12 Ferramentas úteis para abrir e editar ficheiros PDF

Existem alguns editores de PDF gratuitos muito bons que pode encontrar na internet. Reunimos o melhor que encontramos de forma a facilitar a sua vida.

Os documentos PDF são desenvolvidos para ter a mesma aparência e o mesmo comportamento em qualquer dispositivo. Isso torna-o num formato espectacular para partilhar, mas editá-los é outra questão. A maioria dos softwares editores de texto permite exportar documentos em formato PDF, mas a edição requer uma ferramenta dedicada.

O formato PDF foi introduzido pela Adobe pela primeira vez em 1993. Desde o seu lançamento como padrão gratuito em 2008 que se tornou o formato de visualização de documento mais popular em todo o mundo. A sua principal vantagem é que faz com que o documento pareça o mesmo em todos os diferentes sistemas operativos e ecrãs. O que não é possível por exemplo com um documento do Word. O formato PDF não permite editar o ficheiro o que é algo que muitas pessoas não gostam. No entanto, ainda existem ferramentas específicas que ajudam a ver e a editar os ficheiros em PDF. São ferramentas muito úteis para todos aqueles que trabalham com documentos em formato digital.

Se sentir alguma dificuldade pode utilizar o serviço do Informatico.pt para o ajudar a resolver à distância sem ter de sair da sua cadeira.

 


1 – Adobe Reader

Se tudo o que procura é abrir ficheiros PDF , o Adobe Reader é a escolha perfeita. Sim, a própria ferramenta da Adobe, além conseguir mostrar o ficheiro, também pode adicionar anotações.De facto é um software simples e básico. Mas se as suas necessidades de visualização de documentos também são básicas, esta é a solução recomendado para si.

 


2 – Soda PDF

Soda PDF é uma solução completa que o pode ajudar a organizar os seus ficheiros PDF. O software não permite apenas visualizar e editar ficheiros , mas tem vários outros recursos. Tais como, indexação de documentos, OCR, marcas d’água e junção de ficheiros. Além disso também pode converter o documento PDF em diferentes formatos com a ajuda do Soda PDF. Então, se está à procura de uma solução para converter um ficheiro pdf em word , esta é a melhor opção. Consegue fazer este tipo de conversões por um preço reduzido. Também existe uma versão gratuita, para que possa testar a solução primeiro.

 


3 – IceCream

Este é outro software simples, mas prático, desenvolvido especialmente para ficheiros PDF. Este programa ajuda a dividir e a juntar ficheiros PDF. Se precisa de dividir um ficheiro PDF muito grande, em partes mais pequenas, este software pode ser uma grande ajuda. Além disso também pode ser utilizado para quem quer juntar vários documentos PDF num único ficheiro. Pode descarregar gratuitamente o programa no site, mas para desbloquear todos os recursos, precisará de comprar uma licença.

 


4 – Phantom PDF Editor

A razão pela qual os ficheiros PDF são difíceis de editar é que eles não são documentos de texto, como os ficheiros do Word. De fato, um PDF é um formato de imagem de um documento do word. É aqui que pode utilizar o Foxit Phantom PDF para editar o documento. Aliás, pode alterar o texto, tamanho da letra, forma da letra, adicionar imagens e adicionar vídeos. O editor vem com um kit de ferramentas que o ajuda com todas essas edições. Pode tentar utilizar o software para isso basta ir ao site e descarregar a versão gratuita de 30 dias.

 


5 – PDF Escape

O escape de PDF é um editor de PDF semelhante ao editor do Foxit Phantom. No entanto é uma ferramenta que não possui todos os recursos do Phantom PDF. Porém não deixa de ser útil e pode ajudá-lo a editar os seus documentos PDF. Mas a melhor parte de tudo é que é um solução completamente livre. Mas, se isso lhe soa algo estranho, pode descarregá-lo imediatamente.

Sem, o PDFescape possui muitos recursos e é gratuito, desde que o PDF não exceda 100 páginas ou 10 MB.

Infelizmente não pode alterar o texto ou editar as imagens do PDF , mas pode  adicionar o seu próprio texto, imagens, links, campos de formulário etc.

A ferramenta de texto é muito personalizável, para que possa escolher o seu próprio tamanho, tipo de letra, cor, alinhamento e aplicar efeitos como negrito, sublinhado e itálico.

