Google e Facebook vítimas de phishing

No mês passado um homem lituano foi condenado por fraude, roubo de identidade e lavagem de dinheiro após ter utilizado um esquema elaborado de phishing para burlar duas grandes empresas tecnológicas americanas. Ambas as empresas permaneceram em anonimato até ontem.

De acordo com uma investigação levada a cabo pela Fortune, sabe-se agora que estas duas empresas afetadas pelo esquema são o Facebook e a Google.

O phisher foi identificado como Evaldas Rimasauska de 48 anos, que se fez passar por um empreiteiro asiático para enganar ambas as companhias a fazer transferências num valor que chegava aos 100 milhões de dólares.

Um representante da Google avança que «recuperamos os fundos e estamos satisfeitos por o assunto estar fechado» e o Facebook em declarações à Fortune diz «recuperamos grande parte dos fundos pouco tempo depois do incidente e estamos a cooperar com as forças policiais na investigação»

Apesar de no final tudo ter acabado bem para as duas companhias, este caso criminal serve para nos demonstrar que este tipo de esquemas de phishing podem até afetar até as corporações tecnológicas mais sofisticadas.

Fonte: Exame Informatica

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.