Europa com uma plataforma de alto desempenho

O projecto será fundado nos projectos europeus Prospect e Teratec.

Vários fornecedores de tecnologia e centros europeus de investigação decidiram criar o que denominam como plataforma tecnológica europeia para computação de alto desempenho – European Technology Platform for High Performance Computing (HPC). O processo vai ser alicerçado no trabalho anterior realizado no âmbito dos projectos europeus Prospect e Teratec.

O grupo de empresas engloba a Allinea, a ARM, a Bull, a Caps Entreprise, a Eurotech, a Partec, a STMicroelectronics e a Xyratex. BSC, CEA, Cineca, Fraunhofer, Forschungszentrum Juelich e lrz são a entidades de investigação envolvidas.

O objectivo da plataforma é definir as prioridades de investigação para desenvolver tecnologia para computação de alto desempenho. E espera que ela leve a uma maior concorrência na Europa nesta área chave para futuras investigações e inovação.

A iniciativa permitirá enfrentar significativos desafios sociais e económicos, segundo os participantes. Actualmente a computação de alto desempenho é assumida como ferramenta essencial para resolver problemas complexos, muito exigentes em poder de computação e armazenamento.

É o caso da modelação de fenómenos naturais (clima, mudanças climáticas ou epidemias), optimização da utilização de recursos energéticos, a investigação sobre novos materiais ou a redução dos ciclos de desenvolvimento em engenharia. Desempenhará  também um importante incentivo à inovação no território europeu.

A ETP será um ponto de convergência liderada pela indústria e estabelecerá uma agenda de investigação estratégica para aproveitar os pontos fortes da indústria europeia. O projecto pretende aumentar o valor acrescentado dos sistemas HPC no futuro próximo.

Actualmente, o projecto de supercomputadores enfrenta desafios em termos de paralelismo das arquitecturas HPC e de consumo de energia. Resolver esses desafios reforçará a posição europeia no mercado global.

Para alcançar este objectivo, o consórcio vai apresentar uma organização aberta a qualquer empresa ou instituição. E será acolhido qualquer indivíduo a realizar actividades de investigação e desenvolvimento relacionadas com alguma área de computação de alto desempenho, na Europa.

O objectivo é unir todas as iniciativas de investigação europeias, incluindo actividades de investigação e desenvolvimento de PME, de grupos europeus, internacionais, além de centros de investigação. O grupo pretende também apresentar um plano de investigação para a Comissão Europeia.

O consórcio vai criar a plataforma e propor um documento de visão para o futuro da computação de alto desempenho. Outra iniciativa é o desenvolvimento da Agenda Estratégica de Investigação, reconhecida pela Comissão Europeia, e que terá como objectivo fornecer contributos no âmbito do programa Horizon 2020 (iniciativa da Comissão Europeia para definir os objectivos da investigação europeia) .

A nova plataforma é vista como um passo fundamental para promover e posicionar a indústria europeia de HPC, pelos participantes.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.