Google perde um caso de “direito a ser esquecido”

A Google perdeu um caso nos tribunais britânicos referente ao “direito a ser esquecido”, com um cidadão que queria eliminar referências a informações de quando tinha sido preso.

Se para muitos jovens (e não jovens) poderá revelar-se complicado descobrir que na altura de pesquisar em emprego o o seu futuro empregador poderá descobrir fotografias embaraçosas que eles próprios tenham partilhado publicamente na internet; mais complicado é quando se está envolvido em qualquer tipo de incidentes que tenham sido apanhados pelo motor de investigação da Google.

Porém, neste caso em concreto, é muito possível que tenha sido um dos casos em que o direito a ser esquecido faz sentido, tratando-se um dum indivíduo que tinha mostrado arrependimento pelos seus actos (tendo estado preso 6 meses) e que pretendia remover os resultados que apontavam para uma notícia onde o o seu caso tinha sido “exagerado”; e que acabou por obter a compreensão do juiz. Menos sorte teve outro pedido idêntico, mas desta vez referindo-se a um individuo que tinha tido um caso mais grave, que não apresentava quaisquer indícios de remorsos, e cuja tentativa de ser “esquecido” parecia ser simplesmente uma estratégia para que pudesse continuar a enganar mais pessoas… Felizmente neste caso o pedido foi recusado pelo juiz.

Ainda assim, há o medo de que ao deferir o pedido do primeiro caso, isto vá incentivar muitas mais pessoas a recorrerem aos tribunais para fazerem desaparecer actos passados que considerem incómodos… Afinal, a Google já pediu acima de 2.4 milhões destes pedidos, tendo acedido a 800 mil. E isto sem esquecer que, mesmo que se consigam eliminar estes resultados no Google, as páginas em questão continuam acessíveis na internet e podem ser encontradas utilizando outros motores de busca…

Fonte: Abertoatedemadrugada

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.