Fim da Outlook Web App provoca descontentamento

A medida da Microsoft, agendada para Maio, afecta sobretudo utilizadores empresariais a quem a aplicação móvel do Outlook não satisfaz, por diversas razões.

As aplicações móveis Outlook Web App (OWA) deverão deixar de funcionar a 15 de Maio, para iOS e Android, publicou a Microsoft na semana passada. E a decisão foi mal recebida, mas as organizações devem preparar a mudança para outra aplicação móvel da empresa ou aceder aos actuais recursos por browser.

Alguns dos descontentes fizeram comentários em reposta ao anúncio da medida no blog da empresa. “[Eu uso a OWA] porque não é possível adicionar caixas de correio partilhadas na aplicação móvel do Outlook”, protestou Jarno Korterink. “Por favor, primeiro adicionem suporte a caixas de correio partilhadas na aplicação de origem de Outlook nativo antes de retirar a OWA”, sugeriu.

Sven Mihaly-Bison aprofundou a questão de Korterink. “O Outlook estará preparado para dar acesso a caixas de correio partilhadas alojadas nas instalações das organizações?. A OWA é a única ferramenta com a capacidade para fazer isso. Não é possível aceder a caixas de correio partilhadas do Exchange 2016 com o Outlook, já que o Exchange 2016 funciona simplesmente com WAP 2016 e WAP 2016 e não suporta IMAP “, explicou.

“Eu preciso de saber como os meus administradores devem aprovar emails em dispositivos móveis”, afirmou Robert Woods.

“Também preciso de saber como os meus utilizadores que não estão inscritos no Intune devem aceder à a sua caixa de correio neste momento? Esta foi a nossa única alternativa para forçar os dispositivos Bring Your Own Device a serem integrados na gestão de dispositivos móveis, e parece que estão a retirar esse recurso sem oferecer uma substituição. Nós pagamos por esses recursos”, protestou.

No próximo mês a Microsoft vai retirar a OWA da App Store da Apple e do Google Play.

Para crédito da Microsoft, a empresa respondeu à maioria das reclamações. Mas a alguns indivíduos descontentes foi recomendado que acedessem à OWA através do browser. Esse acesso continuará disponível depois dos da OWA parar de funcionar nos dispositivos.

“Os utilizadores do Office 365 que tentem abrir a app serão saudados com uma mensagem direccionando-os para fazer o download do Outlook para iOS ou Android”, adiantou Eugenie Burrage, da equipa de marketing de produtos do produtor.

No próximo mês a Microsoft vai retirar a OWA da App Store da Apple e do Google Play. Em seguida, começará a avisar os utilizadores sobre a data de 15 de Maio. As referidas aplicações oferecem a mesma funcionalidade da OWA usada num browser, permitindo o acesso emails, agendas e contactos alojados num servidor Exchange hospedado pela Microsoft. Mas estão disponíveis simplesmente para empregados abrangidos pela assinatura do Office 365 do empregador.

Desde que a Microsoft apresentou aplicações com a marca Outlook para iOS, e depois para Android, em Janeiro de 2015, era certo que a empresa acabaria por eliminar a OWA.

“Deixamos a OWA para iPhone / iPad / Android no mercado para já, porque existem alguns recursos avançados do Office 365 e do Exchange Server que não estão disponíveis na app Outlook. Os clientes que precisem destas funcionalidades avançadas (por exemplo, de proteção) podem continuar a utilizar a OWA para iPhone / iPad / Android até que esses recursos estarem disponíveis no Outlook “, afirmou o produtor na altura. Esse período parece ter chegado ao fim.

Fonte: Computerworld

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.