Homem preso por comercializar CDs com Windows gratuito


Se estiverem a pensar numa forma de reduzir o desperdício electrónico, facilitando a reinstalação de Windows em PCs velhos, será melhor terem muito cuidado como o fazem… já que essas boas intenções podem valer-vos acima de 1 ano na prisão.

Eric Lundgren é um conhecido activista que luta contra o desperdício electrónico, tendo criado uma empresa – que já conta com 100 empregados – que promove a reutilização de material usado. Não será por isso de estranhar que a correta altura se tenha lembrado de recriar e disponibilizar DVDs com o Windows 7 de reposição… mal sabendo que isso o iria atirar para a cadeia.

Embora actualmente os PCs já nem venham com drives de CD/DVD, noutros tempos era comum que os portáteis e PCs viessem com um disco de reposição do Windows, para se reinstalar o sistema em caso de qualquer problema ou avaria. Era uma prática que posteriormente se foi perdendo, com os fabricantes a pouparem os cêntimos que custava o disco, direccionando os utilizadores para o download gratuito disponibilizado pela Microsoft.

De referir que estes discos servem simplesmente para reinstalar o Windows em PCs que já estão legalmente licenciados para tal, com a chave de produto / certificado de autenticidade colado na caixa; pelo que não servem de nada para quem estiver à procura dum Windows “gratuito”.

A questão é que muitos dos utilizadores destes PCs não sabem onde puseram estes discos, ou não sabem onde fazer o download, ou apenas não estão dispostos a ter esse trabalho – situação que levou Eric Lundgren a aventurar-se na produção duma série de milhares destes DVDs, aos disponibilizar a lojas de reparação, para que os pudessem comercializar a custo simbólico aos seus clientes. Uma forma de lhes poupar o trabalho de fazerem isso…. mas que a Microsoft não gostou.

Quando os discos estavam a entrar nos EUA, já fruto duma cilada onde lhe tinha sido pedido que os comprasse em o seu nome, foram apreendidos como sendo contrafacção e Eric Lundgren foi detido por falcatrua e falsificação – e de nada valeu tentar explicar ao tribunal que não se tratavam de Windows pirateados, mas sim, e simplesmente, de Windows de reposição que servem simplesmente para reinstalar o sistema em PCs já legalmente habilitados a terem o Windows instalado!

A Microsoft também não facilitou a tarefa, tratando o caso como se qualquer outra situação de venda de Windows pirateados… e a consequência é a incrível sentença de 15 meses de prisão efectiva, para alguém que tem passado a a sua vida a tentar reduzir o desperdício electrónico e tentava ajudar a manter mais alguns milhares de PCs a funcionarem por mais alguns anos, em vez de serem atirados para o lixo.

Fonte: Abertoatedemadrugada

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.