Facebook recompensa delatores de violação de privacidade

Facebook recompensa delatores de violação de privacidade 1

No mesmo dia em que Mark Zuckerberg esteve no Senado dos Estados Unidos para falar sobre os dados de 87 milhões de utilizadores do Facebook indevidamente usados com objetivos políticos, a rede social mostrou que vai lançar um programa que procura precisamente combater casos de utilização ilícita de dados privados.

O programa em causa tem como objectivo recompensar os utilizadores que detectem e denunciem em primeira mão casos de acesso abusivo a dados privados por parte de programadores de aplicações, como por exemplo a consultora Cambridge Analytica, cujo objectivo passe por recolher e transferir dados para uma entidade terceira que, por a sua vez, pode depois comercializar essa informação para esquemas de influência política.

O Data Abuse Bounty foi construído com base em exemplos tecnológicos de start-ups que desenvolveram programas para encontrar bugs (lacunas) em sistemas. Este programa vai assim recompensar “qualquer utilização indevido de dados por programadores de aplicações”.

O chefe do departamento de proteção de produtos do Facebook, Collin Greene, garante que o programa vai “ajudar-nos a identificar violações à nossa política [de privacidade]”.

Em consonância com um documento publicado no website da Câmara dos Representantes do Congresso, Zuckerberg vai pedir “desculpa” e assumir que foi um “erro” o caso relacionado com o acesso e tratamento de dados de 87 milhões de utilizadores pela Cambridge Analytica.

Fonte: Jornal de Negócios

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

Como gostaria de receber mais informação do Informatico.pt?

Pode cancelar quando quiser clicando no link que aparece no rodapé dos e-mails.

DEIXAR COMENTÁRIO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato