Facebook abre olhos das fotografias com olhos fechados

Tal como os sistemas que vieram corrigir os “olhos vermelhos”, surgiu recentemente um novo sistema que poderá solucionar o problema das fotografias que tiramos e que aparecem com os olhos fechados.

O Facebook desenvolveu uma ferramenta que consegue resolver uma das situações que normalmente acabam com uma boa fotografia que apanha as pessoas com os olhos fechados.

Por mais que as câmaras fotográficas digitais e os smartphones tentem que as fotografias que contêm rostos humanos, as pessoas mantenham os olhos abertos, ditam as estatísticas que há milhares de pessoas que parecem mesmo estar amaldiçoadas. Têm uma maior propensão para ficarem sempre com os olhos fechados em quase todas as suas fotografias.

Como forma de resolver esse problema o Facebook criou um novo sistema que supostamente é capaz de manipular as imagens e literalmente abrir os olhos a todas as pessoas que aprecem no Facebook com eles fechados.

De facto é uma tarefa bastante simples, até mais do que pode parecer, principalmente quando se tem acesso a fotografias da mesma pessoa com os olhos abertos e que servem de referência. Isto porque mesmo quando se tenta “colar” olhos da mesma pessoa de outra fotografia para aquela em que se está com os olhos fechados, a consequência é quase sempre um “acidente”.

Na imagem acima temos, da esquerda para a direita, uma fotografia que serve de referência para um rosto com os olhos abertos, uma fotografia original com os olhos fechados, o que acontece se tentarmos apenas colar os olhos da primeira fotografia em cima da segunda, e por fim, os resultados obtidos pelo sistema criado pelo Facebook… e que passariam por fotografias reais.

As crescentes capacidades de manipulação de imagens já nos demonstraram que não podemos acreditar no que vemos e que potencialmente podem ter aplicações nefastas; mas desta vez temos um caso que poderá ser benéfico para milhões de pessoas em todo o mundo. E não esquecer que, quando o Facebook disponibilizar este sistema (ou algum outro serviço o implementar) o poderemos aplicar para recuperar todas aquelas fotografias já tiradas, e onde alguém ficou com os olhos fechados.

… Eventualmente, até antevejo que, à semelhança das sugestões que o Google Photos faz para virar fotografias “de lado”, também possa vir a sugerir “quer abrir os olhos das pessoas nesta fotografia?” :)

 

Fonte: Aberto até de Madrugada

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.