Google compra antivírus online – VirusTotal

Foi ontem que foi anunciado uma nova aquisição por parte da Google. O VirusTotal é a mais recente aquisição por parte do motor de busca, um serviço de antivírus online.


O anúncio foi feito pelo VirusTotal no seu blog oficial. Não foi revelado quaisquer valores sobre a aquisição por parte da Google, mas a empresa de segurança informática indicou que continuará a trabalhar de forma independente, mantendo as várias parcerias já estabelecidas.

O serviço de segurança online existe desde 2004, oferendo a oportunidade aos utilizadores de verificar se ficheiros ou documentos pode estar infetado por algum vírus ou malware, sem ser necessário ter um programa instalado no computador.

O VirusTotal até usou algum “humor” no seu anuncio, indicando que “são excelentes notícias para os utilizadores e péssimas para os criadores de Malware. Com esta compra, o VirusTotal ganha acesso à enorme estrutura do Google, que tem uma base de dados enorme e, certamente, que ajudará a empresa a crescer como serviço de segurança online.

Google comprou a iniciante VirusTotal, escolhendo uma inexperiente mas muito utilizada representante do segmento de segurança cibernética, em um movimento que pode reforçar a proteção para seus serviços na Internet.

A aquisição da VirusTotal, que agrega a ficheiros enviados e sites alertas da maioria dos antivírus –incluindo os da Intel Corp, McAfee e Symantec Corp–, pode fortalecer ainda mais a possibilidade da companhia eliminar conteúdos infectados do Gmail, da rede social Google+ e até de páginas que apresentam resultados de busca aos usuários.

A VirusTotal aceita solicitações de checagem de vírus, aplicando todos os softwares de proteção disponíveis no documento ou nas páginas questionadas, e depois envia os resultados aos fornecedores de segurança.

Uma vez que esses resultados incluem os documentos e sites submetidos, o serviço é considerado fonte valiosa de informação pela indústria de segurança sobre novas ameaças e alvos em potencial.

Nesta sexta-feira, a VirusTotal enfatizou que vai continuar realizando seu serviço de forma independente.

“A VirusTotal vai continuar operando independentemente, mantendo as parcerias com outras empresas antivírus e especialistas em segurança”, afirmou a companhia em seu blog, ao anunciar a aquisição.

“Trabalhamos duro para garantir que os serviços que oferecemos continue melhorando. Porém, como uma companhia pequena e com recursos restritos isso pode às vezes ser um desafio”, acrescentou.

O Google, que possui uma das maiores reservas de caixa e títulos de curto prazo na indústria de tecnologia, investe em dezenas de aquisições a cada ano, desde a Motorola Mobility, por 12,5 bilhões de dólares, até operações menores destinadas a agregar tecnologia ou talentos ao grupo.

O valor da compra da VirusTotal não foi informado. “A segurança é incrivelmente importante para nossos usuários e nós investimos muitos milhões de dólares para mantê-los seguros online”, disse o Google em comunicado.

 

Já tinha usado o Virustotal ?

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.