Facebook diz que não utiliza localização dos utilizadores

facebook-localizacaoO Facebook precisa de decidir sobre o que revela ao público. Recentemente, a rede social havia admitido que usava os dados da localização do programa no telemóvel para recomendar amigos para as pessoas. Essa revelação foi feita depois de diversos utilizadores começarem a reclamar que estavam a receber indicações de amigos sem uma explicação razoável.

O problema é que agora o Facebook está a dizer que não está a fazer nada. Um porta-voz da empresa de Mark Zuckerberg disse que os dados de localização não indicam que duas pessoas podem ser amigas.

“É por isso que a localização é apenas um dos factores que levamos em consideração quando sugerimos ‘pessoas que pode conhecer'”, disse o porta-voz.

O grande número de reclamações foi o que fez o Facebook  pronunciar-se novamente sobre o assunto, e negar tudo o que tinham divulgado inicialmente.

A empresa afirma que fez um programa piloto para sugerir amigos com base nos dados da localização, mas que a funcionalidade nunca foi publicada.

“Fizemos um pequeno teste ao nivel de metrópole para fazer um ranking sobre qual a melhor maneira de utilizar dados de localização na função ‘Pessoas que talvez conhece’, mas o teste já acabou. A duração foi de apenas quatro semanas no final de 2015”, disse o porta-voz.

O portal Fusion, que fez a entrevista com o representante da empresa, especula que o Facebook pode estar a observar os endereços de IP e redes wireless ao invés de utilizar dados de GPS ou de pacotes de dados mobile para fazer as recomendações.

Recentemente, a empresa FTC processou uma empresa de publicidade mobile em 4 milhões de dólares por utilizar informações de localização sem o consentimento dos utilizadores.

 

Será que devíamos fazer o mesmo com o Facebook?

Via: BGR

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.