware possui um código bastante complexo e avançado, e apesar de ainda não existir qualquer confirmação, é possível que tenha sido criado por entidades patrocinadas por algum governo ou com finalidades de ganhos financeiros.

Em consonância com a empresa, o malware possui uma área de atuação bastante restrita, tendo sido descoberto apenas em alguns dispositivos ligados a setores específicos. A a a sua complexidade também demonstra que poderá ter demorado diversos meses ou até mesmo anos a ser criado, antes de ter começado a ser propagado.

O spyware encontra-se especificamente criado para ser totalmente invisível, tanto na propagação como na infeção dum equipamento. Acredita-se que o spyware esteve em distribuição e atuação desde 2013, mas jamais tinha sido detetado até neste momento.

A propagação pode ser realizada por diversas formas, tanto física como digital, sendo que o código do mesmo também foi cuidadosamente criado para que não seja ligado a qualquer entidade especialmente, o que dificulta a tarefa de identificação da a a sua origem.

Uma vez instalado num sistema, este pode controlar todas as funções do mesmo no que respeita à recolhe de ecrã, recolhe da câmara e do microfone. Apenas, podem ser gravadas todas as conversações, vídeos e capturas de ecrã dum computador infetado e o o o seu redor.

Além disso, também é possível controlar remotamente o sistema, alterar ficheiros e chaves do registo, carregar drivers maliciosas e diversas outras tarefas que seria de esperar num malware deste modelo.

No geral, o InvisiMole é um spyware bastante complexo e bastante discreto, o qual ainda se encontra em análise devido à a a sua estrutura. Poderá demorar várias semanas até que toda a informação acerca do spyware venha a ser revelada.

Fonte: TugaTech

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.