Também pode desenhar no PDF, adicionar notas, espaço em branco sobre qualquer coisa que queira fazer desaparecer. Pode inserir linhas, marcas de verificação, setas, ovais, círculos, rectângulos e comentários.

O PDFescape permite apagar páginas individuais do PDF, girar páginas, cortar partes de uma página, reorganizar a ordem das páginas e adicionar mais páginas de outros PDFs.

Pode fazer o upload de seu próprio ficheiro PDF, colar o URL num PDF online e criar o seu próprio PDF do zero.

Ao concluir a edição, pode descarregar o PDF para o seu computador sem precisar de criar uma conta de utilizador.  Só precisa de uma conta online se quiser guardar o seu progresso on-line sem fazer o download do PDF.

A versão online do PDFescape funciona em todos os sistemas operativos. Há também um editor de PDF offline chamado PDFescape Desktop, mas não é gratuito e é executado no Windows 7 e em versões mais recentes do Windows.

 


6 – Sejda PDF Editor

O Sejda PDF Editor é um dos poucos editores de PDF que permite editar texto pré-existente no PDF  sem adicionar uma marca d’água. A maioria dos editores permite editar o texto que nós mesmos adicionamos, ou então permitem a edição de todo o texto, mas acrescentam marcas d’água.

Além disso, esta ferramenta pode ser executada totalmente no seu browser da Internet, facilitando o processo sem a necessidade de descarregar nenhum programa. No entanto pode descarregar a versão desktop, se preferir utilizar a ferramenta diretamente no seu computador.

No entanto, existem algumas diferenças entre a versão online e versão desktop que deve conhecer. Por exemplo, a edição para desktop suporta mais tipos de letra. Além disso a versão desktop não permite adicionar PDFs por URL ou serviços de armazenamento on – line. O que consegue fazer como o editor on-line que suporta Dropbox e Google Drive.

Outro recurso interessante é a ferramenta de integração na  web que permite que os editores de PDF forneça um link para os seus utilizadores, no qual podem simplesmente clicar para abrir automaticamente o ficheiro neste editor de PDF online.

Todos os ficheiros enviados são excluídos automaticamente da plataforma passadas duas horas.

Este editor de PDF online funciona independentemente do sistema operativo utilizado. O Sejda PDF Desktop pode ser executado no Windows, macOS e Linux .

Pode utilizar as versões online e da área de trabalho para converter um PDF num documento do Word ou então converter um documento do Word em PDF.

 


7 – Inkscape

O Inkscape é um visualizador e editor de imagens gratuito extremamente popular, mas também inclui funções de edição de PDF, suportadas pela maioria dos editores de PDF.

O Inkscape é um programa de edição de imagens muito eficaz. Especialmente se já está familiarizado com os programas como GIMP, Adobe Photoshop e outros editores de imagem.

No entanto, deve considerar o Inkscape se precisa de apagar ou editar as imagens ou o texto de um ficheiro PDF. Sugerimos que utilize outra ferramenta desta lista para editar formulários PDF ou adicionar formas e, em seguida, ligue  esse  PDF ao Inkscape se precisar realmente editar o texto preexistente.

O Inkscape funciona no Windows, macOS e Linux.

 


8 – PDF-XChange

O PDF-XChange Editor oferece ótimas ferramentas, mas nem todas são gratuitas. Se utilizar um recurso não gratuito, o PDF será guardado com uma marca d’água em todas as páginas.

Se quiser utilizar apenas aos recursos gratuitos, consegue editar o ficheiro e guardá-lo sem problema no seu computador.

Com esta ferramenta pode carregar PDFs do seu computador, URL, SharePoint, Google Drive e Dropbox.  Também pode guardar o PDF editado de volta no seu computador ou em vários serviços de armazenamento na Cloud.

O programa PDF-XChange Editor possui muitos recursos que no início até lhe podem parecer um pouco complicados de entender. No entanto, todas as opções e ferramentas são simples estão categorizadas por seções para facilitar a gestão.

Um recurso interessante é a capacidade de destacar todos os campos do formulário para que possa identificar facilmente o que precisa de preencher. Isto torna-se muito útil se estiver a editar um PDF com muitos formulários.

