Governo mexicano acusado de espiar os seus cidadãos

Um grupo de activistas digitais mexicanos afirmou na última terça-feira que o governo falhou em investigar convenientemente as alegações que os smartphones do país estão infectados com programa informático que possibilita que terceiros espiem. Pediram que seja efectuada uma investigação independente.

Activistas, advogados dos direitos humanos e jornalistas afirmam que o governo mexicano infectou os smartphones com um programa informático conhecido por Pegasus, que terá sido alegadamente comercializado pela empresa israelita NSO Group ao governo mexicano.

O Presidente Nieto pediu que seja feita uma investigação a estas acusações de que partes do governo estão a espiar nos cidadãos, mas classificou à partida as acusações de “falsas”, de acordo com a Reuters.

No comunicado deste grupo de activistas, denominado R3D, é afirmado que esta investigação está toldada deste o inicio na medida em que o presidente classifica de “falsas” as alegações ainda antes das investigações se iniciarem.

As Nações Unidas já se tinham pronunciado em Julho do ano passado sobre esta matéria, pedindo na altura ao governo mexicano que “cessasse imediatamente a vigilância” de activistas e jornalistas e pediu que fosse realizada uma investigação imparcial em relação a estas alegações.

Fonte: MaisTecnologia

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.