Gráfico Social Facebook – uma ferramenta assustadora de data-mining

O Facebook disponibilizou um nova ferramenta de pesquisa chamada Gráfico Social .

facebook-graph-search-logo-like-buttons
A Pesquisa no Gráfico Social ajuda as pessoas a explorarem o Facebook de uma forma completamente nova. Os resultados da Pesquisa no Gráfico Social são diferentes para todos, com base naquilo que partilhamos. As nossas escolhas de privacidade determinam o que os nossos amigos conseguem ver quando pesquisam.
Com este novo conceito de pesquisa presente na rede social é possível encontrar pessoas que partilhem os mesmos interesses ou até fazer uma pesquisa rápida e ter acesso a todas as fotografias que os amigos da rede social tiraram em determinado local, ou em determinado ano.

Pesquisa-no-Grafico-Social-1

O novo motor de pesquisa da rede social foi lançado em formato beta e será implementado gradualmente. Por agora os utilizadores têm a possibilidade de aceder à página dedicada à nova funcionalidade da rede social e “aderir à lista de espera”.

lista-de-espera_pesquisafb

 

Como utilizar já a Pesquisa no Gráfico Social?

A Pesquisa no Gráfico Social está disponível para as pessoas que utilizam o Facebook em inglês (EUA). Se não utilizares o Facebook em inglês (EUA), ainda não terá disponível a Pesquisa no Gráfico Social.

Se ainda estiveres à espera da Pesquisa no Gráfico Social, podes consultar alguns exemplos de pesquisas. Clica em Experimentar uma pesquisa para veres o aspeto dos resultados com a pesquisa “Pessoas que vivem na minha cidade”.

Para a experimentar a Pesquisa no Gráfico Social, basta saber inglês e alterar, nas suas preferências do Facebook, a sua língua para English-US.

aaa

A Pesquisa no Gráfico Social é uma potente ferramenta de data-mining bastante útil para encontrar os restaurantes que os seus amigos visitaram e gostaram ou descobrir músicas novas que também gostará, entre outras coisas.

No entanto, coloca bem a nu a importância das escolhas que fez na privacidade dos seus dados pessoais.

Todos aqueles que são públicos catalogam-no e fazem com que seja agora muito mais facilmente encontrado por todos e agrupado junto a pessoas que desconhece.

E, melhor ou pior ainda, quando são cruzados alguns dos seus dados, o resultado pode ser assustador ou hilariante, dependendo do ponto de vista.

“A nossa missão é tornar o mundo mais aberto e conectado ao dar às pessoas as ferramentas”, afirmou Mark Zuckerberg, durante o evento onde se esperava com ansiedade a revelação da rede social.

 

Vejamos alguns exemplos de pesquisas no Gráfico Social:

(só conseguirá visualizar estes links depois de colocar o Facebook em Inglês)

 

Categoria casados infelizes

Pessoas casadas que gostam de Acompanhantes de luxo

Homens casados que gostam da discoteca Trumps

Esposas de homens casados que gostam de Acompanhantes de luxo (as suas [infelizes] esposas)

Esposas dos meus amigos casados que estão interessados em homens (eles, não elas)

 

Categoria indecisos

Pessoas que gostam do PNR – Partido Nacional Renovador e da ILGA (Associação ILGA Portugal – Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual e Transgénero)

Meus amigos que gostam do F.C.Porto e do Sport Lisboa e Benfica
(um clássico)

 

Categoria apanhados

Católicos A Favor da Despenalização do Aborto

Pessoas que foram a touradas no Campo Pequeno mas são contra as touradas

Pessoas do Bloco de Esquerda que frequentam o restaurante Bica do Sapato
(A Esquerda Caviar existe mesmo!)

Onde estão empregadas mais pessoas do PNR – Partido Nacional Renovador

Pessoas que votaram PSD e foram à Manifestação: Que se Lixe a Troika! no Porto

Pessoas que votaram PSD e foram à Manifestação: Que se Lixe a Troika! em Beja!

Pessoas que gostam do PSD e do Movimento Que se Lixe a Troika! Queremos as nossas Vidas

Como qualquer Informático digno do seu nome, não poderia deixar passar mais esta oportunidade de tentar ver por baixo da cortina.

Mas foi só um cheirinho do que, segundo conheço Portugal, ainda vai dar muito que falar. Se tiverem mais ideias curiosas, deixem nos comentários em baixo.

Tenha em atenção que, mesmo que ainda não tenha a Pesquisa no Gráfico Social, pode aparecer na mesma nos resultados de pessoas que já a tenham. Obtenha mais informações sobre a gestão do que as pessoas podem pesquisar sobre ti.

Todos sabemos que fazer “like” numa página nem sempre significa “ser de” ou “votar”, apesar da maior parte das vezes significar, de facto, uma simpatia pelo conteúdo da página.

Por exemplo o Campo Pequeno também faz concertos, pelo que estas procuras não são para serem levadas à letra, mas antes para serem vistas como, na melhor das hipóteses, um espelho cómico da falta de cuidado que algumas pessoas têm com os seus dados nas redes sociais.

É bom que percebam, por exemplo, que “interesse”, significa “interesse sexual” !!! Talvez agora aprendam.

Como funciona o sistema de privacidade do Gráfico Social do Facebook:

Como reportar ou remover uma publicação do facebook:

 

E você ??

 

Tem cuidado com o que publica no Facebook ?

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.