GDPR é o terror das organizações de marketing

O novo regulamento de protecção de dados Europeu (GDPR/RGPD) está a preocupar algumas organizações de marketing, que estão a descobrir que cerca de 80% dos contactos que tem nas suas bases de dados nem sequer respondem aos pedidos de consentimento para lhes poderem continuar a enviar emails publicitários.

A GDPR tem estado envolta por um manto sombrio de desconhecimento, tendo gerado alguns excessos por parte de algumas organizações. Porém, num dos pontos não há como fugir: as organizações só podem enviar mensagens para pessoas que tiverem dado o o seu consentimento expresso para tal (ou haver outra forma “implícita” de consentimento, como já tendo havido uma transacção entre as partes relacionadas).

O problema é que algumas organizações estão a descobrir que nas suas vastas bases de dados com contactos para onde costumam enviar emails publicitários, uma maioria significativa (80% nalguns casos) nem sequer abre os seus emails a pedir o consentimento, enviando-os directamente para o lixo.

O efeito prático imediato é a duma assustadora (na perspectiva das organizações) redução do número de pessoas a que chegam; mas que certamente deve ser visto simplesmente como um mero reacerto dos números com base na realidade. Afinal, de que serve uma empresa dizer que envia emails para um milhão de pessoas, se na prática esses emails nem sequer são vistos pelos destinatários e vão logo para o lixo? É que em grande parte das situações, por vezes é bastante mais prático apenas enviar um email para o lixo e deixar que a plataforma de email aprenda que não queremos ver esses emails, do que tentar seguir os passos necessários para cancelar esses emails – coisa que felizmente a GDPR veio ajudar.

… Onde não se irá notar qualquer impacto devido à GDPR é no spam, já que esse já era ilegal antes e não será por haver uma nova lei que deixará de existir.

Fonte: Aberto até de Madrugada

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.