Facebook quer gerar os seus próprios chips

O Facebook está a planear contratar uma equipa de técnicos qualificados para começar a gerar os seus próprios chips. A empresa quer diminuir a dependência de fabricantes como a Intel e a Qualcomm, seguindo a tendência das tecnológicas de se fornecerem a si próprias, em consonância com fontes citadas pela Bloomberg.

O plano está ainda num estado inicial, porém, o Facebook já publicou na lista de empregos, presente no website da empresa, uma vaga de gestor para a equipa que será responsável pela construção de chips, de acordo com a Bloomberg.

A empresa une-se assim a outros gigantes da tecnologia que já começaram a desenvolver os seus próprios chips. Em 2010, a Apple começou a distribuir chips produzidos pela própria tecnológica, utilizando-os neste momento nas suas principais linhas de produtos.

O Facebook pode utilizar os chips para alimentar dispositivos de hardware, programa informático, de inteligência artificial ou servidores nos seus data centers. Podendo ainda melhorar produtos e dispositivos através de chips personalizados. Porém, ainda não é certo que tipo de utilização a empresa quer dar aos chips que irá gerar, de acordo com adianta a Bloomberg.
Apesar de ainda não ser conhecido onde vão ser utilizados, o investigador do Facebook, Yann LeCun, publicou no Twitter, quarta-feira passada, 18 de Abril, um pedido de candidatos interessados em projectar chips para inteligência artificial nas instalações do Facebook, na Califórnia.

Interested in designing ASIC & FPGA for AI?
Design engineer positions are available at Facebook in Menlo Park.
I used to be a chip designer many moons ago: my engineering diploma was in Electrical… https://t.co/D4l9kLpIlV
— Yann LeCun (@ylecun) 18 de abril de 2018

Fonte: Jornal de Negócios

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.