Google oferece aulas sobre segurança

A segurança é uma preocupação constante na maioria dos gestores de redes informáticas ou de serviços disponíveis de forma digital. Esta constante preocupação deve-se aos potenciais perigos que todos os dias rondam essas redes e/ou esses serviços.

Para o comum utilizador esta preocupação de segurança deve estar também presente, mas na maioria dos casos, mesmo que os utilizadores revelem interesse e preocupação, esbarram-se com termos e definições que ou desconhecem ou os ultrapassem.

A Google, sempre preocupada com estas questões de segurança, procura disponibilizar para os seus utilizadores os mais recentes e melhores mecanismos para garantir a máxima segurança aos seus serviço.

Como empresa responsável que é, resolveu explicar de forma sucinta e clara os mecanismos que usam nos seus serviços e os que que aconselham os utilizadores a usar.

Para isso produziram alguns vídeos que explicam de forma clara e sem termos muito técnicos o que são esses serviços e mecanismos de segurança.

Apresentamos abaixo dois desses vídeos e que explicam o que é o HTTPS e as VPN’s. Para muitos esses termos são conhecidos e até usados, mas na verdade nem todos sabem o que são e como funcionam esses mecanismos.

 

HTTPS

HTTPS (HyperText Transfer Protocol Secure ), é uma implementação do protocolo HTTP sobre uma camada SSL ou do TLS. Essa camada adicional permite que os dados sejam transmitidos através de uma ligação criptografada e que se verifique a autenticidade do servidor e do cliente através de certificados digitais. A porta TCP usada por norma para o protocolo HTTPS é a 443.

O protocolo HTTPS é utilizado, em regra, quando se deseja evitar que a informação transmitida entre o cliente e o servidor seja visualizada por terceiros, como por exemplo no caso de compras online ou acesso a homebanking. A existência na barra de tarefas (normalmente do lado direito) de um cadeado demonstra a certificação de página segura (SSL).

Nas URLs dos sites o início ficaria ‘https://’. Geralmente os navegadores mais actuais indicam um site seguro, geralmente atráves das barras de endereço que ficam verde. Consulte a ajuda do seu navegador para mais informações de como ele avisa sobre sites seguros.

 

VPN

Rede Privada Virtual é uma rede de comunicações privada normalmente utilizada por uma empresa ou um conjunto de empresas e/ou instituições, construída em cima de uma rede de comunicações pública (como por exemplo, a Internet). O tráfego de dados é levado pela rede pública utilizando protocolos padrão, não necessariamente seguros.

VPNs seguras usam protocolos de criptografia  que fornecem a confidencialidade, autenticação e integridade necessárias para garantir a privacidade das comunicações requeridas. Quando adequadamente implementados, estes protocolos podem assegurar comunicações seguras através de redes inseguras.

Deve ser notado que a escolha, implementação e uso destes protocolos não é algo trivial, e várias soluções de VPN inseguras são distribuídas no mercado. Adverte-se os utilizadores para que investiguem com cuidado os produtos que fornecem VPNs. Por si só, o rótulo VPN é apenas uma ferramenta de marketing.

Estes são apenas dois dos vídeos que a Privacy Team da Google produziu. A ideia destes vídeos é explicar conceitos e ideias subjacentes a serviços que os utilizadores têm de usar e que não dominam.

Se não conhecem estes conceitos aproveitem para os aprenderem. Se já os conhecem e dominam então aproveitem para reciclar os vossos conhecimentos.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.