Europa com uma plataforma de alto desempenho

O projecto será fundado nos projectos europeus Prospect e Teratec.

Europa com uma plataforma de alto desempenho 1

Vários fornecedores de tecnologia e centros europeus de investigação decidiram criar o que denominam como plataforma tecnológica europeia para computação de alto desempenho – European Technology Platform for High Performance Computing (HPC). O processo vai ser alicerçado no trabalho anterior realizado no âmbito dos projectos europeus Prospect e Teratec.

O grupo de empresas engloba a Allinea, a ARM, a Bull, a Caps Entreprise, a Eurotech, a Partec, a STMicroelectronics e a Xyratex. BSC, CEA, Cineca, Fraunhofer, Forschungszentrum Juelich e lrz são a entidades de investigação envolvidas.

O objectivo da plataforma é definir as prioridades de investigação para desenvolver tecnologia para computação de alto desempenho. E espera que ela leve a uma maior concorrência na Europa nesta área chave para futuras investigações e inovação.

A iniciativa permitirá enfrentar significativos desafios sociais e económicos, segundo os participantes. Actualmente a computação de alto desempenho é assumida como ferramenta essencial para resolver problemas complexos, muito exigentes em poder de computação e armazenamento.

É o caso da modelação de fenómenos naturais (clima, mudanças climáticas ou epidemias), optimização da utilização de recursos energéticos, a investigação sobre novos materiais ou a redução dos ciclos de desenvolvimento em engenharia. Desempenhará  também um importante incentivo à inovação no território europeu.

A ETP será um ponto de convergência liderada pela indústria e estabelecerá uma agenda de investigação estratégica para aproveitar os pontos fortes da indústria europeia. O projecto pretende aumentar o valor acrescentado dos sistemas HPC no futuro próximo.

Actualmente, o projecto de supercomputadores enfrenta desafios em termos de paralelismo das arquitecturas HPC e de consumo de energia. Resolver esses desafios reforçará a posição europeia no mercado global.

Para alcançar este objectivo, o consórcio vai apresentar uma organização aberta a qualquer empresa ou instituição. E será acolhido qualquer indivíduo a realizar actividades de investigação e desenvolvimento relacionadas com alguma área de computação de alto desempenho, na Europa.

O objectivo é unir todas as iniciativas de investigação europeias, incluindo actividades de investigação e desenvolvimento de PME, de grupos europeus, internacionais, além de centros de investigação. O grupo pretende também apresentar um plano de investigação para a Comissão Europeia.

O consórcio vai criar a plataforma e propor um documento de visão para o futuro da computação de alto desempenho. Outra iniciativa é o desenvolvimento da Agenda Estratégica de Investigação, reconhecida pela Comissão Europeia, e que terá como objectivo fornecer contributos no âmbito do programa Horizon 2020 (iniciativa da Comissão Europeia para definir os objectivos da investigação europeia) .

A nova plataforma é vista como um passo fundamental para promover e posicionar a indústria europeia de HPC, pelos participantes.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Whatsapp Viber Telegram Ligar Agora Skype Enviar SMS

Bem Vindo!

Ao clicar em ENTRAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.

ajudar-informatico-pt

Mantenha-se Informado!

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo, brindes, ofertas e promoções…

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato

Registar

Ao clicar em REGISTAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.