Filmes de família fazem sucesso na internet

Canal do Youtube reúne imensos filmes feitos entre 1947 e 1958. Numa homenagem ao pai de António Tavares, que com a sua câmara de filmar registou vários filmes de outros tempos e hábitos.

Filmes de família fazem sucesso na internet 1

A timidez de António Tavares desvanece-se mal começa a desfiar as histórias da infância e dos filmes feitos pelo pai.

Uma colecção de filmes que o progenitor começou a rodar em 1947, aos 26 anos, quando comprou a sua primeira máquina de filmar, de 9,5 mm.

O ficheiro mostra um Porto e um país que já não existem, e tornou-se um fenómeno no Youtube, onde o filho, orgulhoso, criou uma página que imortaliza a saga cinematográfica dos filmes de António Tavares da Silva, que morreu em 2011.

A paixão familiar pelo cinema começa bem cedo, nas sessões de cinema do antigo Palácio de Cristal, quando o eléctrico ainda entrava pelos jardins adentro.

“Como o meu avô trabalhava de segunda-feira a sábado na fundição [do Bom Sucesso, negócio da família fundado em 1895], precisava de se deitar cedo à noite e descansar ao domingo. Assim, a minha avó frequentava o cinema acompanhada pelo meu pai”, conta António, sempre intercalando as histórias da família com apontamentos históricos das épocas em que os vários filmes foram feitos.

Foi por essa altura, em 1934, aos 13 anos, que o pai teve o seu primeiro projetor, um Pathé Baby de 9,5 mm em segunda mão, “que projetava pequenos filmes num écran pouco maior do que uma folha A4”. “Depois de se casar, trocou-o por um Pathé Baby mais moderno (com duplo dente de arrasto) e comprou, já em 1947, a sua primeira máquina de filmar.”

Imagens do Palácio de Cristal, da Boavista, da Praia do Castelo do Queijo, no Porto, a neve na Serra da Estrela, filmes de Fátima, das Termas de Vidago e da Cúria.

Imagens do Jardim Zoológico de Lisboa, o Palácio de Queluz, as colónias de férias de Francelos, são tantos os cenários e as épocas retratadas que nos apresentam uma espécie de catálogo em filmes com hábitos e costumes de um país que, entretanto, desapareceu.

 

Todos os filmes podem ser vistos em:

http://www.youtube.com/user/tavares1896

 

Gosta destes filmes de outros tempos ?

post_title
Filmes de família fazem sucesso na internet 3

post_excerpt

Editor's Rating:
5
António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Whatsapp Viber Telegram Ligar Agora Skype Enviar SMS

Bem Vindo!

Ao clicar em ENTRAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.

ajudar-informatico-pt

Mantenha-se Informado!

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo, brindes, ofertas e promoções…

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato

Registar

Ao clicar em REGISTAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.