Facebook provoca tanta dependência como a droga

A utilização desmesurada da rede social Facebook pode ser comparável à utilização de uma droga. Um estudo norueguês elaborou seis perguntas que permitem descobrir quem sofre de dependência.

adam-barak-facebook

Se para muitos utilizadores o Facebook já se tornou uma autêntica droga, o estudo da psicóloga Cecilie Schou Andreassen poderá ser-lhes muito útil.

Realizada na Universidade de Bergen, na Noruega, com base num estudo realizado em janeiro do ano passado a 423 alunos (227 raparigas e 196 rapazes), a “Escala Bergen de Dependência do Facebook” reúne seis perguntas que permitem determinar o tipo de relação que um indivíduo estabelece com a rede social, para avaliar o possível risco de ter dependência.

As perguntas são semelhantes às que os médicos utilizam para descobrir se o paciente é dependente de álcool ou drogas e permitem cinco modos de resposta gradual (“muito raramente”, “raramente”, “às vezes”, “frequentemente” e “muito frequentemente”). De acordo com Andreassam e a sua equipa, responder “frequentemente” ou “muito frequentemente” mais de quatro vezes pode ser preocupante.

9

Mas há mais. Publicados na revista académica “Psychological Reports”, os resultados da investigação evidenciam como a natureza “social” do Facebook, que evita o contacto face a face com o “amigo virtual”, faz com que a dependência da rede social seja mais comum nos jovens, nas pessoas mais ansiosas e socialmente inseguras. Os adultos, as pessas mais ambiciosas e organizadas são capazes de gerir melhor a sua relação com o Facebook, sem serem esmagadas pela rede social.

“O uso do Facebook aumentou rapidamente”, explicou a psicóloga ao jornal “Dailymail”. “Isto levou-nos a encontrar uma série de dependências relacionadas com os média sociais, que podem ser assemelhados às drogas.

Para aqueles que quiserem testar o seu grau de “dependência do Facebook”, são seis as questões a responder com a escala de avaliação acima mencionada:

1. Dispende muito tempo a pensar no Facebook e a ligar-se à Internet para usá-lo?
2. Sente a necessidade de usar o Facebook muitas vezes e por longos períodos de tempo?
3. Usa o Facebook na tentativa de esquecer problemas pessoais?
4. Já tentou reduzir a sua utilização do Facebook, mas não conseguiu?
5. Fica inquieto ou nervoso se o proibirem de usar o Facebook?
6. O uso do Facebook já teve efeitos negativos nos seus estudos ou trabalho?

 

Teste aqui a sua dependência do Facebook: GRÁTIS

 

Também sofre de dependência do Facebook ?

 

Deixe um comentário sobre a sua relação com o Facebook …

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Whatsapp Viber Telegram Ligar Agora Skype Enviar SMS

Bem Vindo!

Ao clicar em ENTRAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.

ajudar-informatico-pt

Mantenha-se Informado!

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo, brindes, ofertas e promoções…

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato

Registo

Ao clicar em REGISTAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.