Inovação no mercado das telecomunicações

No informatico.pt acreditamos firmemente que as telecomunicações são essenciais para nossa sociedade e seu desenvolvimento – elas nos conectam de muitas maneiras em muitos locais ao redor do mundo. As empresas de telecomunicações estão dominando isso há décadas. No entanto, esta excelência, vem com um grande custo e o ônus da grande responsabilidade, sendo o principal motor do nosso mundo digital . Nós, como assinantes, somos duros com as Telecomunicações, já que não aceitaríamos um segundo tempo de inatividade e, se possível, obteríamos todo o serviço gratuitamente.

No passado, no setor de telecomunicações, testemunhamos uma quantidade considerável de decisões tecnológicas e arquiteturas de implementação de software que não eram consideradas lógicas do ponto de vista de especialistas externos. Por exemplo, alguns integrariam abordagens de integração de software tradicionais (legadas), apenas para acomodar os contratos de serviço atuais ou os investimentos dos sistemas legados. Este tempo acabou agora. Nos próximos 3 anos, a Telecoms transformará seus sistemas corporativos e canais digitais B2C em plataformas modernas e ágeis. Eles fornecerão aos funcionários da Telecom recursos de suporte a decisões operacionais orientados por análises e fornecerão recursos de integração de back-end sem interrupções por meio de microsserviços. Acreditamos que os melhores desempenhos iriam ainda mais longe

Krum Daskalov | VP Advanced Analytics e BI ScaleFocus

 

Neste artigo, vamos levá-lo a uma visita à nossa visão do futuro próximo das telecomunicações, onde as alianças de Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina, Realidade Aumentada, Realidade Virtual, 5G e Inter-Indústria serão alguns dos principais impulsionadores. A fé desse negócio dinâmico dependerá de parcerias estratégicas, adoção rápida de inovação e estratégias de clientes democratizadas. Agora vamos ver o que esperar nos próximos dois anos no setor de telecomunicações.

As telecomunicações são empresas“ tradicionais ”que lutam ao tentar lidar com o churn, causadas por ofertas de concorrentes abaixo da faixa e serviços OTT. Em 2018 – 2021, continuaremos a promover aos nossos clientes a abordagem Lean para o desenvolvimento de soluções vantajosas de preços preditivos. Vemos a economia da API entrando nas telecomunicações, permitindo que os vários LoBs desenvolvam independentemente seus próprios aplicativos e, assim, aproveitando os investimentos atuais em DW / BI, MPP e Big Data.

Wolfgang Klotzki | Co-fundador e diretor administrativo | Clintworld GmbH

 

1) Conteúdo Premium e alianças entre indústrias no setor de telecomunicações

tendências da indústria de telecomunicações

As telecomunicações querem voltar à linha de frente: em outras palavras, menos sendo a embarcação subjacente para fornecer serviços de voz e dados, mas mais sobre gerenciamento e fornecimento de conteúdo exclusivo. Logo poderíamos esperar que as Telcos fossem proprietárias das empresas que estão produzindo conteúdo de entretenimento, por exemplo, programas de TV populares, jogos esportivos ao vivo etc. Muitas empresas de telecomunicações estão fortemente concentradas em investimentos em conteúdo de alta qualidade, mas essa tendência vem com um custo. E o preço é geralmente calculado em bilhões. Diversificar seu portfólio de serviços é bom, mas todos os gastos devem trazer à sua empresa os resultados desejados, sem prejudicar sua visão e seus valores. Parece que os jogadores de telecomunicações,

No período de 2018-2021, decisões cada vez mais importantes serão transferidas para o nível departamental ou dentro de equipes de“ start-up ”dedicadas dentro das telecomunicações. Esses tomadores de decisão e usuários do LoB usarão o Data Mining e o Predictive Analytics deliberadamente ou mesmo sem perceber. Considere uma solução de CRM analítica que seja inteligente o suficiente para criar lembretes de forma proativa para oportunidades de venda cruzada e, assim, disparar uma atividade na solução de gerenciamento de campanhas. Essa abordagem analítica também permitiria às empresas de telecomunicações conhecer melhor as necessidades de seus clientes e oferecer serviços personalizados – com base em suas preferências.

Apostol Mushmov | Fundador e Diretor Geral | 11235 Ltd.

 

2) Indústria de Telecomunicações vai liberta o poder do 5G

Espera-se que os players pioneiros no setor de telecomunicações permitam o 5G entre 2018 e 2021. Perseguir os Gs parece ser uma boa estratégia, pois em cada novo padrão de telecomunicações sem fio há oportunidades de crescimento de receita. Mas não se deve focar apenas no aumento de velocidade: o 5G destaca o hardware e o software de infraestrutura de rede, possibilitando assim novas possibilidades, como a inserção de anúncios, o desconto e a entrega de conteúdo de alta qualidade.

O exigente mercado de transmissão e transmissão ao vivo via celular exige conexões sem fio rápidas e confiáveis. O 5G parece promissor para o setor de transmissão ao vivo, já que espera-se que ele ofereça uma tecnologia sem fio mais rápida, confiável, segura e ágil. A 5G também promete trazer confiabilidade, escalabilidade, segurança e mobilidade universal em toda a indústria de telecomunicações, o que impulsionaria vários serviços, diretamente conectados à IoT. Como banda larga móvel superior, o 5G visa capacitar a IoT massiva, oferecendo capacidade e desempenho de rede em inúmeras aplicações da IoT nos mais diversos contextos. No gráfico abaixo, você encontrará algumas previsões do mercado sobre o futuro da 5G e da IoT em porcentagens e números … números grandes.

Um infográfico ilustrando detalhes sobre a tendência da indústria de telecomunicações 5G.

Acreditamos que os principais serviços de telecomunicações continuarão a dominar a contribuição de valor para as empresas de médio e grande porte em 2018-2020. O tráfego nas redes principais aumentará significativamente devido ao enorme crescimento dos dados móveis, bem como à adoção de novos serviços, como IoT e vídeo 4K. No entanto, o foco das telecomunicações deve ficar com o cliente: oferecer soluções prontas para empresas através de serviços integrados (gerenciados) e melhorar a jornada do cliente ao longo de todo o ciclo de vida. Infelizmente, ainda é bastante comum quando as experiências do cliente diminuem significativamente, por exemplo, quando o cliente está tentando se movimentar e terminar sua assinatura.

Todor Georgiev | Diretor de Desenvolvimento de Negócios e Tecnologia | Novatel

 

3) Otimizar sem comprometer

As telecomunicações continuam a lutar com receitas decrescentes e precisam tomar decisões difíceis. Recentemente, descobriu-se que uma conhecida empresa européia de telecomunicações está planeando cortar cerca de 7.000 empregos para se manter eficiente. Além disso, rumores dizem que o objetivo é empregar cerca de 2.000 jovens funcionários. Esse é um problema contínuo, que muitos players do setor de telecomunicações vêm enfrentando nos últimos anos. Considerando o virtualmente esgotado mercado de empregos de TI / digital, muitos especialistas acham que o trabalho em empresas de telecomunicações não é suficientemente desafiador e foca em empresas digitais mais frias. Assim, as telecomunicações não terão outra escolha senão enfrentar o dilema de automatizar alguns de seus processos ou começar a fazer algumas rotações de trabalho, capacitando os funcionários a adquirir novas habilidades e conhecimentos, bem como desenvolver suas carreiras.

Não há resposta certa ou errada aqui; no entanto, as telecomunicações terão que enfrentar esse desafio contínuo e resolvê-lo de uma forma ou de outra nos próximos dois anos.

4) Realidade Aumentada e a Realidade Virtual para a Indústria de Telecomunicações

Realidade do aumento como a tendência da indústria de telecomunicações ilustrada por um 3D rende de uma tela preta genérica do telefone esperto que emana pixéis pequenos aleatoriamente.

Realidade Aumentada (AR) está ganhando mais poder e popularidade a cada dia. O objetivo principal do AR é capacitar visualizações digitais em imagens reais. Muitos jogos da moda estão usando isso para tornar a experiência do usuário ainda mais enriquecedora e real. Os filtros de rosto no Instagram, Snapchat e Facebook são alguns dos exemplos mais simples do uso diário de AR. Realidade Aumentada teve um dos seus picos em 2016, quando a Niantic lançou o Pokémon Go, que mais tarde se transformou em um blockbuster. Esperamos que esta tendência cresça nos próximos anos, criando assim uma demanda por aplicações mais sofisticadas. Isso aumentará os portfólios de dispositivos e gadgets do provedor. Os usuários de smartphones começarão a abraçar a Realidade Aumentada mais do que nunca. Esperamos que a maioria do uso de AR envolva a criação de conteúdo viral por meio de câmeras de smartphone.

