Inovação é sinónimo de coragem

Inovação é uma palavra que ultimamente tem estado muito na moda. Todas as empresas querem inovar, querem ganhar suas medalhas de reconhecimento por possuir um ambiente altamente inovador. Mas afinal, o que é inovação?

Nathalie Trutmann, diretora de inovação da FIAP e coordenadora do MBA em Technology Ventures – Negócios e Empreendedorismo 2.0, diz que que, primordialmente, a cultura de inovação é um ambiente que facilite a criação de novos produtos ou serviços. No entanto, não é tão simples quanto parece. Dona de uma inquietude genuína, ela sempre buscou sonhos que poderiam fazer a diferença no mundo, inclusive no mundo corporativo.´

O primeiro exemplo da cultura do “design thinking” ou inovação veio aos 22 anos. “A primeira vez que eu SENTI o que era inovação foi em 1997 no início da minha carreira. Eu era gerente de produto em uma indústria farmacêutica. Tinha um salário bem acima da média, uma agenda de viagens invejável e um currículo que iria garantir meu futuro. Apesar de todo o glamour da posição eu me sentia asfixiada, como se estivesse presa em um hospital dentro de uma camisa de força”, contou.

Um dia a empresa anunciou um novo diretor de marketing que surpreendeu toda a equipe. Ele era um senhor alto, barriga de boa vida e usava uma gravata do Mickey Mouse enorme que chegou com poucas palavras e escreveu as metas que queria alcançar. Toda a equipe se calou, menos Nathalie. “Finalmente apareceu alguém que fala a minha língua!”, afirmou.

Apesar da euforia, ela continuou a sentir-se claustrofóbica e decidiu pedir demissão. Após ouvir suas palavras entrecortadas ele respondeu “Me fala, por favor, o que é o mais importante na vida?”. Ela não tinha resposta. Foi quando ele se levantou e escreveu na lousa: “Felicidade. Ser feliz e nada mais!”.

E foi isso o que ele fez, não só cumprindo com o papel de chefe, mas inspirando toda a equipe. “De um dia para o outro, ele infiltrou felicidade e bom humor no nosso dia a dia e motivou toda a empresa com ações pequenas e simples a bater o record em vendas e revolucionar o mercado”, revelou Nathalie.

“É dificil explicar como essas pequenas ações descontraídas mudaram aquele ambiente regulado e sério, mas o certo é que depois de pouco tempo ele ganhou o apelido de ‘professor’ e é até hoje ele é lembrando com muito carinho por todos, inclusive os fornecedores, que tiveram a sorte de trabalhar com ele também”, ressaltou. Essa é a história que mudou Nathalie e mostrou o que faltava em sua vida: inovação.

Transformar a cultura da empresa em um ambiente propício para a criatividade e novas ideias é um processo que pode sim ser simples, basta querer e encontrar nos colaboradores o que faz com que seus olhos brilhem. Nathalie também recomenda: “inovar é ter coragem, coragem para agir e mudar”.

A maior mudança na estrutura empresarial é fazer o colaborador se sentir parte da empresa. Por isso, o OneNote é uma ferramenta que permite organizar debates com outras pessoas em reuniões, usar as páginas do bloco de anotações como um quadro de comunicações virtual e configurar blocos compartilhados nos quais todos possam exibir, adicionar e editar informações.

 

O que pensa da Inovação em Portugal?

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
cookies

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.

Estamos a recrutar

Acreditas que podes fazer a diferença na equipa de profissionais do Informatico.pt?
Então escolhe o cargo que pretendes ocupar envia-nos o teu curriculum vitae atualizado em formato PDF.
Acompanhado do teu portefólio e/ou carta de motivação para o email [email protected].
Lembra-te de especificar, no assunto do email, o cargo para o qual te candidatas.
Ou então preenche apenas o formulário a seguir…
recrutar

Formulário DE CANDIDATURA

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato