Google bloqueia extensões Chrome de terceiros

Certamente já se deparou com muitos websites que permitem instalar extensões de browser sem ter de ir à loja oficial do Google Chrome.

É uma ótima forma dos utilizadores instalarem uma extensão, mas neste momento o Google decidiu remover a oportunidade dos websites oferecerem “instalação inline” de extensões do Chrome em todas as suas plataformas.

Google publicou hoje no seu blog do Chromium, que até o fim deste ano, o seu browser Chrome não suportará mais a instalação de extensões fora da Web Store, num esforço de proteger os seus utilizadores contra extensões obscuras do browser.

“Continuamos a receber grandes volumes de reclamações de utilizadores sobre extensões indesejáveis ​​que fazem com que a experiência do Chrome seja alterada inesperadamente – e a maioria dessas reclamações é atribuída a utilização de extensões confusas ou enganosas de certos websites”, diz James Wagner através da plataforma de extensões do Google e como gestor do produto.

A repressão das extensões de browser do Google ocorrerá em três fases:

  1. A partir de hoje, a instalação em linha não funcionará mais para extensões recém-publicadas.
  2. A partir de 12 de setembro, a empresa desativará o recurso de instalação em linha de todas as extensões existentes e redirecionará automaticamente os utilizadores para a Chrome Web Store para concluir a instalação.
  3. Até dezembro de 2018, o Google também removerá completamente o método da API de instalação embutida do Google Chrome 71.

Os programadores que utilizam botões de instalação com um clique nos seus websites são aconselhados a atualizar os seus links para apontar para a Web Store.

Como os comentários, as avaliações e as classificações dos utilizadores duma extensão específica na loja de aplicações oficial desempenham um papel essencial em proporcionar a outros utilizadores uma visão geral sobre as suas funcionalidades e problemas, forçar os utilizadores a aceder a loja sem duvida melhoraria a experiência do Google Chrome.

“Os dados exibidos ao lado das extensões na Chrome Web Store desempenham um papel fundamental para garantir que os utilizadores possam tomar decisões informadas sobre a instalação duma extensão”, explica Wagner.

“Quando instaladas através da Chrome Web Store, é muito menos provável que as extensões sejam desinstaladas ou causem reclamações do utilizador, em comparação com as extensões instaladas por meio da instalação em linha.”

Deve-se notar que ainda poderá executar as extensões que utiliza hoje em dia, sejam descarregadas de terceiros ou da loja oficial do google chrome.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.