Google recolhe mais dados privados que o Facebook

As últimas semanas têm sido de intenso escrutínio para o Facebook e os dados que recolhe dos utilizadores. O escândalo da Cambridge Analytica veio alertar para uma prática que presumidamente era repetida ao longo dos anos.

Mas se o Facebook recolhe e faculta os dados dos utilizadores, há mais organizações a fazê-lo. A Google é de todas a que mais dados tem e a informação recolhida é ainda maior.
Facebook Google Dados

Uma investigação atual, feita pelo The Wall Street Journal, veio revelar algo que apesar de todos saberem, não era até neste momento quantificada.

 

Que dados são recolhidos pela Google?

O volume de dados que a Google recolhe sobre os seus utilizadores é assustador e bate, por muito, a informação que outros, como o Facebook, recolhe de forma constante.

Os dados que a Google recolhe sobre os seus utilizadores, que vão desde os seus serviços, como o Gmail, investigação ou outros, e até ao o seu programa informático (Chrome) e sistemas operativos. Estes permitem à empresa criar perfis muito fidedignos sobre os seus hábitos de consumo e assim oferecer a publicidade dirigida a todos os anunciantes.

Facebook Google Dados
 

O volume de dados recolhidos pela Google

A investigação feita percebeu que, em simplesmente 15 dias, a Google é capaz de recolher acima de 23.731 páginas A4 de dados sobre um utilizador. Se empilhadas, estas páginas de dados atingiriam uma altura de acima de dois metros de altura.

Esses dados são focados nas investigações efetuadas e nos websites visitados, mas alargam-se ao áudio usado para essas mesmas investigações por voz e até às localizações, caso usem o Android ou as aplicações da Google no iOS.

Ao fim de 1 ano, a Google é capaz de reunir Google reuniu dados que são suficientes para encher acima de 570 mil páginas sobre cada um dos seus utilizadores. Claro que este volume varia com os hábitos de utilização de cada um, mas não deixam de ser impressionantes.

Facebook Google Dados
 

A grande diferença entre a Google e o Facebook

Apesar deste volume anormalmente grande de dados, existe uma diferença muito grande entre a Google e, por exemplo, o Facebook.

A gigante das investigações não faculta estes dados aos criadores de aplicações e aos anunciantes, como se sabe que a maior rede social da Internet fazia.

Todos os dados são mantidos em proteção e dentro dos centros de dados da Google, sendo simplesmente utilizados por si e aos serviços que mostra. Apesar disso, é detentora de demasiada informação sobre cada um de nós.

Fonte

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.