Idosa restaura imagem de Cristo

Uma senhora na casa dos 80 anos decidiu ‘restaurar’ um fresco que está exposto na Igreja do Santuário da Misericórdia em Borja (Aragão), Espanha.

A intenção era boa mas o resultado, que aqui mostramos… foi hoje divulgado pela autarquia.

A pintura, da autoria do espanhol Elias García Martínez, foi realizada nos primeiros anos do século passado (XX) e decora uma das paredes da Igreja do Santuário da Misericórdia em Borja (Aragão), Espanha.

“Uma idosa, muito bem intencionada, decidiu, por sua conta própria e risco [no passado mês de julho], restaurar o fresco que, na realidade, estava em mau estado por causa da humidade”, explicou Juan María Ojeda, conselheiro de cultura de Borja, ao programa “Queremos Falar” da ABC Punto Radio.

Agora, resta reparar o mal feito. “Uma vez avaliados os prejuízos, a pintura irá ser restaurada”, garantiu o conselheiro de cultura de Borja.

[youtube id=”9XOABOTQmTI” width=”600″ height=”350″]

O “restauro” do fresco feito por uma idosa de 81 anos está a originar uma verdadeira peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora da Misericórdia de Borja, em Espanha.

Internautas defendem que deve continuar como está.

Segundo o jornal ABC, ninguém quer deixar de ver com os próprios olhos o restauro feito pela idosa Cecilia Giménez ao original de Elías García Martínez.

De tal forma que os turistas fazem fila para poder tirar uma fotografia ao lado da obra.

Os habitantes locais acreditam que o fresco deve ficar como está, já que poderá ser um novo atrativo turístico para a região.

Entretanto, na Internet, são cada vez mais os que defendem a manutenção deste novo Ecce Homo (nome dado às representações de Cristo em sofrimento), que já está a ser considerado um novo ícone pop.

“De ser uma pintura bastante académica e tremendamente ancorada no século XIX passou a converter-se, graças às mãos radiantes desta mulher, num ícone pop”, indicou o escritor Jesús Ferrero no seu Facebook.

Já o humorista Berto Romero disse aos habitantes de Borja que comecem a cobrar entrada: “Não veem que vos calhou a lotaria? E Cecilia que venda quadros.”

Uma petição lançada no site charge.org já conseguiu mais de dez mil assinaturas. O texto diz que o “ousado trabalho” da “artista espontânea” revela um “cativante ato de amor” e “uma reflexão inteligente da situação poloítica e social do nosso tempo”.

Segundo o autor da petição, Javier Domingo, “o resultado da intervenção combina inteligentemente o expressionismo primitivo de Franscisco de Goya, com figuras como Ensor, Munch, Modigliani ou o grupo Die Brücke, pertencente à corrente artística do expressionismo alemão”.


Por outro lado, multiplicam-se nas redes sociais as montagens com o novo Ecco Homo, com o rosto de Cristo a ser substituído pelo de inúmeras personalidades, desde o primeiro-ministro espanhol, José Maria Aznar, a Homer Simpson.

A mulher que, sem habilitações para isso, decidiu restaurar um fresco degradado da igreja do Santuário da Misericórdia em Borja, Espanha, ficou de cama quando percebeu que o estrago foi notícia pelo mundo fora.

O jornal “El Mundo” noticia hoje que Cecilia Giménez, 81 anos, ficou muito abalado quando percebeu o que tinha feito e que a notícia se tinha espalhado através dos órgãos de comunicação social.

[youtube id=”77EYkdrKAmw” width=”600″ height=”350″]

A senhora terá sofrido um ataque de ansiedade e está de cama, avançou a agência Efe. Vizinhos mais chegados da idosa explicaram que estavam a tentar alimentá-la, apesar de ela estar tão abalada que perdeu a fome.
Cecilia mora a poucos metros da igreja do Santuário da Misericórdia em Borja e, em julho, ao ver o estado de degradação em que se encontrava o fresco da autoria do espanhol Elias García Martínez, decidiu restaurá-lo.

A intenção era boa, mas a idosa não tem qualquer habilitação para o fazer, pelo que acabou por destruir ainda mais a obra.

Na quarta-feira, em declarações à TVE, Cecilia contou que não fez o “restauro” às escondidas, que todas as pessoas que entravam na igreja viam o que estava a fazer.

No entanto, a autarquia de Borja não descarta a possibilidade de avançar com ações legais contra a idosa.

 

O que pensa da obra de arte da idosa ?

Página Facebook

 

Torne-se fã da idosa…

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

4 thoughts on “Idosa restaura imagem de Cristo”

  1. ?como está a recepção de brasileiros na Espanha ?
    ? qual meu gasto de uma semana em madrid , e uma semana no interior da espanha ?

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.