Infelizmente a versão gratuita insere marcas d’água nos documentos que editar. No entanto, este programa permite editar o texto existente. Também pode adicionar o seu próprio texto ao PDF e adicionar ou excluir páginas do documento.

Pode utilizar este programa em “modo portátil” basta para isso que tenha uma PENDRIVE. Ou então, se preferir, pode instalá-lo normalmente no seu computador.

Muitos dos recursos são gratuitos, mas alguns deles não são. Se utilizar um recurso que não é coberto pela versão gratuita será alertado sobre isso. Lembre-se que o ficheiro PDF será guardado com uma marca d’água no canto de cada página.

Todos os utilizadores do Windows 10 , Windows 8 e Windows 7 podem instalar o PDF-XChange Editor.

 


9 – Smallpdf

Uma das maneiras mais rápidas de adicionar imagens, texto, formas ou a sua assinatura a um PDF é com o serviço Smallpdf.

Este site permite que faça o upload de um PDF, faça alterações e o guarde novamente no computador. Isto tudo sem a necessidade de criar uma conta de utilizador ou pagar por qualquer recurso anti-marca d’água.

Além disso, além do seu computador, também pode abrir e/ou guardar o seu PDF na sua conta do Dropbox ou Google Drive.

Também consegue importar três formas geométricas para um PDF com o Smallpdf, um quadrado, círculo ou uma seta.  Pode alterar a cor principal e a cor da linha do objeto, bem como a espessura da sua borda.

O tamanho do texto pode ser pequeno, pequeno, normal, grande ou enorme, mas tem apenas três tipos de letra disponíveis.  Pode sempre alterar a cor de qualquer texto que adicionar.

Quando terminar de editar o PDF, basta clicar no  botão DOWNLOAD para escolher o sítio onde o quer guardar. Aliás, até pode querer gerar um link para depois partilhar. Se quiser extrair as páginas do documento, abra o PDF através da ferramenta de divisão do Smallpdf.

Note que, se editar dois PDFs no prazo de uma hora, pode aparecer-lhe uma mensagem de alerta. A mensagem diz que precisa de atualizar a versão para o Smallpdf Pro para continuar a utilizar o site. No entanto, parece que isso nem sempre acontece. Mas, se lhe aparecer a mensagem, pode esperar uma hora para conseguir editar outro, e assim evitar ter de pagar pela versão PRO.

O Smallpdf funciona com todos os sistemas operativos que suportam um browser recente.

 


10 – FormSwift

O FormSwift é um serviço online muito simples que pode começar a utilizar sem ter de criar uma conta de utilizador.

É tão simples como enviar o ficheiro PDF para o site e depois utilizar os menus na parte superior da página. Com ele consegue executar rapidamente algumas funções básicas de edição de PDF. Tudo isso sem ter de fazer o download do programa para o computador.

Quando terminar de editar o PDF, pode fazer o download do ficheiro como um ficheiro PDF. Ou então, pode imprimir o ficheiro PDF diretamente para a impressora ou guardar como um documento .docx do Microsoft Word.

A conversão de .pdf para .docx não funcionou para todos os PDF que tentamos. Mas naqueles que foram convertidos com sucesso, as imagens ficaram bem formatadas e o texto ficou totalmente editável.

Outro recurso do FormSwift é poder editar e assinar rapidamente PDFs com o seu telefone, tirando uma foto ao documento.  Além disso, pode partilhar ou descarregar o ficheiro PDF assim que terminar. De facto, não não é perfeito, aliás, a maioria das coisas feitas através da aplicação Web é irregular. No entanto, com um pouco de paciência, até vai funcionando.

Se quiser, também pode carregar documentos e imagens do Word no FormSwift, se precisar editá-los em vez de um PDF.

Todos os sistemas operativos podem utilizar este sistema editor de PDF, já que funciona online.

 


11 – PDF BOB

O PDF BOB é um editor de PDF online gratuito que também não precisa de uma conta de utilizador. Faça o upload do seu PDF, faça as alterações necessárias e exporte-o para PDF novamente.

Existem várias ferramentas que pode utilizar para editar o seu PDF. Pode usar uma ferramenta de texto que permite selecionar uma cor e tipo de letra personalizados. Usar um selecionador de imagens, um lápis ou marcador colorido e algumas ferramentas com formas geométricas.