Por outro lado, os aplicativos de Realidade Aumentada em B2B vão mudar significativamente a forma como as pessoas executam seus trabalhos: por exemplo, imagine um engenheiro capaz de encontrar um link FO quebrado dentro de um monte de cabos simplesmente segurando um smartphone e abrindo um aplicativo específico. Isso diminuirá significativamente o tempo necessário para executar a solução de problemas, encontrar problemas e corrigi-los. O cliente final ficará satisfeito e todo o processo será mais eficiente.

As telecomunicações também começarão a usar as tecnologias de Realidade Virtual (VR) para reforçar a experiência do cliente. Muitas empresas de telecomunicações têm lutado nessa área há algum tempo. Plataformas com tecnologia VR irão auxiliá-los no fornecimento de experiências únicas de entretenimento e os ajudarão a diferenciar seus produtos e serviços. Por exemplo, a empresa de telecomunicações X poderia usar a Realidade Virtual para demonstrar seu novo produto / serviço aos clientes. Esta é uma forma bastante interativa de apresentar um novo dispositivo premium de smartphone ou lançar um novo aplicativo de jogo.

5) Regulamentos em Andamento para o Setor de Telecomunicações

tendências da indústria de telecomunicações

A indústria de telecomunicações tem enfrentado muitos desafios de regulamentação devido à natureza e complexidade do ambiente circundante. No ano passado, a UE baixou todas as tarifas de roaming. Esta nova política, no entanto, tinha armadilhas significativas para as telecomunicações. Tais tendências nas regulamentações continuarão nos próximos anos também. O tópico mais quente, circulando em torno da mídia hoje em dia, são os regulamentos GDPR . De acordo com os críticos, tornar a sua telecom compatível com o GDPR custará milhões. No entanto, não cumpri-lo, trará ainda mais dores de cabeça. Todas as empresas de telecomunicações precisam proteger os dados pessoais de seus clientes, impedi-los de cair em fraudes ou serem expostos a anúncios indesejáveis.

Depois da aplicação das novas regras de roaming que acabaram com as tarifas de roaming na UE, há muitos desenvolvimentos regulatórios que afetam o setor de telecomunicações nos próximos anos. As telecomunicações terão que cumprir as próximas mudanças legislativas que influenciarão significativamente e provavelmente mudarão as Telecomunicações dentro e fora da UE. As telecomunicações enfrentam o GDPR, o Regulamento da Privacidade, a Diretiva EECC, a Neutralidade da Rede e muitas outras regras regulamentares. As apostas são altas, não apenas na UE, mas em escala global. Assim, as telecomunicações estão começando a adotar esses incentivos regulatórios e estão transformando-os em benefícios focados no assinante. Por exemplo, alguns MNOs estão refazendo seus portais de autoatendimento e estão incorporando uma solução de gerenciamento de consentimento amigável ao usuário em conformidade com o GDPR.

Teodora Bobcheva | Advogado de Direito | ScaleFocus

 

Esperaríamos muitos regulamentos futuros, que inevitavelmente afetariam o setor de telecomunicações. O melhor conselho que damos às empresas de telecomunicações é seguir as tendências e ser flexíveis o suficiente para se adaptar rapidamente a elas.

6) Machine Learning e Inteligência Artificial Uma ilustração de inteligência artificial como uma tendência da indústria de telecomunicações.

Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML) são dois dos conceitos mais quentes circulando em todo o mundo no ano passado. Esses dois também desempenharão um papel crucial no desenvolvimento de telecomunicações, já que ajudarão a automatizar e melhorar muitas operações de back-office e interações triviais com os clientes. Chatbots de atendimento ao cliente , reconhecimento de voz e serviços de voz para clientes , bem como manutenção preditiva, já estão em uso em algumas das maiores empresas de telecomunicações do mundo. Eles sentiram os benefícios de levar essas tecnologias ao seu uso. Aqui está o que a AT & T diz em seu relatório anual sobre automação e inteligência artificial :

Pretendemos continuar nosso foco na redução de custos, gerando economia por meio da automação, da cadeia de suprimentos, do design de benefícios, da digitalização de transações e da otimização dos custos da rede. Além disso, a transição contínua de nossa rede para uma tecnologia baseada em software mais eficiente deverá continuar impulsionando tendências de despesas favoráveis ​​nos próximos anos.

Relatório Anual da AT & T Inc.

Estamos implementando a AI para nos ajudar a identificar onde esses pontos de interrupção estão e ajudar a repará-los de maneira automatizada, sem intervenção humana. Isso vale para falhas de hardware, falhas de software.

Dr. Mazin Gilbert | AT & T

 

Vendo o quadro mais amplo, fica claro que as telecomunicações estão gastando fortunas em suporte ao cliente, manutenção e melhor infra-estrutura. As tendências em IA e Aprendizado de Máquina continuarão a impactar esses centros de custo. Um exemplo de migração de web farm, leia aqui.

7) Mais conectividade nos aviões

Linda mulher loira está verificando suas notificações graças a tendência de conectividade em voo mais recente no setor de telecomunicações.

A conectividade em voo está se tornando um fator de mudança para as companhias aéreas. Assim como a conectividade está transformando nossas vidas diárias, as aeronaves conectadas irão redefinir o modo de operação do serviço ao cliente das companhias aéreas. A pesquisa mostra que a capacidade de usar o smartphone durante uma viagem de avião está entre as três principais considerações que as pessoas têm ao escolher uma companhia aérea.

No entanto, o IFCS (sistemas de conectividade em vôo) também está altamente exposto a ameaças e violações devido ao fato de os aviões serem um alvo de ataques cibernéticos. Assim, esse serviço deve ser extra-seguro, gerenciado centralmente e com muitas funcionalidades específicas de faturamento e gerenciamento de conteúdo, aplicáveis ​​para uso na aeronave. À primeira vista, os volumes esperados dos viajantes de avião poderiam ser facilmente negligenciados por algumas empresas de telecomunicações, mas os jogadores inteligentes com metodologias ágeis estabelecidas de capacitação de produtos / serviços venceriam este e estariam melhor posicionados.

8) Digitalização no suporte ao cliente para maior eficiência

O suporte ao cliente é o serviço mais comum que os clientes procuram quando ligam para o call center da sua operadora de telecomunicações. Todo o processo pode ser lento e desagradável para ambos os lados. Para não mencionar, por vezes, o problema permanece, mesmo após a chamada. A digitalização no Suporte ao Cliente é a tendência final de mudança de jogo que discutiremos neste artigo. Por exemplo, futuros centros de suporte digital baseados em analítica já estão em uso por uma telecom global. A telco montou um sofisticado sistema para rastrear e prever problemas de clientes. Essa nova abordagem oferece aos usuários recursos de autoatendimento para resolver questões e dificuldades por conta própria, o que reduziu o número de chamadas de suporte em 90%. Esses sistemas normalmente fornecem três níveis de suporte.

No nível de suporte ao suporte técnico, esperamos que as telecomunicações atinjam 75% das chamadas a serem resolvidas usando o autoatendimento com base na atual base de conhecimento treinada em ML. Os outros 15% podem ser resolvidos usando o bate-papo em tempo real (usando funcionários ou AI para responder a perguntas). Isso deixa apenas 10%, que precisam ser manipulados por uma chamada de voz real com um representante de suporte. A adoção desse método não apenas reduzirá seus custos a longo prazo, mas também melhorará a satisfação do cliente. O que mais as Telcos desejariam?

As telecomunicações estão mudando com extrema rapidez para agregar mais valor ao setor de conectividade digital, constantemente desestruturado. Nos próximos 3 anos, nossa missão é continuar apoiando os negócios búlgaros tornando-se também um parceiro de alta tecnologia, que oferece IoT, Cloud Solutions, IaaS, serviços de integração de ICT e aplicativos móveis de marca branca.

Aleksandar Vasilev | Chefe do departamento de dados de negócios e vendas por atacado de TIC | Mobiltel

 

Conclusão

Tudo se resume a um bom alinhamento, planeamento estratégico e agilidade

Tendências vêm e vão todos os dias. É por isso que aconselhamos as empresas de telecomunicações a adotarem novas tecnologias e estarem sempre prontas para mais uma adoção de interrupção. Empregue uma atitude focada no cliente e mudança de boas-vindas em todas as suas equipes. Não conte os dólares gastos em projetos-piloto que você nunca colocou em produção, conte as oportunidades perdidas por não atuar a tempo. Procure, leia e siga as tendências de tecnologia, você pensa em se alinhar à sua estratégia geral, sistemas e visão para o futuro. Tudo é individual, mas essas tendências que mudam o jogo acabarão por afetar todo o setor de telecomunicações.

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António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

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