Facebook e Google acusados ​​de violar o RGPD logo no primeiro dia

Tanto o Facebook como o Google foram acusados ​​de violar o RGPD logo no primeiro dia em que entrou em vigor a nova lei europeia de privacidade.

Quando Mark Zuckerberg testemunhou em frente aos membros do Parlamento Europeu, garantiu que o Facebook estava pronto para o novo Regulamento sobre a nova lei de privacidade da União Europeia. Mas os utilizadores na Europa já mostraram queixas contra o Facebook e alguns dizem que as organizações de tecnologia estão a violar o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD).

Facebook e Google acusados ​​de violar o RGPD logo no primeiro dia 1

O RGPD foi aprovado em abril de 2016 e traduz-se num conjunto de novas regras muito rigorosas que devem ser aplicadas a qualquer organização que detenha dados de consumidores. Acordos de utilização são conhecidos por serem longos e complicados, neste momento tornaram-se numa linguagem simples. E organizações como o Facebook e o Google devem esclarecer exatamente o tipo de dados que estão a recolher e/ou a comercializar sobre nós.

O RGPD só entrou em vigor há poucos dias, mas já foram feitas reclamações contra o Google e o Facebook , bem como o WhatsApp e o Instagram individualmente, ambos propriedade do Facebook.

 

Mas afinal, como é que o Facebook e o Google estão a violar o RGPD?

Os defensores da privacidade na Europa dizem que estas grandes organizações não estão a aderir à lei porque não estão a dar aos consumidores uma escolha. Ou concorda em permitir que o Facebook e o Google recolham enormes quantidades de dados sobre si, ou portanto decide excluir os seus serviços. Não existe o meio termo.

“O RGPD possibilita explicitamente qualquer tipo de processamento de dados que seja estritamente necessário para o serviço, ou a sua utilização para propaganda ou quaisquer fins que os utilizadores consentiram.” Max Schrems do Centro Europeu de Direitos Digitais.

Schrems refere-se aos pop-ups com que os utilizadores nos países europeus são bombardeados regularmente, e aponta o fato de que não ter havido melhoria no que seria denominado de “consentimento informado” sobre o tipo de dados que organizações como o Facebook e o Google estão a recolher desnecessariamente para nos fornecerem os seus serviços.

“Se as organizações perceberem que pop-ups irritantes normalmente não levam a um consentimento válido, portanto também nos devemos livrar dessa praga digital em breve”, continuou Schrems. “RGPD é muito pragmático neste ponto: é realmente necessário, para que uma aplicação seja legal, do consentimento expresso de ‘sim’ ou ‘não’.

E, além do simples desejo de ver as grandes organizações aderirem à nova legislação, os defensores da privacidade encaram o novo RGPD como uma forma de lidar com os monopólios virtuais que as grandes organizações de tecnologia têm hoje em dia.

“A luta contra o consentimento forçado garante que as organizações não possam forçar os utilizadores a consentir”, afirmou Schrems. “Isso é especialmente importante para que os monopólios não tenham vantagem sobre as pequenas organizações”.

O Google afirmou à BBC que está “comprometido em cumprir o Regulamento Geral de Proteção de Dados da União Européia” e o Facebook insistiu que passou os últimos 18 meses a preparar-se para o RGPD.

De facto, as organizações enfrentam multas seriamente rígidas se violarem o RGPD, mas exige-se algum tipo de auditoria para garantir a a a a sua conformidade. Ainda não está bem claro em quanto tempo os reguladores europeus começarão a aplicar ativamente a lei, mas as organizações tiveram acima de dois anos para se preparar para tal.

O RGPD possibilita à UE cobrar uma multa máxima de quatro por cento da receita global se detetar uma violação, o que seriam de biliões de dólares para organizações como o Facebook e o Google.

“Certamente não teremos imediatamente biliões de pagamentos de multas, mas as organizações violaram intencionalmente o GDPR, de modo que esperamos uma penalidade correspondente em consonância com o GDPR”, afirmou Schrems.

 

Google acabou por fazer a seguinte declaração:

Criamos privacidade e proteção nos nossos produtos desde os primeiros estágios e estamos comprometidos em cumprir o Regulamento Geral de Proteção de Dados da União Européia. Nos últimos 18 meses, tomamos medidas para atualizar nossos produtos, políticas e processos para proporcionar aos utilizadores uma transparência e monitorização de dados significativos em todos os serviços que fornecemos na UE.

 

Facebook acabou por fazer uma declaração através da Diretora de Privacidade da empresa, Erin Egan:

Preparamos-nos nos últimos 18 meses para garantir que atendamos aos requisitos do RGPD. Tornamos as nossas políticas mais claras, nossas parametrizações de privacidade facilitam a localização e introdução de ferramentas melhores para que as pessoas acedam, descarreguem e apaguem as suas informações. Nosso trabalho para melhorar a privacidade das pessoas não termina no dia 25 de maio. Por exemplo, estamos a desenvolver o recurso “Limpar histórico”: uma forma de todos verem os websites e aplicações que nos enviam informações quando são usadas. Assim os utilizadores podem limpar essas informações da a a sua conta e desativar a nossa capacidade das armazenar.

Vamos ver como é que o novo RGPD vai funcionar para estes gigantes nos próximos tempos.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Whatsapp Viber Telegram Ligar Agora Skype Enviar SMS

Bem Vindo!

Ao clicar em ENTRAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.

ajudar-informatico-pt

Mantenha-se Informado!

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo, brindes, ofertas e promoções…

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato

Registar

Ao clicar em REGISTAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.