Ferramentas para Business Inteligence gratuitas

Ferramentas como o Infobright, Jaspersoft e o Ingres ampliam as ofertas de pacotes analíticos e de “data warehousing” com tecnologia de código aberto. Ferramentas para Business Inteligence gratuitas 1 As opções de pacotes analíticos e de data warehousing de código aberto foram ampliadas esta terça-feira com diversos anúncios de empresas como a Infobright, Jaspersoft e Ingres.

Infobright apresentou a versão 4.0 de seu banco de dados analítico (“analytic database”), dando ênfase especial à capacidade nesta versão de “mastigar” dados gerados por máquinas a partir de sensores, infraestruturas de telecomunicações e outras fontes semelhantes, em tempo “quase real”.

Uma tecnologia chamada DomainExpert reduz o tempo gasto em pesquisas (queries), melhorando o desempenho por meio da “adição de inteligência sobre um domínio de dados particular – tais como Web, serviços financeiros ou telecomunicações”, de acordo com a Infobright.

Um outro novo recurso, chamado Rough Query, permite que os utilizadores vasculhem conjuntos de dados especialmente grandes a uma velocidade maior.

“Em vez de executar uma ‘query’ demorada para encontrar uma resposta específica, o Rough Query permite que o utilizador refine os resultados de forma iterativa, com tempos de resposta inferiores a um segundo, antes que a ‘query’ completa seja executada”, afirma a empresa.

Como recurso adicional, o Infobright 4.0 oferece um conector para o framework Hadoop, para processamento de dados de grande escala, e um sistema para carregar grandes conjuntos de dados de forma mais rápida.

Este último recurso pode carregar até 2 terabytes de dados por hora, de acordo com a Infobright. A versão será oferecida no modo de “general availability” (GA) dentro de 30 dias.

“Para mim, a Rough Query é a parte mais impressionante” do anúncio da Infobright, escreveu o analista Curt Monash, da Monash Research, no seu blogue esta terça-feira. A ferramenta é ideal para o que Monash chama de “analítica investigativa”.

Alguns dos outros aspectos da versão, no entanto, representam “principalmente um alinhamento em relação aos concorrentes maiores e mais caros” da Infobright, acrescentou.

Também na terça-feira, a Ingres e a Jaspersoft anunciaram uma parceria que combina o banco de dados analítico da VectorWise com o software de inteligência de negócios (Business Intelligence) da Jaspersoft numa máquina virtual conjunta.

Uma versão de teste destas ferramentas , com validade de 30 dias, já está disponível. Este tempo “é suficiente para avaliar o VectorWise na maioria dos casos”, disse Monash numa entrevista.

“Ficaria chocado se a VectorWise não se saísse bem”, acrescentou. “A execução de ‘dashboards’ é algo fácil para um RDBMS estruturado em colunas, a não ser que se tenha muitos mais utilizadores concorrentes do que teria num teste de 30 dias”.

A Ingres, Jaspersoft e Infobright concorrem em produtos proprietários com a Oracle e a IBM, mas a sua natureza de código aberto não lhes dá necessariamente uma vantagem tecnológica.

“Nestes mercados, a principal relevância do código aberto é que reduz os custos de licenciamento e de manutenção”, avaliou Monash.

 

O que pensa destas novas ferramentas ?

Já experimentou alguma delas?

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

Como gostaria de receber mais informação do Informatico.pt?

Pode cancelar quando quiser clicando no link que aparece no rodapé dos e-mails.

DEIXAR COMENTÁRIO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Whatsapp Viber Telegram Ligar Agora Skype Enviar SMS
Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato