Google digitaliza mais 250 livros

O Google e a Biblioteca Britânica anunciaram, na passada segunda-feira, dia 20 de junho, a recente pareceria, que prevê a digitalização de 40 milhões de páginas de obras do XVIII e  XIX.

Inserido no projeto “Google Books”, o Google garante que vai suportar todos os custos do processo da digitalização dos textos disponibilizados pela Biblioteca Britânica. Às 13 milhões de obras que já foram disponibilizadas online pela empresa, juntam-se agora 250 livros publicados entre 1700 e 1870, remetendo para vários momentos marcantes da história.

Os panfletos feministas sobre a rainha Maria Antonieta, de 1791 e um documento sobre o primeiro submarino movido por um motor de combustão, de 1858, estão entre os primeiros itens a ser digitalizados.

Esta não terá sido a primeira vez que a biblioteca britânica desenvolve projetos deste tipo. Recentemente, anunciou uma parceria com a editora on-line britânica “Brightsolid” para digitalizar parte da coleção de jornais. Ainda antes,  assinou um acordo com a Microsoft para digitalizar 65 mil livros, alguns dos quais estão disponíveis atualmente np iPad, da Apple. A instituição britânica não quer ficar por aqui e procura novos parceiros para disponibilizar, na Internet e de forma aberta, todos os 150 milhões de artigos que compõem o seu espólio, avança a agência Reuters.

Para já é a Google que está encarregue de finalizar processo de digitalização das obras que pertencem à biblioteca, na plataforma “Google Books”.  Processo que se prevê concluído em 2020.

Pesquisadores, estudantes e simples interessados e curiosos, em qualquer parte do mundo,passam a ter acesso aos textos na íntegra, a conseguir baixa-los e partilhá-los, desde que o façam sem fins comerciais.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Categorias:
cookies

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.

Estamos a recrutar

Acreditas que podes fazer a diferença na equipa de profissionais do Informatico.pt?
Então escolhe o cargo que pretendes ocupar envia-nos o teu curriculum vitae atualizado em formato PDF.
Acompanhado do teu portefólio e/ou carta de motivação para o email [email protected].
Lembra-te de especificar, no assunto do email, o cargo para o qual te candidatas.
Ou então preenche apenas o formulário a seguir…
recrutar

Formulário DE CANDIDATURA

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato