Google oferece aulas sobre segurança

A segurança é uma preocupação constante na maioria dos gestores de redes informáticas ou de serviços disponíveis de forma digital. Esta constante preocupação deve-se aos potenciais perigos que todos os dias rondam essas redes e/ou esses serviços.

Google oferece aulas sobre segurança 1Para o comum utilizador esta preocupação de segurança deve estar também presente, mas na maioria dos casos, mesmo que os utilizadores revelem interesse e preocupação, esbarram-se com termos e definições que ou desconhecem ou os ultrapassem.

A Google, sempre preocupada com estas questões de segurança, procura disponibilizar para os seus utilizadores os mais recentes e melhores mecanismos para garantir a máxima segurança aos seus serviço.

Como empresa responsável que é, resolveu explicar de forma sucinta e clara os mecanismos que usam nos seus serviços e os que que aconselham os utilizadores a usar.

Para isso produziram alguns vídeos que explicam de forma clara e sem termos muito técnicos o que são esses serviços e mecanismos de segurança.

Apresentamos abaixo dois desses vídeos e que explicam o que é o HTTPS e as VPN’s. Para muitos esses termos são conhecidos e até usados, mas na verdade nem todos sabem o que são e como funcionam esses mecanismos.

 

HTTPS

HTTPS (HyperText Transfer Protocol Secure ), é uma implementação do protocolo HTTP sobre uma camada SSL ou do TLS. Essa camada adicional permite que os dados sejam transmitidos através de uma ligação criptografada e que se verifique a autenticidade do servidor e do cliente através de certificados digitais. A porta TCP usada por norma para o protocolo HTTPS é a 443.

O protocolo HTTPS é utilizado, em regra, quando se deseja evitar que a informação transmitida entre o cliente e o servidor seja visualizada por terceiros, como por exemplo no caso de compras online ou acesso a homebanking. A existência na barra de tarefas (normalmente do lado direito) de um cadeado demonstra a certificação de página segura (SSL).

Nas URLs dos sites o início ficaria ‘https://’. Geralmente os navegadores mais actuais indicam um site seguro, geralmente atráves das barras de endereço que ficam verde. Consulte a ajuda do seu navegador para mais informações de como ele avisa sobre sites seguros.

 

VPN

Rede Privada Virtual é uma rede de comunicações privada normalmente utilizada por uma empresa ou um conjunto de empresas e/ou instituições, construída em cima de uma rede de comunicações pública (como por exemplo, a Internet). O tráfego de dados é levado pela rede pública utilizando protocolos padrão, não necessariamente seguros.

VPNs seguras usam protocolos de criptografia  que fornecem a confidencialidade, autenticação e integridade necessárias para garantir a privacidade das comunicações requeridas. Quando adequadamente implementados, estes protocolos podem assegurar comunicações seguras através de redes inseguras.

Deve ser notado que a escolha, implementação e uso destes protocolos não é algo trivial, e várias soluções de VPN inseguras são distribuídas no mercado. Adverte-se os utilizadores para que investiguem com cuidado os produtos que fornecem VPNs. Por si só, o rótulo VPN é apenas uma ferramenta de marketing.

Estes são apenas dois dos vídeos que a Privacy Team da Google produziu. A ideia destes vídeos é explicar conceitos e ideias subjacentes a serviços que os utilizadores têm de usar e que não dominam.

Se não conhecem estes conceitos aproveitem para os aprenderem. Se já os conhecem e dominam então aproveitem para reciclar os vossos conhecimentos.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

Como gostaria de receber mais informação do Informatico.pt?

Pode cancelar quando quiser clicando no link que aparece no rodapé dos e-mails.

DEIXAR COMENTÁRIO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Whatsapp Viber Telegram Ligar Agora Skype Enviar SMS
Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato