Ferramentas para Business Inteligence gratuitas

Ferramentas como o Infobright, Jaspersoft e o Ingres ampliam as ofertas de pacotes analíticos e de “data warehousing” com tecnologia de código aberto. As opções de pacotes analíticos e de data warehousing de código aberto foram ampliadas esta terça-feira com diversos anúncios de empresas como a Infobright, Jaspersoft e Ingres.

Infobright apresentou a versão 4.0 de seu banco de dados analítico (“analytic database”), dando ênfase especial à capacidade nesta versão de “mastigar” dados gerados por máquinas a partir de sensores, infraestruturas de telecomunicações e outras fontes semelhantes, em tempo “quase real”.

Uma tecnologia chamada DomainExpert reduz o tempo gasto em pesquisas (queries), melhorando o desempenho por meio da “adição de inteligência sobre um domínio de dados particular – tais como Web, serviços financeiros ou telecomunicações”, de acordo com a Infobright.

Um outro novo recurso, chamado Rough Query, permite que os utilizadores vasculhem conjuntos de dados especialmente grandes a uma velocidade maior.

“Em vez de executar uma ‘query’ demorada para encontrar uma resposta específica, o Rough Query permite que o utilizador refine os resultados de forma iterativa, com tempos de resposta inferiores a um segundo, antes que a ‘query’ completa seja executada”, afirma a empresa.

Como recurso adicional, o Infobright 4.0 oferece um conector para o framework Hadoop, para processamento de dados de grande escala, e um sistema para carregar grandes conjuntos de dados de forma mais rápida.

Este último recurso pode carregar até 2 terabytes de dados por hora, de acordo com a Infobright. A versão será oferecida no modo de “general availability” (GA) dentro de 30 dias.

“Para mim, a Rough Query é a parte mais impressionante” do anúncio da Infobright, escreveu o analista Curt Monash, da Monash Research, no seu blogue esta terça-feira. A ferramenta é ideal para o que Monash chama de “analítica investigativa”.

Alguns dos outros aspectos da versão, no entanto, representam “principalmente um alinhamento em relação aos concorrentes maiores e mais caros” da Infobright, acrescentou.

Também na terça-feira, a Ingres e a Jaspersoft anunciaram uma parceria que combina o banco de dados analítico da VectorWise com o software de inteligência de negócios (Business Intelligence) da Jaspersoft numa máquina virtual conjunta.

Uma versão de teste destas ferramentas , com validade de 30 dias, já está disponível. Este tempo “é suficiente para avaliar o VectorWise na maioria dos casos”, disse Monash numa entrevista.

“Ficaria chocado se a VectorWise não se saísse bem”, acrescentou. “A execução de ‘dashboards’ é algo fácil para um RDBMS estruturado em colunas, a não ser que se tenha muitos mais utilizadores concorrentes do que teria num teste de 30 dias”.

A Ingres, Jaspersoft e Infobright concorrem em produtos proprietários com a Oracle e a IBM, mas a sua natureza de código aberto não lhes dá necessariamente uma vantagem tecnológica.

“Nestes mercados, a principal relevância do código aberto é que reduz os custos de licenciamento e de manutenção”, avaliou Monash.

 

O que pensa destas novas ferramentas ?

Já experimentou alguma delas?

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.