Google remove “ver imagens” da investigação por imagens


Quem utilizar frequentemente a investigação de imagens no Google Search terá a partir de hoje a vida mais complicada, com a remoção do botão de ver a imagem sem visitar o website original.

Ultimamente descobrimos que a Google tinha chegado a acordo com a Getty Images a respeito dum processo que decorria entre ambas, e em que a Getty Images acusava a Google de contornar os direitos de autor ao mostrar directamente as imagens nos resultados das investigações. O que não se esperava era que esse acordo viesse a resultar nesta alteração.

A partir de neste momento deixa de ser possível ver as imagens originais directamente na página da investigação, com a primeira opção a ser aquela que direcciona o utilizador para o website onde a imagem está colocada. Uma remoção que tem dado origem a um coro de protestos no Twitter, muitos deles não hesitando em recorrer a linguagem “colorida” para mostrar o o seu desagrado; entre muitas outras ameaças de que assim passarão a utilizar outros motores de busca, como o Bing e Duck Duck Go.

É uma medida que penaliza os visitantes, é certo, mas por outro lado não me parece que seja assim tão dramática (embora noutros tempos se pudesse ter uma Google que perante este tipo de posição, se limitasse a remover todas as imagens da Getty Images dos resultados da investigação… a ver se eles não mudariam de ideias). É que, aos utilizadores no desktop, continua a ser possível aceder à imagem pretendida com um simples “right click – copy” na imagem que é apresentada; e na app mobile da Google podemos fazer o download directo com um “long press” na imagem – pelo que na prática nada muda.

… Por outro lado, mesmo que assim não fosse, não me parece que fosse pedir demasiado que, em troca da gravação duma imagem que se quer utilizar, se tivesse que dar um salto ao website original para lhes valer “uma visita”. Podia ser frustrante para quem usasse a investigação de imagens da Google para gravar centenas de imagens por dia… mas se for essa a situação, certamente já estaria na hora de arranjar um método mais eficiente e automatizado de encontrar e gravar imagens…

Fonte: AbertoatedeMadrugada

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.