Imagens animadas GIF sem concorrente após 30 anos

Onde estava em 1987? Alguns de nós se calhar ainda não tínhamos nascido o que torna ainda mais caricato o fenómeno que faz com que os GIFs animados ainda hoje sejam a melhor solução para um problema que nenhuma tecnologia mais moderna conseguiu erradicar.

gifs-animados

O formato GIF nasceu numa altura em que os computadores eram máquinas bem diferentes das actuais, algo que fica demonstrado pela sua capacidade de guardar imagens com um máximo de 256 cores. No entanto, era um formato que usava a compressão LZW e permitia reduzir bastante o tamanho das imagens… e que tinha uma curiosidade adicional, permitia criar imagens animadas.

Este pormenor pode considerar-se um detalhe ao nível das SMS (que inicialmente tinham sido concebidas apenas como forma de mandar mensagens curtas com estados da rede para os operadores, mas que se tornaram no fenómeno que todos conhecemos). E na verdade é unicamente graças a ele que o GIF continua entre nós mesmo depois de já ter passado por um dos maiores escândalos da internet, quando os responsáveis pelo formato exigiram que todos começassem a pagar uma “taxa”!
gifs-animados-30-anos

Desde então que muitas têm sido as tentativas de encontrar um sucessor mais moderno e capaz. E na verdade, foi dessa polémica que nasceu o formato PNG, que é de facto superior ao GIF… excepto num pequeno detalhe: os seus criadores consideraram que permitir imagens animadas era absurdo, e com essa simples decisão, inadvertidamente, garantiram que o GIF continuasse a existir por muitos mais anos. Por toda a internet, onde quer que se queira mostrar uma imagem animada que não dependa de javascript ou codecs para ser vista, o GIF é o formato de eleição.

Actualmente começam a surgir sites e serviços que tentam inteligentemente usar as capacidades de vídeo do HTML5 para compensar as lacunas dos GIFs animados; mas infelizmente, ainda não há nenhum formato tão simples e prático de usar para pequenas animações, como o GIF. O resultado, lamentavelmente, é a de que por muito que se vá fazendo, o GIF animado irá permanecer connosco… para o melhor e para o pior.

 

O que pensa deste velhinho formato GIF ?

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.