Inteligência artificial pode prever acções dos humanos

Inteligência artificial pode prever acções dos humanos 1

Os campos de investigação na área da inteligência artificial não param de se multiplicar. Neste momento, um grupo de investigadores japoneses estão a pesquisar padrões entre o termo de determinadas emoções através da face de políticos e as suas decisões.

Em termos mais abrangentes, será que no futuro a inteligência artificial poderá prever com uma boa probabilidade de êxito as acções dos seres humanos?

Dois investigadores japoneses dizem que sim, com base em duas investigações distintas. Uma das investigações centrou-se no presidente do banco central japonês, Haruhiko Kuroda, e outra investigação centrou-se no presidente do banco central europeu, Mario Draghi.

De acordo com os investigadores, existe uma correlação clara apontada pela inteligência artificial entre expressões faciais mais “tristes” e “abatidas” e o anúncio de alterações à política de estímulo do banco.

O o seu estudo seguiu todas as conferências de informações em que Mario Draghi falou entre Junho de 2016 e Dezembro de 2017 e encontrou indícios de “tristeza” precedendo duas grandes alterações na política do banco em Dezembro de 2016 e Outubro de 2017. Ainda assim, Yoshiiyuki Suimon e Daichi Isami afirmam que a inteligência artificial teve mais facilidade em ler e prever o presidente Japonês, na medida em que as alterações na fisionomia facial de Draghi são muito subtis.

“Estes dados sugerem que Draghi está a manter mais controlo sobre as suas expressões, quer o facto de forma consciente ou não”, afirmou Suimon, citado pela Reuters.

O programa informático usado pelos investigadores pertence à Microsoft e chama-se “Emotion API”, que utiliza um algoritmo de identificação visual para enquadrar as expressões de moção em oito categorias: alegria, tristeza, surpresa, raiva, medo, desprezo, nojo e neutralidade.

Fonte: Maistecnologia

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Categorias:

Seja
Bem Vindo

CLIQUE E DESCOMPLIQUE!

Nós tratamos da tecnologia por si...

Entrar na minha conta:

Seja
Bem Vindo

CLIQUE E DESCOMPLIQUE!

Nós tratamos da tecnologia por si...

Registar a minha conta:

cookies

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.

Estamos a recrutar

Acreditas que podes fazer a diferença na equipa de profissionais do Informatico.pt?
Então escolhe o cargo que pretendes ocupar envia-nos o teu curriculum vitae atualizado em formato PDF.
Acompanhado do teu portefólio e/ou carta de motivação para o email geral@informatico.pt.
Lembra-te de especificar, no assunto do email, o cargo para o qual te candidatas.
Ou então preenche apenas o formulário a seguir…
recrutar

Formulário DE CANDIDATURA

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato