Internet Map – o mapa da Internet

Internet fosse uma galáxia, este seria o mapa capaz de mostrar os planetas contidos nela. O site «The Internet map» foi criado por Ruslan Enikeev e reúne informações de 196 países e todas as zonas de domínio.

Trata-se de uma imagem gerada a partir da rede global no final de 2011, quando era composta por um número superior a 350 mil sites. São mais de 2 milhões de links entre as páginas.

Cada site aparece como um círculo, cujo tamanho varia conforme o seu tráfego na Internet.

E a ligação das páginas é o que determina o espaço que haverá entre elas.

Por exemplo: se os cibernautas costumam saltar do Google para o Facebook e vice-versa, os dois aparecerão mais próximos no mapa.

É possível analisar a figura em escala global ou, então, filtrar a partir de países e zonas.

No primeiro caso, os destaques são google.com, facebook.com, youtube.com, yahoo.com e live.com – todos muito próximos.

«A rede global de Internet é um fenómeno da civilização tecnológica, e a sua complexidade excepcional supera qualquer coisa que a humanidade já criou», diz Enikeev. «Em essência, o que estamos a tratar aqui é uma enorme quantidade de informação totalmente desestruturada. O Internet map é uma tentativa de olhar para a estrutura oculta da rede, entender a sua escala colossal, e examinar o que é impossível compreender a partir dos números das estatísticas.»

The Internet Map é um projecto pessoal do russo Ruslan Enikeev e o seu objectivo é dar-nos uma ideia visual da grandiosidade dos sites. Para isso utiliza a mesma ideia visual que temos dos planetas em relação ao seu tamanho na galáxia. O Revolução Digital também está lá!

O projecto The Internet Map é suportado pelo motor do Google Maps mas a interface está toda alterada e adaptada de uma maneira muito engraçada e fácil de compreender.

Imaginem que cada site é um planeta. Cada planeta é tão mais importante consoante o número de visitas que tem. Esta ideia do Ruslan Enikeev já conta com mais de 350.000 sites de 196 países diferentes.

Para além do seu tamanho a posição no mapa também é importante pois esta revela de onde é que vieram as visitas e para onde é que vão as pessoas depois de terem estado em determinado site.

 

Qual é que acham que são os 5 planetas mais “gordos” do Mapa da Internet?

Site: Mapa da Internet

Procure o seu site (planeta) no Mapa da Internet.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

2 thoughts on “Internet Map – o mapa da Internet”

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.