Facebook perde processo por monitorizar utilizadores

Facebook perde processo por monitorizar utilizadores 1

A famosa rede social Facebook é conhecida pelos vários problemas acerca da privacidade dos seus utilizadores, o que lhe valeu uma derrota no processo contra o Estado da Bélgica.

A empresa já tinha sido multada por 1.2 milhões de euros pelo Estado espanhol no ano passado. Esta foi consequência de ter sido declarada culpada por desrespeitar a privacidade dos seus utilizadores.

Este processo contra o Estado da Bélgica já vem a decorrer desde 2015. A rede social foi acusada por monitorizar ilegalmente a atividade dos seus utilizadores na Internet .

O Estado belga afirma que a empresa desrespeitou as leis impostas pela UE , ao não informar quais os notícias dos utilizadores eram salvos, por quanto tempo ficavam guardados e como eram usados.

Devido ao facto de ter sido considerada culpada, a empresa norte-americana terá de pagar 250.000€ por dia. O máximo a pagar é 100 milhões de euros, até que as políticas da rede social estejam de acordo com o Regulamento Geral de Proteção de Notícias da Bélgica .

A rede social será ainda obrigada a apagar os notícias coletados ilegalmente e a publicar o veredicto completo do tribunal no o o seu website.

Contudo, esta multa não é a mais pesada imposta à gigante norte-americana. No ano passado foi multada em 110 milhões de euros por aldrabar os reguladores europeus durante a aquisição do WhatsApp.

“Cumpriremos esta nova lei, assim como cumprimos a lei de proteção de notícias existente na Europa”, disse Richard Allan, porta-voz do Facebook, à HLN, um jornal belga .

O órgão do monitorização da privacidade da Bélgica e a Comissão de Privacidade da Bélgica, um autor no processo, aplaudiram a decisão, afirmando:

“O Facebook acaba de lançar uma grande campanha onde destaquem a importância da privacidade. Esperamos que eles façam isso uma realidade”

Como seria de esperar, a rede social Facebook publicou que irá cumprir a decisão do tribunal. “Nos últimos anos, trabalhámos bastante para ajudar as pessoas a entender como usamos as cookies para exibir conteúdo relevante e proteger o Facebook. Formámos equipas que se concentram na proteção da privacidade, engenheiros e desenvolvemos ferramentas que oferecem aos utilizadores escolha e opções de monitorização.” – referiu ainda Richard Allan .

A empresa americana parece muito séria quanto a este assunto. E tu, achas que será desta que o Facebook aprenderá a lição?

Via: XDA-Developers

Fonte: HLN

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Whatsapp Viber Telegram Ligar Agora Skype Enviar SMS

Bem Vindo!

Ao clicar em ENTRAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.

ajudar-informatico-pt

Mantenha-se Informado!

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo, brindes, ofertas e promoções…

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato

Registar

Ao clicar em REGISTAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.