Internet Map – o mapa da Internet

Internet fosse uma galáxia, este seria o mapa capaz de mostrar os planetas contidos nela. O site «The Internet map» foi criado por Ruslan Enikeev e reúne informações de 196 países e todas as zonas de domínio.

Internet Map - o mapa da Internet 1

Trata-se de uma imagem gerada a partir da rede global no final de 2011, quando era composta por um número superior a 350 mil sites. São mais de 2 milhões de links entre as páginas.

Cada site aparece como um círculo, cujo tamanho varia conforme o seu tráfego na Internet.

E a ligação das páginas é o que determina o espaço que haverá entre elas.

Por exemplo: se os cibernautas costumam saltar do Google para o Facebook e vice-versa, os dois aparecerão mais próximos no mapa.

É possível analisar a figura em escala global ou, então, filtrar a partir de países e zonas.

No primeiro caso, os destaques são google.com, facebook.com, youtube.com, yahoo.com e live.com – todos muito próximos.

«A rede global de Internet é um fenómeno da civilização tecnológica, e a sua complexidade excepcional supera qualquer coisa que a humanidade já criou», diz Enikeev. «Em essência, o que estamos a tratar aqui é uma enorme quantidade de informação totalmente desestruturada. O Internet map é uma tentativa de olhar para a estrutura oculta da rede, entender a sua escala colossal, e examinar o que é impossível compreender a partir dos números das estatísticas.»

The Internet Map é um projecto pessoal do russo Ruslan Enikeev e o seu objectivo é dar-nos uma ideia visual da grandiosidade dos sites. Para isso utiliza a mesma ideia visual que temos dos planetas em relação ao seu tamanho na galáxia. O Revolução Digital também está lá!

O projecto The Internet Map é suportado pelo motor do Google Maps mas a interface está toda alterada e adaptada de uma maneira muito engraçada e fácil de compreender.

Imaginem que cada site é um planeta. Cada planeta é tão mais importante consoante o número de visitas que tem. Esta ideia do Ruslan Enikeev já conta com mais de 350.000 sites de 196 países diferentes.

Internet Map - o mapa da Internet 3

Para além do seu tamanho a posição no mapa também é importante pois esta revela de onde é que vieram as visitas e para onde é que vão as pessoas depois de terem estado em determinado site.

 

Qual é que acham que são os 5 planetas mais “gordos” do Mapa da Internet?

Site: Mapa da Internet

Procure o seu site (planeta) no Mapa da Internet.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

2 respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Whatsapp Viber Telegram Ligar Agora Skype Enviar SMS

Bem Vindo!

Ao clicar em ENTRAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.

ajudar-informatico-pt

Mantenha-se Informado!

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo, brindes, ofertas e promoções…

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato

Registar

Ao clicar em REGISTAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.