Instagram vai permitir fazer download da a sua informação

O Instagram vai passar a permitir que os utilizadores façam download a um pacote de toda a informação acumulada pela plataforma. Este anuncio surge num contexto em que as questões de privacidade e de gestão da informação privada por parte de organizações tecnológicas se encontra patente na ordem do dia.

Esta funcionalidade é semelhante à que o Facebook introduziu em 2010. O Facebook possibilita que o utilizador faça o download de todas as fotografias, mensagens, anúncios clickados e o registo de toda a a sua actividade na plataforma social através dum click. O Instagram, até neste momento, não apresenta qualquer funcionalidade semelhante.

Estamos a construir uma nova ferramenta de portabilidade de informação,” afirmou um porta-voz do Instagram citado pela Reuters. Esta funcionalidade permitirá aos utilizadores fazer o download das suas fotografias, vídeos e mensagens num pacote único.

Este anúncio com certeza não será independente das novas regulações europeias para a privacidade na internet. A nova regulação europeia, que entrará em vigor dia 25 de Maio, obriga à existência de portabilidade de informação. Assim, é expectável que todas as plataformas com presença acentuada na Europa optem por respeitar a legislação e ofereçam essa oportunidade aos seus utilizadores. Porém, o Instagram não deu qualquer data concreta para o lançamento da funcionalidade, mas é esperado que o faça antes da entrada em vigor da nova lei.

Instagram e o universo Facebook

O Instagram faz parte do universo Facebook e tem mais do que 800 milhões de utilizadores no mundo inteiro. Este anúncio, efectuado na última terça-feira, apareceu num contexto em que o CEO do Facebook se encontrava a responder a questões numa sessão de depoimento no Congresso americano. Em discussão estava precisamente a questão da privacidade dos utilizadores, especialmente, na sequência dos escândalos referentes à interferência russa nas eleições americana e à utilização indevida da informação privada de dezenas de milhões de utilizadores por parte da Cambridge Analytica.

Fonte: Reuters

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.