Ideias úteis para empresas portuguesas

Ideias que saltam da universidade para o mercado e podem ser ligadas à energia, a saúde, a educação, ambiente, transportes e comunicações.

Fraunhofer Portugal Challenge recebeu soluções para problemas em várias áreas vitais.

Da universidade para o mercado: é este o mote do concurso de ideias Fraunhofer Portugal Challenge (FPC), dirigido a estudantes e investigadores de universidades portuguesas e que pretende incentivar e premiar a“investigação científica de utilidade prática”.
A competição, cujo período de candidaturas já terminou, é promovida pelo centro de investigação Fraunhofer AICOS e lançou aos estudantes e investigadores das universidades nacionais o “desafio” de apresentarem ideias inovadoras, úteis e com potencial de mercado.

O objectivo é potenciar o conhecimento adquirido nas universidades e premiar aqueles cujo estudo ou investigação estão orientados para soluções práticas que possam, no final, ser usadas para melhorar o quotidiano das pessoas e das organizações.

Lançado o desafio, o FPC recebeu candidaturas de universidades de todo o país, sendo que as ideias apresentadas deviam ter como base uma tese de mestrado ou doutoramento desenvolvida pelo candidato.

O júri mostrou-se impressionado com a qualidade dos trabalhos recebidos, tanto pela “utilidade prática” das ideias como pelo conhecimento técnico demonstrado pelos concorrentes.

As ideias apresentadas exploram soluções para problemas em várias áreas vitais da nossa sociedade, como a energia, a saúde, a educação, ambiente, transportes e comunicações. As ideias vencedoras desta edição serão apresentadas publicamente a 25 de Outubro, no evento de encerramento do concurso.

As duas anteriores edições do FPC, lançado em 2010, revelaram algumas ideias com grande potencial de mercado e com possibilidade de implementação.

 

Algumas das ideias premiadas:

a criação de um mercado electrónico de teleradiografia que permite melhorar o acesso da população aos serviços de radiologia, com mais rapidez e custo mais baixos (2011);
um pequeno dispositivo de comunicação wireless que consegue funcionar sem bateria, indo buscar energia a ondas electromagnéticas (2011);
um sistema de inteligência artificial que é capaz de substituir, e com melhores resultados, os seres humanos na análise e na gestão de produtos financeiros (2011);
uma aplicação para smartphones que consegue rapidamente prever o avanço de um determinado incêndio florestal (2011) ou um novo modelo de acesso à informação médica por parte dos profissionais da saúde, garantindo mais segurança e flexibilidade (2010).

 

E você tem ideias de negócio que gostava de por em prática?

Deixe um comentário.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

1 thought on “Ideias úteis para empresas portuguesas”

  1. A pesar de que duerme en un colchón suave, los codos de mi Golden retriever están fisurados y uno con sangre. ¿Qué me recomiendan que haga, obviamente además de ir al veterinario?

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.