Também pode utilizar o PDF BOB para apagar páginas do ficheiro PDF ou então adicionar novas. Quando guardar o seu ficheiro PDF, pode escolher a opção de password para proteger o seu documento.

Quando terminar de editar o PDF, poderá exportar para o formato PDF ou, se efetuar login, DOCX, DOC , JPG e PNG. Os ficheiros podem ser guardados no seu computador ou importados diretamente para o Google Drive ou Dropbox.

Embora o PDF BOB não permita editar o texto no PDF, pode convertê-lo num dos formatos do Microsoft Word para conseguir editá-lo no processador de texto.

 


12 – PDFelement

O PDFelement é gratuito, mas com uma grande limitação. Insere uma marca d’água em todas as páginas do PDF. Apesar da marca d’água não cobrir grande parte da página é importante saber disso antes de começar a editar os seus ficheiros. O sistema tem alguns recursos de edição de PDF realmente excelentes.

Este programa podia ser um excelente editor de PDF completamente gratuito. Isto, se não fosse o fato de que a edição gratuita coloca uma marca d’água em todas as páginas do PDF.

Dependendo do tipo de utilização do PDF, os recursos do PDFelement podem ser suficientes se não se importar com as marcas d’água.

Tanto os sistemas Windows, como macOS, Android e iOS são suportados.

 


13- DupliChecker

Word para pdf Conversor de Doc para pdf 100% Grátis Online - Google Chrome
DupliChecker.com é uma empresa que tem vindo a publicar centenas de ferramentas muito uteis. Por exemplo a ferramenta Word para PDF ,que pode encontrar no site, ajuda e muito quem trabalha com ficheiros PDF. Sem dúvida, é fácil alterar um texto no formato Word, mas antes de o enviar, converta-o do Word para PDF. Aliás, é útil quando não estamos satisfeitos com a aparência dos documentos confidenciais em formato Word. Nessa altura a ferramenta de conversão de Word para PDF pode ser a melhor solução. Além disso, o documento do Word não perde a formatação quando o converter para PDF com o Duplichecker.

 


Conclusões

De facto, não é fácil encontrar um editor de PDF gratuito. Um sistema que permita não apenas editar e adicionar texto, como também alterar imagens, adicionar gráficos, assinar, preencher formulários etc. Neste artigo, no entanto, pode encontrar uma pequenas lista com algumas soluções para aquilo que precisa.

Alguns destes editores de PDF on-line funcionam directamente no seu browser. Portanto, tudo o que precisa de fazer é enviar o ficheiro PDF para o site. Depois faz as alterações que quiser e guarda-o novamente no seu computador. De facto, é a maneira mais rápida de conseguir editar um ficheiro em PDF. No entanto, lembre-se de que, normalmente, um editor on-line não é tão completo como um editor que instala no seu computador. Além disso o seu documentos fica exposto ao perigos da Internet. Isto pode ser um motivo de preocupação se o documento tiver conteúdo confidencial.

De facto, nem todos os editores de PDF gratuitos oferecem suporte aos mesmos recursos, e alguns são restritos no que pode fazer. Lembre-se de que pode processar o mesmo PDF em mais de uma ferramenta. Por exemplo, utilize um para editar o texto em PDF e, em seguida, coloque o mesmo PDF em um editor diferente para fazer outra coisa. Como por exemplo, para editar um formulário, atualizar uma imagem ou remover uma página.

Não precisa de alterar o conteúdo do PDF, apenas de alterar o formato de ficheiro para docx? Então pode utilizar alguns conversores simples que existem online. Tem um ficheiro que precisa de guardar com o formato PDF, então basta imprimir para PDF.

Qualquer coisas estamos aqui para ajudar.

 

12 Ferramentas úteis para abrir e editar ficheiros PDF

Existem alguns editores de PDF gratuitos muito bons que pode encontrar na internet. Reunimos o melhor que encontramos de forma a facilitar a sua vida.

Editor's Rating:
5
António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Mantenha-se Informado!

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo:

Brindes, ofertas e promoções…

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin

Agendar

serviços informaticos ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato
x Logo: Shield
Este Site é Protegido Por
Shield